Tabela de Cultivo de Pinheiro
GAVAN08/07/2011 09:06
Tabela de Cultivo de Pinheiro
Olá pessoal.
Achei na Net essa tabela de cultivo de pinheiros feita pelo Mario Komsta. Como todos nós temos dúvidas sobre esse assunto acho que ela vai ajudar bastante. O detalhe é que ela foi feita baseada nas condições climáticas européias. Para a nossa realidade seria preciso modificar os meses dela.

Lrgullo08/07/2011 09:15
ja vi esta tabela, e teria q ver com algum expert em pinheiro, pq me parece que simplesmente mudar os meses não daria assim tão cronologicamente...
mas seria bem legal um ajuste para o Brasil... e até se for pensar... por região muda bastante...
vou acompanhar =D
abraços!
Márcio Friedrich Ribeiro08/07/2011 10:55
Gostei da tabela, mas também acho precisava da opinião de alguem com experiência em pinheiros pra ver como adaptar ao nosso clima.
Sigo acompanhando!
Elio08/07/2011 17:05
Pessoal, conheço essa tabela. É bem pratica. Explica as intervenções: Metsumi, Mekiri, Hanuki e Mekaki. No caso do PN devem ser seguidas durante o ciclo anual, sem pular etapas. Para a região sul, especificamente, é só acrescentar 6 meses e...........tá valendo.
Outubro: Poda parcial das Velas
Janeiro: Poda total das velas
Março: Seleção dos novos brotos, deixando apenas 2, (Não em fevereiro como está na tabela)
Junho: Eliminação das agulhas velhas e aramação.
abraço
joellagunasc08/07/2011 18:07
Legal
Lrgullo08/07/2011 23:16
então ficaria assim a tabela??
coloquei em vermelho justamente por não saber se está correto, assim que confirmado coloco em preto...
aproveito para perguntar... eu posso fazer o metsumi em mudas com menos de 2 anos, iria prejudicar o crescimento do pinheiro negro?
abraços e valeu!!
Elio09/07/2011 00:12
Lucas, é isso aí. Só que nem sempre dá pra fazer o Mekaki em fevereiro pois muitos brotos ainda não estão prontos. Assim, é melhor fazer em março.
Repito, isso aqui no sul.
abraço
Elio
Lrgullo09/07/2011 13:31
certo! legal...
é talvez poderemos esperar alguem do sudeste, depois alguem do nordeste e assim fazer por regiões... mas legal!! valeu pelas dicas!!!
abraços!
Rodrigo Tavares10/07/2011 11:50
Valeu Lucas!!!
Tava doido procurando uma tabela dessas para aqui no Brasil...
Só para constar, como é o clima aí na sua cidade?
cesar_alr04/09/2011 09:59
Teria algum amigo com experiencia com a espécie, para disser se posso seguir a tabela aqui na região sudeste, seguindo o exemplo da região sul ?
Att
Cesar
nickyfury07/09/2011 09:01
bonsai
Creio que não há nenhum impedimento nisso, pois seguimos todos as indicações ministradas em cursos pelo Mestre Hidaka, e o resultado é sempre ótimo. O ideal é testar, para ver como funciona e se o resultado é mesmo adequado ao que se apregoa, usando as informações de acordo com a tabela. Lembrando que o clima em nosso país é o mesmo em todo o território nacional, com extremos no sul (que neva, cai granizo e geadas fortes) e no nordeste (com calor maior e mais intenso, embora com umidade mais alta que no centro oeste).
No centro oeste, particularmente no DF onde moro, o clima seco e de baixa umidade requer que o pinheiro receba uma dose extra de agua sobre sua massa verde nas duas semanas subsequentes ao trabalho executado nela, para evitar a desidratação excessiva. A baixa umidade é um fator preocupante na maior parte do ano, por aqui, mas realizo as intervenções sem nenhum problema de recuperação, atentando para a rega. Além disso, só devemos trabalhar no pinheiro se ele estiver saudável e com brotações vigorosas, conseguidas com o uso correto de adubação, organica ou não.
cesar_alr07/09/2011 20:20
Ok Nicky , obrigado pela ajuda mais uma vez!!!
Att
Cesar
MarcoBonsaiPoa10/09/2011 23:07
Marcando o tópico!
Edmilson21/09/2011 20:26
Tabela
Alguem sabe informar todos os nomes destes processos a serem realizados em japones.
Apenas por uma questão de estética e estudo quero deixar registrado nas anotações os procedimentos realizados juntamente com a época.
Abraço fraterno
Elio21/09/2011 22:49
Edmilson, estão em vermelho na tabela. Por ordem: Metsumi, Mekiri, Mekaki e Hanuki.
abraço
Leo_22/10/2011 11:06
Acompanhando e aprendendo.
prumodeq25/10/2011 13:15
Élio/Nick
Estamos na fase de podar a vela... mas no meu pinheiro ela está ainda tão pequena... não chega a 2 cm...
Qual seria o tamanho "ideal" para efetuar este procedimento?
Abraços
Israelbonsai11/12/2011 07:56
Eu acho que vou tentar fazer uma dessas tabelas pra cá pro nordeste. Quanto tempo acrescenta para o nordeste??? Pesquisei na internet e nada...
Israelbonsai11/12/2011 09:18
Eu fiz uma tabela experimental pra cá pro Nordeste, acho que está meio errado, mas vou ver o que acontece com um pinheiro caso eu faça isto.

Elio11/12/2011 22:13
Israel, acho que a tua tabela vai funcionar se vc retirar os meses, deixando apenas a sequência de procedimentos, baseada na evolução das velas, independente do mês em que esteja.
Fazendo isto vc estará respeitando o ciclo da própria planta.
abraço
Israelbonsai13/12/2011 20:12
Obrigado, irei fazer uma nova imagem nova o quanto antes!!!
FW Maciel14/12/2011 01:02
depois dessa tabela, acho q me arriscarei, finalmente, com um pinheiro negro! rs
cesar_alr09/02/2012 15:12
Amigos segundo a tabela está na hora do Mekaki.
Como devo fazer esta seleção ?
Os mais bem posicionados?
Manter os gomos que laterias ?
Ateciosamente
Cesar
Elio09/02/2012 18:08
Cesar, normalmente manter dois; um de cada lado. Os de baixo e de cima, retirar.
abraço
cesar_alr09/02/2012 21:53
Élio mais uma vez obrigado pela dica novamente.