Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fim ou recomeço?

12
Pedro Catarin08/07/2011 16:35
Pois é Rodrigo, foi exatamente pelo mesmo motivo que o seu que as plantas que ficavam na janela do meu quarto tiveram que se mudar...

Mas pode deixar que irei "tocar o barco" também!! 😂

Abraços!!
Filipe Henrique08/07/2011 21:52
Pedro, vc é com certesa uma pessoa cativante...

Acredito que a dona do viveiro vai apreciar a ideia de te fornecer um espaço para suas plantas.

vai acabar sendo um atrativo a mais para o viveiro dela...

boto fé em vc!

abraços
Pedro Catarin08/07/2011 22:01
Muito obrigado pelas palavras Filipe!

Assim que eu puder, passo por lá para apresenta-la minha proposta!

Abraços!
Guilherme Cahú08/07/2011 23:19
Diz aí, Pedro! Vi o tópico e também não pude deixar de responder.

Também moro num apertamento, e a situação veio ficando mais complicada, até que meus pais decidiram me ajudar, comprando uma estante de 4 prateleiras. No início, quando estava começando no bonsai, mantinha as plantas na janela do meu quarto, mas em recipientes pequenos. Depois, com o crescimento e a transferência para escorredores, já ficava programando a organização delas. Davam 2 na janela do meu quarto e o resto na grade da varanda. Posteriormente, a coleção diminuiu por alguns óbitos e fui re-organizando o local: as plantas passaram a ficar no chão da varanda, nos dois cantos e depois num só. Sempre que organizava conseguia ajeitar mais as coisas.

Felizmente, aqui o pessoal deixa colocar plantas nas janelas, inclusive o nosso vizinho tem muito mais plantas que eu na varanda! xD De qualquer modo, preciso sempre estar atento para não exceder nas regas. Bom, o resto é padrão: o tempo foi passando e cada vez mais eu fui mudando a organização delas, até que chego na estante - foi ótima, porque me permite ter várias plantas, mas em compensação está num local de iluminação deficiente. E agora? Com uma Leucena e um Sombreiro produzindo folhas maiores e até uma Bougainvíllea sem receber luz solar direta... A solução foi realizar um revezamento. Não só devo rotacionar as plantas, bem como devo passar algumas para a grade da varanda de vez em quando, para receberem mais iluminação.

Tanto no começo como agora, eu não tinha e ainda não tenho tanto espaço disponível quanto deveria. Cheguei até a pensar que talvez não fosse dar certo, pelas reclamações dos meus pais, que pareciam achar a situação.. digamos.. inusitadamente absurda. Então fui tentando adequar aqui e ali, até que posso dizer que "estamos" vivos até hoje nisso.

Sobre o pessoal do seu prédio reclamar das plantas na janela, há de se analisar o caso. As reclamações realmente procedem? Afinal, por qual motivo exato eles estão reclamando? Colocar plantas na janela é realmente proibido, de acordo com as leis do seu condomínio?

Apesar de todos os problemas, sempre há uma solução. Como dizia o Yoh, de Shaman King, "pra tudo se dá um jeito". 😉
O pessoal já lhe apresentou um monte delas, e acredito que essa de deixar as plantas no viveiro, de acordo com o que você falou, seja a mais adequada à sua situação. 🙂

Bom, Pedro, acho que isso é tudo.
Explique direitinho á Alexandra o porquê de você ter sumido lá por um tempo, e fale da sua necessidade de espaço para os bonsai. Quem sabe ela não pede para você fazer mais alguns e, no futuro, vocês não acabam e uma parceria informal para vendê-los? 😉

Boa sorte com tudo isso! 😄
Depois fale-nos de como a situação ficou resolvida. 🙂
Pedro Catarin09/07/2011 00:45
Pura logística o que você fez em Cahú?! Mas é isso aí cara, mestre Yoh é o cara! xD

Meu pai disse que amanhã ele me leva lá, então conversarei com calma com Alexandra sobre isso. 😄

Abraços!!
Guilherme Cahú09/07/2011 12:48
Vai lá! Boa sorte! =D
Pedro Catarin09/07/2011 16:40
Feriado + Sábado = Viveiro fechado 😈
Andre Antoniazzi09/07/2011 20:20
Problemas com espaço
Ola Pedro futricando por aqui como sempre faço acabei achando seu post acho que morreria nesta situação.Moro em casa de aluguel e desde que comecei nesta arte precisei me mudar uma unica vez e acredite aluguei a casa onde moro por dois motivos,espaço e porqu tinha uma schefflera jagada que vi que dava um otimo trabalho ate ja postei ela por aqui.Mas vamos ao ponto,como tenho umas ideias meio Magaiver e doidas sera que nao teria uma maneira de voce refletir a luminosidade pra dentro de seu apartamento tipo aqueles rebatedores de seção de fotos de modelos????Podes ser ate uma bobagem isso mas............
Abraços
Pedro Catarin09/07/2011 20:31
😲 Zica isso hein cara...?
😲 E não tenho certeza se daria certo...!

