Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estacas de Primavera desenvolvendo! [Atualizado]

wesleybiologia19/07/2011 23:39
Salve galera!!!!

Passando por uma rua perto de casa percebi q uma primavera enorme havia sido podada e resgatei alguns pedaços na tentativa de conseguir algum material por estaquia. Depois de uma limpeza e umas boas cerradas, foi o que restou....

lado inverso da foto anterior...

Deixei todas bastante tempo em água com enraizador e coloquei cada uma em um balde com areia grossa. Agora é fazer "figas" e praticar a boa e velha regra nº1 do livro de Dom Mario: "Paciência" ....hehehe

Abraço e muitas energias positivas!!!
gpsabino20/07/2011 00:51
Salve wesley!

Bote fé que elas pegam!

Eu apenas retificaria um pouquinho o corte do tronco onde sairiam as raizes. Mas as "bougan" são bem resistentes. Pegam facilmente.

Apenas colocaria tbm um selante nesses cortes grandes. Essa madeira pra apodrecer é bem fácil também.

Faz bio tbm?

Abraços
Renato Rodrigues Roehrs20/07/2011 10:18
Wesley, vai pegar sim!
Como disse Gpsabino, bugas são resistentes...

Reforça as regas com enraizante, uma dose diária, e deixa na sombra por umas três semanas. Usa apenas areião puro.

Abraços e boa sorte.
Posta pra gente a brotação.
EZEQUIEL JUNIOR20/07/2011 11:28
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:

Posta pra gente a brotação.

Se observar que estão brotando sem emitir raízes, elimine os brotos. Pois o grande motivo das estacas não vingarem é pelo fato de ter muito broto e poucas raízes, o que faz com que sequem mais rapidamente... fique ligado nisso...
wesleybiologia23/07/2011 16:06
Valeu pelas dicas e boas energias.......

Ezequiel, vou me atentar nisso sim brigadão!

Renato, elas estão em uma sombra mto boa só aguardando a recuperação no areião msm.....

gpsabino, eu passei cola de madeira nos cortes pq não tenho uma pasta selante ainda....ta funcionando bem aparentemente, não aparecereu nem sinal de fungos ainda.... e sou biólogo sim...me formei ano passado, somos parceiros de profissão??? hahaha....

assim que as brotações surgirem eu posto novamente!!!!

abração a todos!
Andre Antoniazzi24/07/2011 18:41
Primavera
wesleybiologia,tens otimos materiais por ai.Tambem tive umna coleta destas a um anoe meio atras o pessoal tinha retirado uma primavera vermelha e peguei o que sobrou depois de um ano mais ou menos planteio em um meterial drenante e quando quase estava desistindo e colocando fora eis que surgiram as primeiras brotações foi uma alegria e hoje ela esta bem acredito que este ano ja vai florir dai nesta primavera devo dar um formato a ela.Nao desista.
Abraços
caiomalk26/07/2011 11:45
Re: Primavera
Tens um ótimo material em mãos, parabéns, mas oque me chamou mais atenção foi a "escala" usada kkkk.

Abração e sucesso com a planta.
wesleybiologia26/07/2011 21:49
hahahaha.....pois é!!! foi o que tinha na hora, uma caixa de fósfora acho q não ajudava muito!!hahah....

Valeu galera!!!
wesleybiologia02/04/2012 15:36
Depois de quase um ano, retorno para mostrar como andam as "meninas"..haha......

A estaca da primeira foto (com os galhos curvados) ainda não transplantei, vou arrumar uma bacia mais baixa e depois pensar em algo...não vou postar fotos pq (além de ter esquecido de tirar) esta td "cabeluda", não dá p/ ter muita ideia de estrutura por foto.

A estaca do pedaço menor não resistiu e "foi-se". Ela chegou a emitir umas brotações, mas não resistiu.

A estaca da última foto eu já tenho algo em mente, que vou descorrer junto as fotos:

O 1º galho da direita eu não mexi pq ele está lascado (pequeno acidente), vou deixar ele se recuperar primeiro.
O 1º da esquerda é deixar ramificar.
Tem 1 galho no fundo que precisa ramificar e ir fechando.
O 2º da direita seria o ápice ou o último antes do ápice, ai vou cortar uns 3 ou 4 cm acima dele.
Depois é trabalhar madeira morta.

Lateral

Há tbm a idéia de se cortar logo acima do 1º galho da direita e estrutura a planta mais baixa.
Assim que comprar as bacias mais adequadas e a disposição de alguns colegas farei as intervençoes, enqt isso aguardo as dicas e criticas do colegas aqui do forum.

Ahhh.. os galhos que estão acima eu cortei depois da foto pq já estava escurecendo....

Abraço e muitas energias positivas!!!!!
wesleybiologia02/04/2012 16:04
Agora tenho que mudar o assunto.... 🙄
SEKI - Elio Luis Secchi02/04/2012 20:32
Bom, o mais importante está aí. Uma muda cavalar. A partir de agora é trabalho, paciência, criatividade, técnica, enfim... tendo matéria-prima dá para fazer bonsai... sem matéria-prima pouco adianta a técnica. Vá em frente, o tronco está bonito.
abraço
wesleybiologia05/04/2012 10:45
Pois é, a disposição para o trabalho e paciência não me faltam. A criatividade, este forum tem me auxiliado bastante a desenvolve-la. A técnica, tenho mestres de peso me instruindo: Sr. Mario, Rinaldo, Edmilson e Anderson aqui de Ribeirão! hehehe...Por falar nisso, em breve, vou precisar da ajuda dessas personas, pois ainda não tenho algumas ferramentas para trabalhar essa planta =/ ..... Abrç!!!!