Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Apresentação

Eliseu Beltran03/07/2011 22:40
Apresentação
Eu comecei a trabalhar um pingo d ouro que tem mais ou menos 7 anos. Porem ela esta com umas manchas pretas no tronco. Passei uma escovinha pra ver o q era e saia um pouco conforme eu passava. Seria algo normal da velhice da planta ou algum tipo de fungos ou bacteria que a esta atacando? No momento nao tenho fotos mas se souberem por favor me respondam.

Obrigado.. Agradeço desde jah
Mcdonald04/07/2011 21:58
Olá Eliseu...

Tente apertar com a unha e veja se sai um líquido. ou uma casquinha seca. Se sair provavelmente deve ser cochonilha.... Tb tenho um pingo de ouro que chegou cheio delas.. Matei com oléo mineral dimmy misturado com k'otrine borrifando nos locais afetados (toda a planta). Repeti a a operação depis de 4 dias e por uns 10 dias ficou sem sol para que não queimasse suas folhas.
Tome cuidado com o substrato tb. Cubra-o para que o óleo não penetre nele. Pode ser prejudicial....

Fotos ajudariam mais a dizer com certeza o que é...

Abração
Eliseu Beltran05/07/2011 02:07
Apresentação
Ola.. Eu apertei e é seco msm. Provavelmente nao é esse tipo de praga. Será que nao é algum mofo ou coisa assim? Quando der publico uma imagem. É que estou usando a net pelo cel no momento e nao estou conseguindo publicar as imagens. Se tiver mais alguma opiniao ficarei grato.
Ha.. Tbm sou sao bernardense 🙂 hehe.

Muito obrigado pela atençao!
Grande abraço e até breve 🙂