Ficus Variegata
Pessoal, gostaria de opiniões a respeito das minhas ficus. Adquiri elas num supermercado, uma delas eu modifiquei o galho, dando uma curvatura e se saindo do outro galho. Ainda não sabia nada a respeito de bonsai quando fiz, mas identifiquei após algumas pesquisas com o estilo SOKAN e pretendo continuar com ele. A outra consiste em três ramos trançados formando a estrutura aérea. Quanto a esta gostaria de opinião de qual estilo eu poderia iniciar, se precisaria iniciar a aramar elas, como faria? precisaria de algum corte, onde seria? Isto vale para as duas! 😛
Nunca troquei o substrato da primeira, já na segunda, eu e minha mãe (é dela a planta) trocamos e cortamos as raízes, e utilizamos o substrato com terra vegetal, húmus de minhoca e pedriscos (não entendíamos nada de bonsai à época). Estou prestes a comprar um escorredor e colocá-la por alguns anos, até engrossar o tronco e se unirem, no caso da segunda.
Gostaria de todo tipo de auxílio quanto à elas, e agradeço desde já aos amigos que já estou começando a fazer por aqui! 😄
# FÍCUS 01 #
SUPOSTA FRENTE:

SUPERIOR:

SUPOSTO LADO ESQUERDO:

SUPOSTO LADO DIREITO:

SUPOSTA PARTE POSTERIOR:

NEBARI "FRENTE":

"COSTAS":

# FÍCUS 02 #
SUPOSTA FRENTE:

NEBARI FRENTE:

SUPERIOR:

LADO DIREITO:

LADO ESQUERDO:

"COSTAS":

NEBARI "COSTAS":

Nunca troquei o substrato da primeira, já na segunda, eu e minha mãe (é dela a planta) trocamos e cortamos as raízes, e utilizamos o substrato com terra vegetal, húmus de minhoca e pedriscos (não entendíamos nada de bonsai à época). Estou prestes a comprar um escorredor e colocá-la por alguns anos, até engrossar o tronco e se unirem, no caso da segunda.
Gostaria de todo tipo de auxílio quanto à elas, e agradeço desde já aos amigos que já estou começando a fazer por aqui! 😄
# FÍCUS 01 #
SUPOSTA FRENTE:

SUPERIOR:

SUPOSTO LADO ESQUERDO:

SUPOSTO LADO DIREITO:

SUPOSTA PARTE POSTERIOR:

NEBARI "FRENTE":

"COSTAS":

# FÍCUS 02 #
SUPOSTA FRENTE:

NEBARI FRENTE:

SUPERIOR: