Bonsérgio escreveu:
Ola Caio .
Com minha pouca experiencia eu acredito que o ideal seja aguardar mais alguns meses para que os galhos fiquem mais lenhosos e no ponto para os arames .
Logo que perceber a mudança na coloração dos galhos , do verde para o marrom , faça uma desfolha e aramagem buscando um movimento sinuoso e um angulo perto dos 45º graus em relação ao tronco .
Juntamente com a aramagem faça tb a escolha de apenas 2 ou 3 galhos que formarão a futura copa , eliminando os demais .
Os que ficarem devem ser em direções opostas e apenas 1 em cada ponto .
Aguarde mais alguns meses e analize o resultado para fazer nova desfolha e aramagem , conduzindo os galhos secundarios ...
Depois de algumas desfolhas e conduções dos galhos começe a pensar e analizar as possibilidades em relação a madeira morta , dando inicio aos trabalhos com retificas e calda sulfocalcica.
Com calma e dedicação terá um projeto robusto e bem elaborado resultando num belo bonsai .
Olá
Bonsérgio, pouca experiência 😲, você está sendo beeem modesto, rs, estou esperando os galhos chegarem
no "ponto" pra começar a aramação e a seleção, fiz uma projeção (meio tosca) de como imagino esta planta no futuro, logo
depois postarei para o amigo ver, vou tirar uma outra foto com uma escala para ter uma idéia da espessura do tronco
(é mais ou menos a mesma espessura de uma garrafa pet de 2L), muito obrigado pelas dicas.
Abraços
:mrgreen: