Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que fazer com esse Ficus?

edygar0813/07/2011 13:13
O que fazer com esse Ficus?
Minha mãe ganho esse ficus já faz algum tempo, mas hoje ela me perguntou se tinha como transforma-lo em bonsai, eu ainda sou principiante então queria perguntar algumas dicas para transformar esta planta...
Eu tenho duvidas do que fazer já que aqui no Nordeste o clima agora é de inverno!
aqui vão algumas fotos, peço desculpas pela qualidade que não é tão boa foi que minha câmera pifou,🙁 então tive que usar o celular...

RCasagrande13/07/2011 13:34
OLA EDYGAR08...

EU PARTICULARMENTE SUGERIA COLOCA-LO NUMA BACIA GRANDE, ESCORREDOR OU ATE MSM PLANTAR NO CHAO, E FAZER UMA PODA MAIS BAIXA NA PRIMAVERA, E SE PREFERIR FAZER UM ALPORQUE OU OS GALHOS DA PODA FAZER ESTAQUIA PRA OBTENÇÃO DE MAIS PLANTAS...

ABRAÇOS...
Angelo Felipe13/07/2011 17:39
Re: O que fazer com esse Ficus?
Sim. É possivel fazer um bonsai com ele, embora ele esteja caneludo.
Proponho uma alporquia na altura da primeira fita que o prende ao tudor. Depois de quatro meses passe para uma mamadeira, e já pode ir fazendo a aramação conforme o estilo que escolher. Boa sorte!!
Rafael Salviano13/07/2011 18:20
Acho que uma boa opção seria o alporque onde fora indicado pelo amigo Ângelo. Acrescento a vc que aqui em minha cidade os fícus são praticamente imortais rsrsrs, portanto dependendo do clima de sua cidade vc poderia utilizar a segunda parte como estaca para iniciar uma nova árvore, o que reduziria o seu tempo de espera para iniciar o trabalho na planta (parte debaixo). Se resolver proceder dessa forma, corte no local indicado pelo Ângelo, sendo que este corte deverá ter esse formato: / que ajudará na cicatrização e evitara o apodrecimento. Apos isso proteja o corte da planta principal com uma pasta selante (se não tiver use cola de madeira), e quanto à estaca corte a sua base em forma de V para facilitar a absorção de água. Por último em relação à estaca retire praticamente todas as suas folhas, deixando apenas duas ou três em locais distintos, o que lhe ajudará a acompanhar o estado da estaca. Após plante-o em areia grossa.
Quanto a outra parte da planta, que já tem raízes, vc poderá dar um leve movimento nela desde já, utilizando-se de arames. Isso a ajudará a brotar, principalmente nas curvas, pois a seiva circulará mais lentamente nesses locais, auxiliando na brotação. Esses calos que ela tem provavelmente são gemas e brotarão rapidamente.
Quanto à época dessa intervenção acredito ser essa mesmo, de acordo com estudos de bonsaístas mais experientes. Veja:

http://bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Ficus.htm

Abraço
edygar0813/07/2011 20:21
Obrigado mesmo pelas sugestões vou fazer isso sim. 😄
Pedro Reimão13/07/2011 23:46
Edygar, tenho um ficus que não sei o que ou fazer com ele, mas posso te passar um pouco do aprendi com ele.
Meu ficus cresce tão rapido e engrossa tanto de uma só vez que ele não consegue lignificar, por isso posso dizer que se você deixar ele crescer acho que essas calosidades podem sumir.
A dica da poda é muito mais que uma dica, acho que trabalhar com uma planta como a sua do jeito que ela esta é bem inviável, por isso pode mesmo, promova um engrossamento da base para que sua planta tome conicidade e ai você comece seu trabalho.
Esta é apenas uma opinião de um curioso.