Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola Moyogi no escorredor.

Guilherme Luz22/07/2011 18:57
Acerola Moyogi no escorredor.
Olha só essa menina.

Acho que tem futuro;

Eu a consegui por alporquia, eu a aramei antes mesmo de realizar o procedimento.

Agora ela está no escorredor e as primeiras raizes já estão saindo do escorredor.

Por favor dê a sua opinião.
Nikkei 10023/07/2011 19:26
Tem um bom movimento, agora é deixar ela se desenvolver bastante para encorpar, boa adubação e sol para ela..
cesar_alr24/07/2011 11:16
Quanto tempo para ela enraizar no alporque ?
Guilherme Luz24/07/2011 19:21
Cesar, pra falar a verdade acho que nem precisava de alporque, mas eu tive medo de não pegar por estaquia pois eu já tinha aramado ela mesmo antes do alporque e tinha ficado muito bonitinha. Mas leva só um mês ou dois.

Acerola é uma das melhores especies para nós iniciantes, pega com facilidade, é bonita, é resistente e muito facil de conduzir.

Espero ter ajudado.
Guilherme Luz29/07/2011 17:53
Amigos já vou colocá-la na mamadeira nesta proxima semana pois já está emitindo raizes na parte de baixo ainda são poucas mas elas estão secando acho que devido a falda de substrato portanto acho melhor já colocála na mamadeira oq acha???

e qual o melhor substrato???

estou pensado em serragem grossa, esterco de gado, e terra comum.

Aguardo as sugestôes de todos!
Renato Rodrigues Roehrs03/08/2011 16:29
Edson, como disse o Nikkei, deixa vir com tudo agora.
Ótimo material!

O futuro ápice, que tu aramou, eu deixaria vir para cima, sem podá-lo por um bom tempo, não importando a altura que atinja.
Com isso, ele fará a seiva percorrer todo o tronco da planta e fazendo do desenvolvimento, uma constante desde o nebari até o ápice, proporcionalmente à grossura de hoje, é claro.
Acho que ajudaria muito no desenvolvimento.

Acompanhando. Abraços.
Guilherme Luz06/08/2011 09:25
Renato, tudo o que você disse faz muito sentido. Eu nem tinha pensado nisso e possivelmente eu iria podar o ápice varias vezes. Muito obrigado pela dica, espero contar com sua opinião em uma leucena em que estou trabalhando tem um tópico dela aqui no fórum.

Segue o link:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18505

Mais uma vez obrigado.
alexmikol06/08/2011 21:17
Guilherme, use para a mamadeira 50% de pedriscos e 50% material orgânico, isso já é suficiente! Abraço!
Guilherme Luz08/08/2011 15:46
Obrigado pela dica, em breve vou colocá-la na mamadeira e vou ficar um bom tempo sem podar, vou deixar ela se desenvolver.

um abraço a todos, continuem acompanhando.
Guilherme Luz23/10/2011 11:41
Galera só pra atualizar mesmo

Notem que ela ta com mais massa folhar e vai permanecer assim por um bom tempo a intensão é ganhar massa "muscular" kkk

A gostaria de pedir uma dica a respeito do uso de chimarrão como adubo.

Aguardo.
Anderson Neuhaus23/10/2011 14:40
Na minha humilde opinião, creio que deveria colocar sua muda na mamadeira para engrossar um pouco o tronco.abraço.
Guilherme Luz23/10/2011 15:19
Ela já está na mamadeira, é que não mostrei na foto ^^;
Guilherme Luz28/12/2011 11:59
Atualizando...

Vejam como nesta também estou desfolhando alguns galhos pra os mesmos não engrossarem mais do que os mais baixos e estou deixando crescer livremente o ápice e os galhos mais baixos para aumentar o fluxo de seiva para engrossar assim o tronco e lhe dar mais conicidade...

Detalhe do tronco:

Sugestões são bem vindas...
Rafa31/12/2011 21:41
Guilherme, sua planta tem um belo movimento no tronco e nebari. Apenas algumas opiniões:

1- Eu retiraria os galhos que marquei em vermelho;
2- Aramava o galho marcado em amarelo para formar o novo ápice alinhado com a base;
3- Pela foto, o galho marcado em azul apresenta uma certa profundidade, então aramava ele para traz triangulando a estrutura.

Boa sorte!
Filipe Henrique04/01/2012 14:47
boa planta!
ta muito bem encaminhada
deixa crescer pra engrossar, se podar agora vai atrapalhar

abraços
nickyfury05/01/2012 21:38
bonsai
Guilherme, as dicas do Rafa são excelentes para sua planta melhorar quanto ao conjunto: as podas que ele sugere irão permitir um afunilamento do tronco, criando uma area maior de conicidade, o que redundará em um adiantamento no cultivo, sendo que se optar por manter como está, irá atrasar bastante, e mais tarde, ao tentar implementar as mudanças, não trará o mesmo excelente resultado que se fizer agora.

Após cortar nos pontos indicados por ele, e aramar o galho escolhido para novo apice, faça uma desfolha completa na planta, expondo seu cultivo a pleno sol em seguida. O cultivo a pleno sol deve ser diário, isto é, o dia inteiro, para favorecer novas e vigorosas brotações, bem como a recuperação via cicatrização das areas expostas pelos cortes sugeridos. Sua planta pode receber uma boa nutrição, então adube com material organico (como torta de mamona e farinha de osso), a intervalos de 45 dias, com uma unica rega sempre ao final da tarde.

Na próxima primavera, sugiro que voce faça um reenvase, retirando do escorredor e plantando direto na bacia, sem usar mamadeira. A bacia permite um volume maior do sistema radicular, que irá redundar num engrossamento mais rápido do tronco, acelerando bem o crescimento/desenvolvimento de sua planta.

Na situação atual, sugiro ainda reduzir o comprimento dos galhos primários (os primeiros galhos de saída do caule principal), visando com isso estimular novas brotações em outras areas onde sejam necessárias, bem como para priorizar o crescimento/alongamento do novo apice, que irá "puxar" a força da planta, favorecendo o engrossamento do tronco. Os galhos primários devem ser conduzidos gradativamente, sem se alongarem muito agora, nessa fase, sob o risco de que, ao mante-los sempre compridos, eles subtraem energia de outras partes da planta, e podem, com o tempo, incidir em conicidade invertida, o que não tem conserto, lamento dizer.

Por isso, vá com cuidado com eles. Não deixe que cresçam nem se alonguem em demasia, e vá sempre podando, favorecendo por outro lado as brotações laterais neles, para criar a ramificação secundária e terciária, necessárias para a planificação dos galhos no futuro da planta como bonsai.
Lucinei Reis04/02/2012 21:42
Sempre aprendendo com o mestre Nick, no acompanhamento!!!!!!!!!
Guilherme Luz17/12/2012 11:08
Estou pensado em fazer uma poda drastica nessa menina. Oque acham?

Vou cortar uns 3 centímetros acima do primeiro galho e vou deixar só uns 2 centímetros do primeiro galho. E ver se ela brota toda de novo.

Vou refazer a copa dela...