Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Possível "Doença" de Leucena

SableShade13/07/2011 07:53
Possível "Doença" de Leucena
No ano passado, entre Setembro ou Outubro, eu adquiri algumas sementes de Leucena (Não sei bem qual dos tipos de Leucena porque lembro que existem a Havaiano, Argentino, etc...). Após a germinação de alguns dos mesmos, escolhi apenas uma, a mais saudável.
O problema que esta assolando minha planta é algo que acho que nunca vi aqui no fórum. A minha planta tem apresentado estranhamente folhas com defeitos como de estar curvas, com pintas marrons claros e algumas chegam a cair antes de atingirem o tamanho correto.
Gostaria de saber que alguém aqui no Fórum Atelier do Bonsai tem observado em suas plantas de Leucena alguma "doença" semelhante, e se alguém poderia me ajudar a identificar a causa da mesma.

(Obs: Minha câmara fotográfica não é das melhores então a escala de detalhes é ruim e não sei se é possível tirar uma foto que possui os pequenos detalhes)

Obrigado pela atenção ^-^
EZEQUIEL JUNIOR18/07/2011 17:32
Pode ser deficiência nutricional, troque o substrato e observe se o problema persiste...

Sem fotos é complicado dar uma orientação mais específica... no escuro é mais difícil acertar o alvo...
Pedro Catarin18/07/2011 20:42
Além da deficiência nutricional, fique atento a insolação! A leucena é uma planta que gosta de sol.

Abraços!
SableShade19/07/2011 11:04
Eu acho que esses devem ser os verdadeiros problemas, porque eu moro em uma casa pequena (Talvez a menor casa de BH:/) e a varanda, apesar de ser grande, possui pequeno espaço para o cultivo de muitas plantas. Tem sido uma batalha diária para continuar minha paixão por plantas -_-;;;
De qualquer modo, vou seguir os conselhos que vocês dois me deram, acho que o substrato e o sol sejam mesmo o problema. Vou ver também se eu posto alguns fotos na seção de iniciantes. Muito obrigado, EZEQUIEL JUNIOR e Pedro Catarin pela a ajuda. ^-^
Pedro Catarin19/07/2011 21:11
Uma boa "manha" para saber se a leucena está ou não recebendo sua quantia diária de sol necessária, é ver se o pecíolo (cabinho que liga as folhas ao caule da planta) está vermelho!

Abraços!