😄 Vou dar uma pesquisada na net...!

Abraços!
Guilherme Cahú09/07/2011 22:18
Ou um simples espelho, quem sabe um quadro branco... 🙂
É uma ótima ideia!
rabelo109/07/2011 22:40
Se fosse um espelho faria a planta crescer para a luz do espelho, vc precisa espalhar a luz pelo quarto o mais certo seria um fundo branco iluminaria bastante!
Guilherme Cahú09/07/2011 22:56
Mas ele poderia rotacionar a planta...
Elas sempre crescerão em direção à fonte luminosa, não há outro jeito. Até as plantas a céu aberto apresentam alguma envergadura... =P
eliseu malheiros11/07/2011 18:02
Re: Fim ou recomeço?
Uma idéia meu amigo velho!!!!
leva elas pra casa de um (a} bonsaísta e faz uma proposta pro amigo!!!!

Deixa lá por um determinado tempo e quemsabe nasce aí uma amizade de fato....
Eu uma vez criava coelhos. E tive que viajar derepente!!! o Que fiz: recorri a um amigo e reparti os coelhos!!!!!.... deu certo.... Um abraço

Eliseu Malheiros
Pedro Catarin15/07/2011 21:16
Aeeeeeee!!!!! 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄

Consegui um espacinho no viveiro!!!!

@post:

Hoje eu fui ao viveiro conversar com Alexandra sobre minha proposta. Levei apenas duas plantas (figueira e hibisco) para não parecer "chato".

Para organizar melhor o post, irei fazer uma listinha de "acontecimentos":

1- Transplantei as plantas que levei.
2- Dei uma voltinha pelo viveiro.
3- Achei um "casal" de Ipês de Jardim no canto de um muro. Eles etavam no chão e pude retira-los. (fotos mais abaixo)
4- Encontrei uma serissa dentro da caçamba de lixo do lado de fora do viveiro e peguei pra mim.

Fotos do yamadori dos Ipes:

Os Ipês foram retirados com com poquíssimas raízes, mas talvez eles rebrotem.

Segunda-feira eu volto pro viveiro e tiro mais fotos, por enquanto eu deixarei vocês na curiosidade!

Abraços!
Guilherme Cahú15/07/2011 21:29
Legal, Pedro! 😄
Boa sorte e bom trabalho! 😄
Adilson Avelino17/09/2011 12:44
Olá Pedro,

Entrei à pouco no fórum e estou procurando pessoas em Sorocaba que tenham bonsai, já que de bonsai mesmo não há NADA na cidade, e achei sua apresentação. Seria legal se pudessemos conversar um dia... O que acha?

E diz uma coisa, onde fica esse viveiro em que você vai?

Abç
Pedro Catarin17/09/2011 13:20
Olá Adilson!! Bom encontrar pessoas que praticam bonsai aqui em Sorocaba!
Realmente, está bem difícil de encontrar coisas a respeito por aqui...

O viveiro de que falo se chama Flora Terra Viva, e fica ao lado do Ceasa. É um lugar enorme e lotado de ótimas plantas para os praticantes do bonsai!

Vamos tentar combinar de se encontrar um dia!!

Abraços!!
Adilson Avelino17/09/2011 13:34
Opa, claro! Seria otimo!!! Vamos combinar sim.... onde fica o CEASA mesmo? 😂
Valeu e abç
Pedro Catarin17/09/2011 14:04
Adilson Avelino17/09/2011 14:12
Ah, sim. Eu conheço como CEAGESP... mas é a mesma coisa rsrs! Valeu
Maxwel de Lima17/09/2011 19:57
Pq você não desenvolve um sistema de iluminação para suas plantas. Assim vc não precisaria se desfazer de suas planta, deixaria na estante de seu quarto.
No mercado existe vários tipos de lâmpadas especiais para plantas , assim como as comuns que quebram bastante o galho.
Sou aquarista ha algum tempo e te indicaria usar as fluorescente de supermercado que são mais baratas, que as especiais para planta e tem o mesmo efeito, digo isso por experiência própria em plantas aquáticas.

Faca uma pesquisa sobre isso:
Potência da lâmpada x distância
Luminárias.
Pedro Catarin18/09/2011 13:52
Maxwel, também seria uma boa ideia, porém agora já consegui um espaço no viveiro onde minhas plantas estão crescendo super bem! Até já retirei a estante do quarto pois não possuo mais nenhuma muda no meu quarto.

Abraços!!
12