Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra vermelha atualizada

Nato15/07/2011 01:13
Caliandra vermelha atualizada
Olá nobres companheiros!!
Realizei uma poda drástica (deixando somente um toco) em uma caliandra faz um mês e meio e já brotou bem e ainda com flores.
Gostaria da ajuda de vocês:
Será que está muito alta ainda?
Que estilo seria interessente para o futuro? Já começando de agora mesmo. talvez um hokidashi. O ápice com o corte drástico pode ser desfeito com o tempo?

eliseu malheiros15/07/2011 16:17
Re: Caliandra vermelha após poda drástica
parabens pela bela caliandra. Elas são de mal comigo nao tenho sorte com elas. Mas essa tua é de primeira. Cada arvore tem sua fisiologia. E querer demais também é ser muito detalhista. Mas se fosse mais baixa seria uma obra prima.

Abraços

Eliseu Malheiros l
Nikkei 10015/07/2011 16:40
Olá Nato, tenho uma da mesma espécie, parecida com a sua. Quando comprei ela era retona, com uns 2 metros de altura. Fiz poda drástica como vê na primeira foto e depois diminui ainda mais (próximo das bifurcações. Minha idéia é formar um Hokidashi na minha planta. Veja ela quando comprei e alguns meses depois. Estou sem foto atual, mas só para ter uma idéia.
Na sua eu podaria logo acima do primeiro ou segundo galho, podendo optar por hokidashi ou até mesmo moyogi.
Quando comprei:

Depois de alguns meses:

Inspiração:
Lrgullo15/07/2011 16:41
aaa quero uma(s) destas!!!!

boa sorte!!! vai nos informando!! =D

abraço
Nato15/07/2011 19:48
Obrigado Eliseu, Nikkei, e Lrgullo. Nikkei, esta sua está linda e tem futuro. É da vermelha também?

Escolhi esta muda que já tinha algumas flores.

Fiquei surpreso com a rápida brotação dela. Deixei sem nada e em menos de 2 meses já deu até flor em um período de outono/inverno.

Podei logo acima de marcas antigas de galhos anteriores... Nesses pontos ela brotou.

Meu medo de podar embaixo é que talvez não haverá tantas brotações (para todos os lados) como ocorreu no ápice, pois não há essas marcas. Contudo, estou pensando em cortar acima do 2 º galho na primavera, bucando um moyogi se não brotar tanto ou um hokidashi se houver mais brotações.

Podem criticar e dar idéias a vontade... Receberei-as com prazer...
Angela Fernandes15/07/2011 21:31
Nato !!!!!!!!
Tenho uma callindra destas aqui em meu APERTamento muito feinha e não para de dar flor.
Parabéns !!!!!!!
Adoro esta espécie e ainda vou ter mais, tenho que tirar algumas lá do sitio.
Aguardem !!!!!!!!!!!!!
Elio15/07/2011 22:22
Nato, se quiser pode podar mais baixo. Fica melhor para um hokidachi, que aliás, é o estilo certo tendo em vista o tronco reto.

abraço
Nikkei 10016/07/2011 08:33
Se podar baixo as gemas aparecem, mesmo que não tenha marcas de galhos anteriores.
Nato, minha caliandra é a vermelha sim, exatamente igual à sua. Tenho uma outra que fiz poda radical e apareceram gemas até nas raízes.
Nato22/07/2011 00:58
Pessoal, Elio, Nikkei, qual a altura do tronco interessante que eu posso deixar após a poda? Atualmente ela possui 5,5 cm de diâmetro e 17 cm de altura do tronco.
Elio22/07/2011 15:02
Nato, eu optaria entre 12 a 15 cm de altura. Lembre que ramos nascerão e a copa ficará mais alta, cerca de + uns 15 cm.

abraço
Nato22/07/2011 21:00
Valeu, colega...
Vou esperar o segundo galho crescer mais um pouco e diminuir o tamanho logo acima dele...
grande abraço!!!
Nato22/06/2012 20:18
Atualizando...

Muda alterada para han kengai...

Opiniões são bem vindas...

SEKI - Elio Luis Secchi22/06/2012 21:12
Boa mudança! Boa intervenção. Agora é só finalizar ela.
Parabéns!!
rescarolli6022/06/2012 21:38
cara eu odaria acima do primeiro galhinho...
mesmo pq as caliandras estouram brotos por todos os lados ...
ela é incrivelll.
e uma planta saudavel como a sua , ela brotaria até se vc podar rente as raizes.......
boa sorte com sua esponjinha assim apilidada aqui no sul!
eu tenho duas mudas que comprei aqui mas não tão muito legal.
mas agora na primavera eu vou plantalas no chão e vou fazer ela crescerem como no joão e o pé de feijão... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
fika com Deus!
lembrese vc semeia mas quem da o crescimento é Deus!
Nato23/06/2012 14:41
Valeu, Elio Luis!!!
Rescarolli, ela foi podada exatamente neste ponto e inclinada para o estilo semi cascata, conforme última foto.

Abraço
gilbertovm23/06/2012 15:10
Essas flores da caliandra são muito bacanas.