Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Durantas

Andre Antoniazzi12/07/2011 21:54
Durantas
Ola pessoal aqui estao umas durantas que ganhei esta semana ja comecei a dar uma condução pelo menos nos troncos para depois ver no que da com as copas.
.
.
Abraços
Diego Santana13/07/2011 08:26
Adoro a especie , agora é tempo de esperar, somente quando estiver com uns 30 cm de galhos, vc começa a educação.........
SEKI - Elio Luis Secchi13/07/2011 15:14
Primeira foto:
Primeira planta do lado esquerdo. Está com um grave defeito causado por fio de cortador de grama o que redundou numa calosidade, parte morta e inversão de conicidade. Deixa se recuperar para no futuro fazer um alporque ali onde o tronco engrossa.
A do meio, está bem podada, deixa brotar para depois começar estilização.
A da direito eu tiraria bem rente o galho da direita, usando apenas o outro galho como tronco, ele tem um leve movimento e com a nova brotação se faz a planta. Esta corta mais curto, logo acima daquele tronquinho que sai à esquerda. Não se assuste, já fiz isso muitas vezes, em durantha não tem problema...
Segunda foto.
Primeira planta da esquerda é a mesma anterior.
Planta do meio, poderia tirar o galho da direita.
Planta da direita é só uma ou são duas? De qualquer modo pode tirar os galhos que saem retos e baixar o que ficar.
É o que eu faria, mas... outros podem pensar diferente, é claro....
abraço
Andre Antoniazzi13/07/2011 18:01
Duranta
Ola amigos,Diego sei que gostas tenho acompamhado seus trabalhos sao otimo e Elio obrigado pelas valorosas dicas acho que seria por ai mesmo e quanto a planta dos galhos retos é uma planta so estava estudando talvez podar bem baixo em relação das outras das pontas mas eles saem muito retos e a duranta é muito dura pra tracionar dai nao sei se conseguiria a resultado que estava em mente duas copas menores e outras duas mais altas ate porque se voce notar o galho da esquera se direciona para tras do da direita coloquei um pedacinho de madeira pra eles se separarem um pouco.Agora aqui na minha regiao é epoca de arranque de durantas se voce der uma volta pela cidade e tiver afim de coletar voce consegue umas cem ou mais mudas destas nunca vi arrancarem tanto assim.Obrigado pelas dicas pessoal
Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi13/07/2011 18:09
É, aqueles galhos retos todos eles tem que sair, ou cortar bem curto. Se não fica estranho...
Quanto ao arranquio de durantas é uma questão de moda na ajardinagem.
Quando a duranta chegou, o pessoal se maravilhou com a sua cor, vigor, capacidade para composições de cercas, divisórias de jardim, bordas de calçadas, de canteiros, topiarias, enfim, serviu para tudo. E como serviu para tudo e tem rápida e fácil reprodução, ficou acessível a todos. E quando ficou acessível a todos, muita gente começou a achar ela algo "comum demais para o meu jardim"... E estão arrancando. Outro dia na entrada de uma cidade vizinha aqui, tinham arrancado mais de 100. A gente passou por aí na volta da reunião da Associação, estávamos com as ferramentas na mão. Conseguimos levar algumas, selecionamos as melhores, o resto foi pro brejo...
É assim, um dia tu és estrela, no outro é descartável...
Ainda bem que os bonsaístas estão dando uma sobrevida para algumas delas...

abraço
Andre Antoniazzi13/07/2011 22:01
Durantas
Ola pessoal segue novas fotos com algumas ideias de corte.
.
Na primeira foto podar o galho da direita rente e duas opções de corte apenas escolhendo a altura do galho da esquerda,a do meio o caorte normal talvez podendo escolher em podar em vez do da direita o da esquerda e a ultima foto as podas onde estao demarcadas e as copas surgindo dai duas baixas e duas altas.
.Nesta ultima foto apenas escolher a altura da copa estou optando pelo segundo corte mais acima.Elio seria assim mais ou menos as podas????E é asim mesmo um dia voce é a estrela no outro vira lixo e como voce bem diz ainda bem que como diz o velho filosofo fantastico ESTAMOS DE OLHO
Abraços
Shredder13/07/2011 23:05
Opa
E ai Andre!

Parabéns pelas plantas!
Aprecio muitas a duranta.
Aqui na nossa cidade é assim, para onde se olha tem a dar com um pau e jogadas por ai.
Não vou dar palpite pq não tenho, mas vou acompanhando!

Paz e muita sorte ai!
Andre Antoniazzi14/07/2011 13:53
Duranta
Ola amigo Shredder, somo quase vizinhos so falta descobrir se moramos perto e desde ja fica o convite prum cafe ou chimarrao.
Abraços
Nikkei 10014/07/2011 15:23
São plantas muito boas de se trabalhar, brotam muito e crescem muito rápido. Eu particularmente gosto de ir moldando os galhos ainda verdinhos, quando começam uns 10cm, mas é preciso fazer com cuidado para não partir na base do galho.
Gostam de muito muito sol e as raízes crescem rápido também.