Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PENJING LUSTOSA

nickyfury06/07/2011 08:44
PENJING LUSTOSA
O bonsaista Francisco Lustosa, associado do nosso clube, exercendo sua criatividade, juntou um segmento de madeira arrastada, encontrada em área de cerrado pelo bonsaista Paulo Ventura, e um ulmus, compondo um belissimo conjunto, acrescentando ainda uma serissa, para dar um tom e complementar a formação. Vejam o resultado disso e opinem:

No detalhe, a serissa chinesa:

Detalhe da madeira, que apresenta queimaduras. Durante sua estada no cerrado, provavelmente sofreu ação de fogo, que é uma ocorrencia "natural", provocada por queimadas realizadas por fazendeiros, que acham correto realiza-las para reduzir o volume e favorecer rebrotações do capim consumido pelo gado:

Essa madeira arrastada provavelmente é de aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) ou similar, com uma dureza incomum, possui uma reentrancia natural na parte superior, que o bonsaista Lustosa soube explorar, aplicando um produto visando proteger e impermeabilizar, de modo a poder acondicionar ali as raízes do ulmus, sem risco de apodrecimento:

O que acharam? 😉
Laudir06/07/2011 10:21
que achado hein!
Parabéns!
Parabéns ainda pela inspiração e trazer até nós uma belíssima composição!
Lrgullo06/07/2011 10:29
Fantástico!

não sou conhecedor, mas parece reportagem de revista... chique de mais da conta!!

abraços!
Nikkei 10006/07/2011 11:10
Um belíssimo trabalho! Parabéns ao Lustosa, magnífico!
prumodeq06/07/2011 19:37
Nicky

Quando li a primeira vez o livro do Peter Adams fiquei perdido na seção de teorias sobre estética do bonsai, sem entender o que ele queria dizer sobre ritmo, movimento e áreas negativas no bonsai...

Olhando este bonsai, no entanto, acredito que estou começando "treinar meus olhos". Estes três conceitos se pareceram tão claros neste trabalho!

Ótimo trabalho. Ótimo conjunto: "vaso", árvore, modelagem, posicionamento.

Parabéns ao Lustosa.
Angela Fernandes06/07/2011 20:30
Prezado Nicky !!!!
Belo achado do amigo Lustosa e que composição !!!!
Achei um trabalho supimpa !!!!!!!!!!
Parabéns pelo trabalho e também pela postagem !
Andre Antoniazzi06/07/2011 21:23
Bonsai
Ola amigo nickyfury simplismente lindo mais um dos seus achados .
Abraços
edson060507/07/2011 08:50
Belíssimo trabalho!!!
Edicarlos Roberto11/07/2011 18:13
E se colocássemos uma pedra, que se encaixasse bem no meio daquele buraco?

será que iria estagar o conjunto??

pergunto por mera curiosidade!!
caiomalk12/07/2011 11:47
Edicarlos Roberto escreveu:
E se colocássemos uma pedra, que se encaixasse bem no meio daquele buraco?

será que iria estagar o conjunto??

pergunto por mera curiosidade!!

Acredito que não ficaria tão harmonioso, você tem que ver esse conjunto pessoalmente, se achou bonito
só pela foto, ao vivo eu fiquei babando 😂 , excelente trabalho do Sr. Lustosa.

Abraço