Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Palmatum e Rubrum

stokmann22/07/2011 23:05
Acer Palmatum e Rubrum
Amigos, gostaria de saber em que mês o acer "solta" suas sementes aqui no sul do país, pois identifiquei um exemplar de cada aqui na minha cidade, um como arvore de calçada e um numa praça do municipio. Sabendo dessa informação poderei monitorar melhor esses exemplares, e poderei estar coletando sementes e disponibilizando aqui. Aguardo o conhecimento de vocês.

abraço,

Anderson
Edicarlos Roberto23/07/2011 11:50
EU TBEM GOSTARIA DE SABER... SE ALGUEM PUDER AJUDAR !!!
izaias catelli14/08/2011 17:44
Em Curitiba tem muito Acer Negundo na arborização pública. A maturação das sementes acontece no outono. Colhi muitas sementes. Tem uma germinação excelente.
stokmann14/08/2011 18:04
obrigado pela dica.

abraço
Ivo01/09/2011 20:07
Oi amigo.

O Acer palmatum sementeia no outono. Já o Acer rubrum é mais caprichoso; ele pode amadurecer algumas sementes no verão, deixá-las cair para que germinem ainda no fim do verão e passar o inverno na forma de mudinha; com outras ele segue o caminho da maioria do bordos: sementes no outono. Bem, isso é o que acontece nos EUA, principalmente nas áreas menos frias; por isso, suponho que vai acontecer em Caçador.

A propósito, se você tiver sementes ou mesmo mudas (que dá para fazer por estaquia) estou vivamente interessado Tenho 10 espécies de Acer, mas não o A. rubrum. Posso retribuir com espécies de clima temperado, pois tenho várias.

Abraço!

Ivo
izaias catelli01/09/2011 21:19
Tenho várias mudas de Acer negundo. Aqui em Curitiba eles são usados na arborização urbana. Produz uma árvore grande e frondosa.
Ivo02/09/2011 08:21
izaias catelli escreveu:
Tenho várias mudas de Acer negundo. Aqui em Curitiba eles são usados na arborização urbana. Produz uma árvore grande e frondosa.

Oi Izaias,

O A. negundo também é comum por aqui. As espécies de Acer que procuro mais são o A. rubrum e o A. forrestii. Tenho as seguintes:
Acer buergerianum
Acer buergerianum formosanum
Acer ginnala
Acer monspessulanum
Acer negundo
Acer opalus
Acer palmatum
Acer pseudoplatanus
Acer saccharinum
Acer saccharum

Ivo
izaias catelli02/09/2011 08:56
Ivo, vc consegue germinar sementes de A. palmatum? Tenho comprado sementes por anos e não consegui germinar uma sequer. 🙁
Helio Mayer02/09/2011 15:20
Sementes, sementes, aceito 😄
stokmann06/09/2011 11:05
Ivo, vo fica de olho aqui. Assim que tiver sementes eu vou coletar.

Obrigado pela ajuda.

Abraço,

Anderson Stokmann
vetbonsai15/09/2011 23:25
Olá Pessoal, beleza?

Alguém aí tem algumas sementes para me arrumar? Me mudei de Santa Maria -RS e aqui em Pirassununga tá difícil de achar Acer.... : (

Abraços!
Ivo16/09/2011 09:21
izaias catelli escreveu:
Ivo, vc consegue germinar sementes de A. palmatum? Tenho comprado sementes por anos e não consegui germinar uma sequer. 🙁

Izaías,

já germinei A. palmatum sob estratificção de seis meses em areia úmida enter 3°C e 5°C. Algo importante é deixar as sementes respirarem, o que pode ser feito abrindo a embalagem da estratificação a cada três dias ou então entratificando numa bolsinha de pano sempre úmida com areia dentro, verificando a umidade correta a cada semana pelo menos. Também sei que em algumas regiões do Japão comprovou-se que as sementes de A. palmatum que caem em riachos e ficam rolando "prá lá e pra cá" e acabam caindo numa margem com areia germinam muito bem; não tentei, mas penso em fazer isso com aguma eventual semente futura: colocá-las num recipiente com água e trocá-la todos os dias durante 60 dias para depois plantá-las em areia úmida.

Abraço!

Ivo
izaias catelli16/09/2011 11:44
Ivo, essas sementes que germinaram foram compradas pela internet? As que comprei provalvelmente estavam velhas.
vetbonsai16/09/2011 18:03
Pois é... vi para comprar no ML mas fico sempre na dúvida se vão virar...
Ivo20/09/2011 10:14
As minhas comprei na salviaterra.com, mas nunca mais consegui localizar o site. No ML há gente séria, mas também há aventureiros que não guardam bem as sementes. Procure as qualificações. Eu comprei sementes excelentes de Acer ginnala de FRANCHECCI há alguns anos atrás.
Renan Leite Gaigher20/09/2011 11:24
Como que é um jeito bom de guarda as sementes para elas não estragarem com o tempo? Pq fiz a coleta de algumas e queria saber se posso armazena-las ;D
Ivo20/09/2011 12:07
Bom, aí depende.
A maioria das de clima temperado guardam-se bem em câmara fria, que nada mais é que uma geladeira. A 4°C algumas sementes podem guardar-se por até dois ou mais anos.
Muitas tropicais também aceitam ser guardadas assim. Já a maioria das tropicais devem ser armazenadas a temperatura em torno de 20°C, mas a viabilidade se altera muito, dependendo da espécie. Ipês, por exemplo (gêneros Handroanthus e Tabebuia) não duram muito, nem nas melhores condições de armazenamento, algo em torno de 10 dias no máximo. Por outro lado há espécies, como o olho de cabra (Ormosia arborea), que pode ser armazenada por 5, 6 ou mais anos, havendo registros de sementes de bracatinga (Mimosa scabra) que germinaram após duas décadas.
Observação: a armazenagem descrita acima não tem nada que ver com a estratificação. Estratificação é úmida, para forçar a germinação; armazenagem é a seco, para impedi-la.

Abraço!

Ivo