Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Colocação de musgo

alexmikol04/07/2011 18:52
Colocação de musgo
Precisei mudar esta serissa de vaso, aproveitei e coloquei musgo para fazer um teste. Creio que o trabalho final ficou bom, porém, conversando depois com um bonsaista aqui do forum, aprendi que não se deve colocar musgo em todo o vaso, por alguns motivos como: Dificulta a irrigação correta do substrato, impede uma boa adubação, e no caso da serissa, pode ajudar no apodrecimento das raízes, já que este tipo de planta tem esta característica. O musgo é muito usado na hora de preparar a planta para uma exposição. Agora, terei que retirar o musgo, deixando somente em alguns locais do vaso. Que sirva de aprendizado para outros bonsaistas assim como serviu para mim.

Diego Santana05/07/2011 08:17
Amigo deixe apenas na base do tronco e retire das bordas assim nao vai trazer problemas alem desta especie gostar muito de agua..........
Vhalveruth05/07/2011 09:03
a arvore em si esta mt bem estrutrada... mas o musgo, não coloca na base toda, ele impede a entrada da agua e a aeração do substrato

abraços
alexmikol05/07/2011 10:38
Ok, obrigado pelas dicas, estava pensando em tirar todo o musgo, mas farei a experiência. Quanto ao regar, a serissa, se começar a apresentar limo/musgo por cima de suas raízes tem a forte tendẽncia de apodrecer, tem de ser retirado com frequência para não ocorrer o apodrecimento, já ocorreu nesta planta. Não tinha me lembrado deste detalho quando fiz a colocação, mas tomando todo o cuidado, vou seguir as dicas dos colegas. Abraço!
neiluis05/07/2011 15:24
realmente e um belo exempar ...
o musgo cai muito bem em um bonsai mais somente para exposiçao deve ser coocado por completo e depois deve ser retirado pois no dia a dia nao traz beneficio nenhum a plnta...
alexmikol05/07/2011 15:55
Nei, obrigado, é uma das minhas melhores plantas, tá meio judiadinha pois as raízes cresceram de mais pro vaso e acabou que ela deu uma caidinha, agora troquei de vaso para ela se recuperar, no fim do inverno quero dar uma podada nela, para melhorar sua estrutura e quando começar a primavera vai estar bombando. Abraço!