eliseu malheiros05/07/2011 20:05
pitangueira raiz sobre pedra
Uma pitangueira com 15 anos estou fazendo enraizar sobre uma pedra a qual já é furada e suas raizes primeiras estão embaixo da pedra agora fiz uma caixinha em cima da pedra e coloquei um substrato e a parte de cima do caule está enraizando sobre a pedra em forma de cascata. vou deixar assim por um ano.
Uplo

Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.usaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Um pé de sete capotes com 15 anos, originado de semente
Uploaded with
ImageShack.usSEKI - Elio Luis Secchi17/07/2011 21:56
Interessante este lance da pitangueira. Poderia detalhar melhor como isso foi feito. Pelo que entendi a pedra continha um furo po onde foi passada a pitangueira, que após estrangulamento enraizou por cima da pedra... É mais ou menos isso? Foi colocado substrato acima da pedra/ Esfagno, ou outro?
valeu!
eliseu malheiros18/07/2011 09:42
essa pitangueira é de semente, quando pequena foi passada pelo furo da pedra, com o passar do tempo houve o estrangulamento. começou a frutificar aos dez anos, eu achei que ela fosse morrer. coloquei um caixote em cima da pedra com substrato e para minha surpresa, começou a enraizar. Vou deixar assim dois anos e expor as raizes em um pote maior.
eliseu malheiros18/07/2011 20:17
enraizamento sobre a pedra no estrangulamento
começou assim o enraizamento.
agora tá show... é só aguardar os dois anos só.
Uploaded with
ImageShack.useliseu malheiros18/07/2011 20:24
Re: enraizamento sobre a pedra no estrangulamento
comparação hoje
Uploaded with
ImageShack.usSEKI - Elio Luis Secchi18/07/2011 21:57
Perfeito Eliseu! Conforme imaginei, a técnica foi de estrangulamento. Bom trabalho, e um longo tempo de espera. Isso é que exemplo de exercício de paciência. Valeu...
abraço