Limoeiro
afonso Fengler03/07/2011 14:48
Limoeiro
Alguns dizem que as frutas devem ser tiradas para que a planta não sofra tanto, será que deveria tirar estes limões ou posso deixá-los até caírem?
Não é fácil conseguir uma estrutura muito boa pra uma frutífera. Opiniões são bem vindas.
Um abraço
Afonso.
Luciano Pessoa03/07/2011 15:00
Puxa Afonséns, realmente fantástico parabéns
Abraço.
juan.martins03/07/2011 15:52
Afonso
Você não tem dúvida coisa nenhuma... está apenas se gabando pra gente. kkk.. brincadeira. Muito lindo o bonsai, parabéns. 😄
Mcdonald03/07/2011 16:02
Miguel....
Muito lindo seu limoeiro... Realmente lindo... só tá faltando um engrossamento do tronco pra ficar perfeito....
Quanto a dúvida de tirar os frutos, vejo que já estão maduros. Portanto a hora de retirá-los era no início de seu crescimento... Agora não adianta. Deixe cair ou faça uma limonada. rsrsrsrsrs
Abração
Helio Mayer03/07/2011 16:21
Faz uma caipira com mel pra matar a gripe haha
Roberto Fávaro03/07/2011 17:24
Limonada à mesa!!!!!
Muito bacana seu limoeiro. Talvez uma bacia com furos em sua extensão com bom substrato drenante, e boa adubação farão um bem danado para seu limoeiro. Pelo menos ele vai engrossar. Outra opção seria plantá-lo no chão e trabalhar no caminho que está indo e vai ficar show de bola. Se pretende fazer isso, é melhor na primavera.
Abraços
Márcio Friedrich Ribeiro03/07/2011 20:34
Parabéns Afonsoque bela planta. Qual é o regime de adubação que você utilizou pra conseguir esse resultado de frutificação?
E quanto ao estado da planta, não acredito que seja tão importante ter pressa quanto ao diâmetro do tronco, já que em contrapartida tem uma planta com frutificação tão exuberante e movimento do tronco agradável.
Acho que talvez desse para abaixar um pouco os primeiros dois galhos de modo a fechar a copa ao redor daquela parte do tronco que é menos sinuosa.
Mais uma vez parabéns pela sua planta!
zeluiz03/07/2011 20:41
Opa! Faz tempo que não aparece uma planta interessante no "MINHA ÁRVORE E SUA OPNIÃO". Como adoro limoeiros não poderia deixar de comentar.
Parabéns Afonso, tá muito linda.
afonso Fengler04/07/2011 21:22
Olha quanto ao engrossar o tronco até seria interessante, mas como os amigos colocaram teria que passa-lo para o chão.
Ele foi coletado em 1997, mas sempre mantido em vaso pequeno, por isso o tronco não desenvolveu.
Eu uso vários adubos, quando vou adubar pego um pouco de cada e misturo, nunca uso um só, mas sempre na quantia indicada. Entre eles uso: nutriplantas 15.15.20 + micronutriente; fert.vitaplan 04.14.08; biofert floração 04.14.08; fertilizante foliar nutri verde 06.06.08 + micronutriente; fert. misto para bonsai. Esses acima quando dou não é muito, é mais um complemento, porque também uso osmocote.
Glauco Bastos04/07/2011 21:35
Afonso,
Uma coisa é inegável, sua planta esbanja saúde.
Parabéns.
Abraços.
Ps. A primeira vista pensei que fosse laranjinha Kinzu.
Márcio Friedrich Ribeiro04/07/2011 21:37
Oi Afonso
Acho que o segredo está justamente aí, na utilização de macro e micro nutrientes e as específicas concentrações para as épocas determinadas.
Vou tentar um regime de adubação intensa num limoeiro que possuo e vamos ver no que dá.
Obrigado!
Vhalveruth05/07/2011 09:08
parabens pela planta
no momento q olhe achei que era uma das platas do Sergivaldo, do nativas do nordeste
abraços
Flavio Francisco05/07/2011 09:37
Belo exemplar. Mesmo fininho está muito bonito, vaso, planta, frutos.
Guilherme Cahú05/07/2011 11:42
É muito bom saber que é possível obter um resultado desses para um limoeiro..! 😄
É uma bela planta. Com frutos, mais ainda! 😄 😉
Parabéns pelo trabalho! 😄
RCasagrande06/07/2011 01:28
BELA PANTA... 😲
E COM OS LIMOES Q FAÇA UMA LIMONADA E DIVIDA RSRSRS 😂 ....
Laudir06/07/2011 10:47
muito linda
eu tiraria uma parte destes frutos ... deixaria bem pouco
gil_fuka08/07/2012 20:58
Parabéns amigo pelo seu limoeiro amigo.
Gostaria de saber como que foi a técnica utilizada para obter a mesma, se foi misho, alporquia, estaquia, etc.
Até mais!
---------------------------------------------------------------
nosso blog
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
---------------------------------------------------------------
MARCIO ROLDÃO08/07/2012 21:36
Desculpe amigo mas nem parece de verdade de tão bonito.
Mas muito desproporcional, um fruto maior que o tronco.
gilbertovm08/07/2012 23:35
Lindo limoeiro. Parabens!
SEKI - Elio Luis Secchi09/07/2012 08:56
Aí meu amigo Afonso. Que bela frutificação. Muito difícil se conseguir tantos frutos numa planta tão pequena. Realmente ficou um espetáculo. Bem como você disse não é muito fácil se conseguir uma boa formação em frutíferas, mas este aí está bem formado sim. Deixar ou tirar a frutificação, como disse o amigo Mc Donald, creio que a força que ele precisaria para formar esta carga de frutas já foi gasto, agora é só manter. Mas também, poderia sim aliviar um pouco e aos pocuos a carga.
Parabéns pelo belo trabalho. Gostei.
abraço
ROGÉRIO DIAS09/07/2012 16:54
É
É UM LIMOEIRO COMO QUALQUER OUTRO......DEVE-SE TIRAR OS LIMÕES ASSIM COMO FAZEMOS NOS LIMOEIROS NO CHÃO.
MarcoBonsaiPoa10/07/2012 08:15
Bonito o limoeiro! E já deve estar acabando a safra do ano seguinte...
edson060512/07/2012 10:24
Olá Afonso,
um bonsai de florífera/frutífera é sempre um colírio para os olhos, independente de sua estrutura ser boa ou ruim...
Há mesmo algumas plantas em que não se deve mexer; acho que essa é uma delas. Se fosse o caso de algum procedimento para engrossamento, acho que você já o teria feito.
Se minha fosse eu a deixaria exatamente como está!!
Quanto à planta sofrer, isso só aconteceria se ela não gozasse de boa saúde como aparenta este belíssimo limoeiro.
A propósito, posso estar enganado mas esta espécie é negligenciada pela maioria dos bonsaístas a despeito da sua resistência, beleza das flores e frutos...
Abraço.
Edson.
PS - A imagem já foi devidamente "roubada" para o meu acervo de fotos.