Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Lichia

Illex07/12/2005 17:59
Lichia
Olá Pessoal,

Arrumei umas 15 sementes de Lichia e gostaria de saber se algum amigo do Forum tem experiencia em plantar essas sementes. Nao queria plantar às cegas, por isso a pergunta. Tambem gostaria de saber se é de facil germinação e de cultivo. Sei que para atingir a maturação é rapido. Nao sei se utilizarei para fazer Bonsai ou plantar. Aguardo a ou as respostas amigos. T+.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes07/12/2005 21:54
Oi Illex !!!! 😂 😂 😂

Andei pesquisando há algum tempo atrás sobre Lichia, visto que amo a fruta e consegui descobrir que:
É uma árvore que chega a atingir 10 mts, originária da Ásia e da China, floresce na primavera, os frutos são comestiveis e dão no verão, frutifica em 8 anos, o clima predileto é o ameno, solo muito argiloso.... MELHOR MÉTODO DE PROPAGAÇÃO É A ALPORQUIA.

Quando soube disso, desisti de semear..
Agora ando a procura de uma muda ou pré.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
jackson07/12/2005 22:02
Illex,

a única lixia que tenho foi produzida por semente, ainda está muito jovem, apenas uma mudinha, tem uns 5 meses.

quando a semeei apenas lixei uma das pontas até encontrar a "castanha" mas com cuidado para não ferir, coloquei a semente sobre o solo, formado por terra comum e areia grossa, deitada de lado e enterrada somente até a metade, coloquei o vasinho em local sombreado e depois de uns 10 diasjá havia brotado.

[]s
Angela Fernandes07/12/2005 22:07
Grande Jackson !!!! 😂 😂 😂

Saudades 😉 😉 😉

Adorei saber da experiência já que agora é a época do fruto e aqui em minha cidade, embora a caixinha seja caríssima, não abro de adquirir..

Vou fazer o que você ensinou !!!!!

BRIGADUUUUUUUUUUUUUU

Abraços

jackson08/12/2005 05:25
ângela,

quando as suas estiverem dando frutos, nos chame para comê-los....(junto com churraasquinho e umas "latinhas", é claro)

[]s
Illex08/12/2005 19:48
jackson escreveu:
Illex,

a única lixia que tenho foi produzida por semente, ainda está muito jovem, apenas uma mudinha, tem uns 5 meses.

quando a semeei apenas lixei uma das pontas até encontrar a "castanha" mas com cuidado para não ferir, coloquei a semente sobre o solo, formado por terra comum e areia grossa, deitada de lado e enterrada somente até a metade, coloquei o vasinho em local sombreado e depois de uns 10 diasjá havia brotado.

[]s

Olá Jackson,

Muito obrigado amigo pelas dicas. Agora as sementes poderão ser plantadas com segurança. Obrigado. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes08/12/2005 23:51
Querido Jackson !!!!!!! 😂 😂 😂

Primeiro tenho que comprar as lichias, come-lâs e depois semear...... vai demorar pra caramba ❗ ❗ ❗

Não é mais fácil marcarmos uma data.... comprarmos a lichia, comê-las, colocarmos uma carninha na brasa e comprarmos uma latinha ???

O mais difícil é esperarmos as sementes germinarem !!!!!!!

O resto é super fácil.

Bitocas

jackson09/12/2005 06:25
Aí Ângela!

Esperar a semente brotar é o de menos, assando um filé-miau a gente até esquece delas!!!rssss.

[]s
Angela Fernandes09/12/2005 23:35
Oi Jackson !!!!! 😂 😂 😂

Gostei da sugestão....... só depende de você marcar ❗ ❗ ❗

Estou esperando !!!!!!!!

Mas será que nenhum forista possui bonsai de lichia ????? E que já tenha frutificado ????

Abraços

Walter Pacheco Júnior15/12/2005 18:09
Re: Lichia
Illex escreveu:
Olá Pessoal,

Arrumei umas 15 sementes de Lichia e gostaria de saber se algum amigo do Forum tem experiencia em plantar essas sementes. Nao queria plantar às cegas, por isso a pergunta. Tambem gostaria de saber se é de facil germinação e de cultivo. Sei que para atingir a maturação é rapido. Nao sei se utilizarei para fazer Bonsai ou plantar. Aguardo a ou as respostas amigos. T+.

Abraços:

Illex

Caro Companheiro do Bonsai,

A lichieira pega muito bem por alporquia. Também certa ocasião comprei uns frutos que não conhecia, a planta eu já conhecia, pois existe um pé na casa do meu pai, e como o fruto é quase todo uma semente coloquei num vaso com terra adubada, sem compromisso de plantar. Nasceu muito rapidamente.
Walter
joaoporto16/12/2005 09:46
olá pessoal,

com relação à lichia, é muito fácil obter mudas por semente, basta raspar a semente em alguma superfície áspera até que a parte branca da amênbdoa apareça e plantar, não se perde nehuma.
a única inconviniência é que para dar frutos vai levar mais de 10 anos, se quizer fazer com produza rápido é preciso fazer enxerto de galhos de árvores adultas.