Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida sobre semente de Acácia

caiomalk19/07/2011 13:30
Dúvida sobre semente de Acácia
Olá pessoal

Recentemente fiz uma visita à chácara do amigo Thiago Batista, e lá retiramos de uma acácia várias bagas
ou vagens com sementes, mas estou com dúvida quanto ao seu plantio, é necessário fazer algum procedimento
específico tipo escarificação? ou algo parecido.

a arvore que tiramos as sementes é desta mesma espécie da foto abaixo.

Aguardo ajudo dos amigos

Abraços
EZEQUIEL JUNIOR19/07/2011 14:00
Rapaz, se deixar nasce até debaixo da unha... as acácias, em geral, possuem sementes com boa germinação.

vc não teria algumas pra mandar pra mim?

Me envia uma mp ou e-mail: ezequiel_campo@hotmail.com

Abraço
EZEQUIEL JUNIOR19/07/2011 14:04
Vc não teria fotos das bagas aí não? Olhando com mais detalhe, acho que eu tenho essa planta...
Thiago Batista19/07/2011 14:15
Ezequiel, se você quiser as sementes, é só me falar, pois a árvore de onde tiramos essas está bem "carregada" de sementes.

Você saberia nos informar com mais precisão de que espécie é essa planta?

Abraços.
EZEQUIEL JUNIOR19/07/2011 14:25
Cara, não sei, mas é o seguinte... agora que fui ver que vcs são de Brasília... a minha eu coletei as sementes na BR 060, na Samambaia, saída pra Anápolis, será que não é a mesma planta? Elas tinham de 1 a 3 m de altura... a baga era longa e preta, parecia uma vagem, só que mais grossa... é mais ou menos isso?
Thiago Batista19/07/2011 15:15
Não é a mesma planta, certamente, mas vou lá para a chácara hoje, e se der, eu tiro algumas fotos da planta e das sementes para você dar uma olhada. 😎

Como é que você plantou? Fez a escarificação? Deixou de molho, ou alguma coisa do tipo?
EZEQUIEL JUNIOR19/07/2011 15:29
Plantei na areia e deixei na sombra... com 5 dias começam a germinar... não precisa fazer nada... planta na areia e rega... só isso...

Vou esperar as fotos...

Abração
Thiago Batista22/07/2011 20:39
Olá.

Desculpem a demora. Naquele dia não fio à chácara. Sem mais delongas, vamos às fotos:

Árvore:

Flores:

Fruto:

Espero que dê para identificar. hehehe. Abraços.
caiomalk23/07/2011 11:34
Aeeee Thiagão

Obrigado pelas fotos cara, ia te pedir pra posta-las aqui, mas vc já fez hehe.
Agora vamos esperar o pessoal identificar a danada.

Abração
Thiago Batista23/07/2011 14:28
Pois é, Caio, naquele dia eu não fui à chácara, mas eu não tinha esquecido não.

Abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi23/07/2011 20:35
Que acácia é essa? Eu não conheço acácia com espinhos, por isso a dúvida...
abraço
caiomalk25/07/2011 14:39
Elio Luis Secchi escreveu:
Que acácia é essa? Eu não conheço acácia com espinhos, por isso a dúvida...
abraço

Olá Elio Luis, os espinhos desta acácia que o Amigo Thiago Batista postou ainda são pequenos se comparados aos
espinhos da minha acácia que postei acima, logo mais postarei fotos das novas brotações dela e verá os espinhos
com tamanho médio de 5cm 😲 , sobre a minha já me falaram que é a acácia africana, mas estou com dúvidas
também.

Abraços
Helio Mayer25/07/2011 15:51
A acácia que eu conheço tem as folhas ( na verdade são pecíolos alados) são acinzentados e aveludados. Mas sei lá.
Thiago Batista25/07/2011 19:56
Eu não tenho certeza quanto à espécie, mas acredito se tratar da Acacia farnesiana:

Algumas inspirações:

Lembrando a todos que "acácia" é bem diferente de "cássia". Esta última tem os pecíolos acinzentados (avermelhados quando novos), e aveludados, e não tem espinhos.

Um abraço.
Helio Mayer25/07/2011 20:23
Tá certo então. Falha minha haha
caiomalk26/07/2011 10:58
Grande Thiago, obrigado pela postagem, excelente, será que esta minha Acácia se trata da mesma espécie
que tem lá na chácara?

Abraço
caiomalk02/08/2011 18:03
Olá Elio Luis

Conforme prometido, segue a foto da nova brotação da minha acácia, nesta foto pode-se visualizar os
"pequenos" espinhos que esta menina possui, rs.

Abraços
eliseu malheiros02/08/2011 19:20
Poe uma fábrica de agulha! eu nao conheço essa planta .
Abraços
Thiago Batista08/08/2011 11:10
Opa. Desculpa a demora para responder, Caio.

Eu acho que se trata, sim, da mesma espécie. Pelo menos os espinhos estão muito parecidos.

Ainda essa semana, eu pretendo ir lá colher algumas sementes, então deixo à disposição aqui para os colegas que tiverem interesse.

Grandes abraços.