Donegá18/07/2011 13:24
Qual a idade deve dar-se a planta?
Olá amigos,
Tenho uma dúvida, muito vê-se sobre a idade da planta em bonsai, porém qual a idade deve ser dada, a idade a partir da germinação ou a idade a partir do início dos trabalhos? Por exemplo, digamos que compramos uma muda comum em viveiro, porém conhece-se a idade da mesma, soma-se a esta o tempo de desenvolvimento ou do início dos trabalhos p/ transformá-la em um bonsai? Tenho uma pitangueira de 18 anos, porém iniciei os trabalhos nela a aproximadamente 2 anos, sei a idade, pois foi meu pai que a plantou desde semente.
Elio18/07/2011 13:58
Donegá, a questão de idade de bonsai é um assunto mais debatido aqui no Brasil.
Na Europa, àsia e até EUA, não se vê falar nem ler sobre a idade do bonsai.
Várias revistas especializadas na arte, Bonsai Actual, Bonsai Pasion, etc, nunca mencionam a idade do bonsai. Somente, Espécie, altura e vaso.
Na realidade a idade cronológica do bonsai pouco interessa.
O que realmente interessa é a idade que o bonsai "aparenta" ter. Aí reside a aplicação das técnicas em "envelhecer" uma planta a fim de torná-la o quanto mais "velha" possível.
abraço
Donegá18/07/2011 17:30
Olá Gde Élio,
Obrigado pela explicação, porém essa noção eu já tinha, minha dúvida seria mais p/ um controle pessoal e até mesmo no caso de alguma venda por exemplo, caso o comprador pergunte, pois deixei alguns exemplares na loja de um amigo e ñ gostaria de ser de certa forma "desonesto" jogando uma idade pela aparência da planta. Então nesse caso não sei qual a idade real a mencionar.
Caso saiba a resposta, fico imensamente grato.
gde abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi18/07/2011 22:15
Donegá, se você sabe desde a origem a idade real da árvore, pode usar sem nenhum peso na consciência... Coisa que já vi em revistas é dar a idade da planta e o tempo de treinamento.
Mas meu xará tem razão, a idade pouco importa para os conhecedores do bonsai pois eles se deterão no aspecto que a planta transmite.
Vejo que esta obsessão por saber a idade é muito difundida por populares quando visitam as exposições. Em exposições já ouvi esta pergunta inúmeras vezes...
abraço
Elio18/07/2011 23:02
Donegá, a idade da planta, se vc conhece, pode afirmar sem problemas, citando que é a idade da "planta" e não do "bonsai"
Essa é a minha forma de ver, não necessariamente a única.
abraço