Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku ajuda!

Fernando valentin24/07/2011 18:21
Shimpaku ajuda!
Olá galera,

Peso ajuda aos amigos do fórum, o que eu faço com esse shimpaku.... que estilo seguir?

Segue as fotos abaixo:

Obrigado
Fernando valentin27/07/2011 17:57
Nenhum amigo?
Nikkei 10027/07/2011 18:42
Se a sua idéia é manter neste tamanho, eu inclinaria ela uns 30 graus, para a direita na primeira foto e tentaria dar um pouco mais de sinuosidade no tronco
eliseu malheiros27/07/2011 19:25
Re: Shimpaku ajuda!
Meu amigo véio!
Eu deixaria assim!!!!

Valeu teu esforço.

Um abração do Eliseu Malheiros
Thiago Batista28/07/2011 10:49
Eu faria como disse o Nikkei, porém ao contrário. Inclinaria-a para a esquerda, visando um moyogi clássico.

Abraços.
Thiago Batista28/07/2011 10:52
Espere. Olhando denovo, acho que o Nikkei tem razão. Para a direita é melhor mesmo. hehehehe.
EnfBreno28/07/2011 11:27
Está muito bonita, concordo com o pessoal, o que mais ficaria legal é o moyogi.
Filipe Henrique28/07/2011 12:01
gostei do bonsai!

porem, acho que pode ser melhorado. A meu ver, acredito que os procedimentos listados ajudariam:

definir melhor o estilo, ele se enquadra bem sem alterações radicais em dois estilos, reto formal ou informal

aramar os outros galhos horizontalmente e ir verticalizando a medida que estes se aproximarem do apice.

obs, quando se faz aramagem com mais de um arame em parelelo, estes devem ficar bem juntos, pra facilitar a modificação na planta, a figura abaixo mostra isso tb.

abraços
Fernando valentin30/07/2011 11:21
Muito obrigado galera pela ajuda, já fiz a intervenção na planta conforme o Felipe disse.
Depois eu posto as fotos, falo valeu
Márcio Friedrich Ribeiro31/07/2011 15:44
Oi Fernando!

Acho que o que o Filipe é justamente o caminho a seguir, aramando todos os galhos e sempre até as pontas você poderá definir melhor um formato a seguir, proceda a aramação como foi demonstrado por ele nas figuras e após faça a modelagem da parte aérea, junto com a sinuosidade dos galhos.

Isso dará a planta uma melhor aparência final.
Rafael Spinola31/07/2011 16:36
Achei bem interessante, porque mudar? ta show!
Filipe Henrique31/07/2011 16:56
bonsai é uma arte em constante mudança, se as alteração vão trazer benefecicios visuas ao trabalho a pergunta correta a ser feita seria, pq não mudar?

concordo que a planta esta bonita, mas não é dificil ou perigoso para a saude desta as alteração que darão um maior refinamento ao trabalho.

e por isso sugeri os procedimentos.

vlw
abraços
sergioturbo1031/07/2011 18:07
Olá Fernando, bom ver você preocupado com sua planta e querendo achar um estilo para ela. O que tenho a dizer para você é que bonsai é uma arte que pede muita paciencia, tempo, dedicação e estudo.

Sua planta não é um bonsai e esta bem longe de o ser, mas com calma, estudo das tecnicas, estilos com certeza ela vai chegar lá.

Fazer um bonsai leva tempo, não é somente pegar uma mudinha entortar seus galhos e pronto temos um bonsai. Não seja ansioso, o bom do cultivo do bonsai é que por anos não passamos de jardineiros e achamos que qualquer coisa é bonsai, com o tempo haverá uma transformação de nossas mudas e de nos mesmos.

Existe varias tecnicas que podem ser usadas para acelerar o processo de desenvolvimento, mesmo assim requerem tempo.

um abraço e estude.