Renan Leite Gaigher20/07/2011 11:44
Adubo
Galera uma duvida, papai tem um adubo aki 8-45-14 (NPK) que ele utiliza em orquídeas, e de aplicação foliar, queria saber se posso utilizar em meus bonsais, ele aplica semanalmente nas orquídeas
Thiago Batista20/07/2011 20:17
Renan, esse adubo é muito forte em fósforo.
O fósforo é ótimo para fortificar raízes em plantas jovens e recém-transplantadas (desde que não haja poda de raízes). Também estimula a floração e frutificação. Em suma, sugiro aplicação cautelosa, principalmente antes da floração ou frutificação das suas plantas, tomando o cuidado com o excesso, que pode ser fatal. Sugiro, também, que aplique uma dose menor do que aquela que seu pai utiliza nas orquídeas, observando sempre a reação das suas plantas. Se começar a queimar as folhas, suspenda imediatamente.
Lembrando sempre que a adubação foliar é complementar e não substitui a adubação normal, além do que nesse caso, o fósforo se sobressai aos outros compostos, portanto, um 20-0-20 alternadamente - aplique o foliar, espere 15 dias e aplique o químico - seria bom para complementar os outros macronutrientes necessários (é claro, dependendo do estágio de formação de cada planta, deve-se maneirar um pouco no nitrogênio, que estimula a brotação).
Espero ter ajudado. Um abraço.
Renan Leite Gaigher20/07/2011 20:32
Opa, pode deixar que vou prestar atençao quanto a isso, mais uma duvida como posso ta fazendo esse rodizio de adubos então, possuo aki em casa a Torta mamona, Farinha de Osso, Fezes de galinassas, esterco bovino bem curtido e o Superthrive (O Anabolizante das plantas) kkkk como posso ta fazendo esse rodizio😕
Muito obrigado pelo auxilio e atenção
Thiago Batista20/07/2011 21:22
Olha, cara, quanto aos adubos orgânicos, deixo para os mais experientes, pois costumo utilizar apenas o esterco de galinha nas minhas, a cada 3 ou 4 meses, como fonte de micronutrientes, além de utilizar puro ou misturado com terra e areia nas minhas mamadeiras. Este adubo é rico em nitrogênio, e substitui muito bem o adubo químico. Eu só não utilizo os tão recomendados torta de mamona e farinha de osso porque tenho fácil acesso aos químicos, que para mim são bem mais baratos.
Mas no seu caso eu acho que é melhor essa dobradinha, que pode ser mais detalhadamente explicada pelos mais experientes, pois é menos agressiva.
O hormônio Superthrive eu nunca experimentei, mas pelos anuncios que eu tenho visto, me parece ser bem forte. hehehe. Não posso te explicar bem como utilizá-lo.
No meu caso, eu geralmente utilizo o adubo foliar, espero 15 dias e aplico o químico. Mais quinze dias o foliar. Nunca aplico dois tipos de adubos simultaneamente, pois o risco de perdas é grande.
O esterco bovino, guarda para as mamadeiras. É muito bom, pois é mais fraco do que o aviário, possibilitando recuperação mais rápida da planta. Além do que quando utiliza-se o aviário não dá para utilizar outros adubos concomitantemente, justamente por ser muito forte, e o risco de deficiência de alguns nutrientes se eleva um pouco. Pode ser utilizado puro ou misturado com areia. A maior desvantagem é em relação às ervas daninhas que provêm da alimentação do gado, rica em capim (as sementes do capim não são digeridas), portanto, seria bom esterelizá-lo antes de utilizar, utilizando o calor (forno, fogo, chapa quente etc.).
Essa é a minha experiência. Aguarde mais opiniões, pois o pessoal aqui é fera nesse negócio de adubação.
Pedro Reimão20/07/2011 21:48
Nossa Thiago seu post foi muito bom.
Eu utilizo uma dobradinha torta de mamona e farinha de osso que tem dado muito certo, ela consiste em misturar as duas na proporção de 4 partes de torta de mamona e 3 de farinha de osso.
Essa minha mistura é um pouco pobre em potássio.