Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai ideal para Iniciantes

12
EnfBreno25/07/2011 20:27
Bonsai ideal para Iniciantes
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual Bonsai ideal para iniciantes, sendo que moro numa região quente.

Obrigado
Thiago Batista25/07/2011 21:08
Olá,

Algumas espécies são bem fáceis de se cuidar e trabalhar, sendo, portanto, as mais indicadas para quem inicia na arte, mas isso não quer dizer que não rendam bonsai de boa qualidade.

Abaixo posto algumas dessas plantas, e fotos para que você as identifique com mais facilidade.
A maioria é facilmente encontrada em hortos, floriculturas, supermercados, etc.
Mas dentre elas, o fícus se destaca por aguentar os mais inexperientes, e suas experiências. O meu já passou por algumas atrocidades, sem pestanejar. Sem contar que se propaga com grande facilidade.

Seguem as plantas que, na minha opinião, são mais fáceis de cuidar. Se eu esqueci alguma, seria bom que alguém complementasse minha resposta.

Ficus:

Duranta (pingo de ouro)

Caliandra:

Bougainville:

Buxinho:
djemys25/07/2011 21:16
Iniciante
Acredito que o fícus seja uma boa opção para quem estar começando, é uma planta bem resistente, vigorosa e em qualquer viveiro vc pode encontrar facilmente, espero que eu tenha ajudado um grande abraço e paciência!!!
EnfBreno25/07/2011 21:22
Obrigado pela ajuda. Estava olhando em alguns sites e um rapaz indicou a Ulmus Parvifolia, achei bastante interessante por parecer mais a uma mini-arvore.

Sigo esperando outras opiniões.
Mário Sérgio25/07/2011 21:28
Muito boa as sugestões, porém eu excluiria da lista para iniciantes o buxinho. Eu nunca tive um, mas tenho uma amiga muito experiente que tem verdadeiro pavor dessa "planta temperamental que morre do nada"...rsrs
Contudo vale a tentativa!!!!!!!!
Forte abraço, paciência e sucesso!!!!!
EnfBreno25/07/2011 22:18
Obrigado a todos, acho que vou dar inicio com Ficus, já que na minha cidade tem várias arvores dessa especie, acredito que seja mais facil encontra-la. Em breve mostro o meu futuro trabalho.
Thiago Batista25/07/2011 22:19
A não.
O buxinho é muito fácil de se manter. Ele só precisa de sol e não pode ser desfolhado totalmente. Pelo menos com os meus, eu nunca tive problemas, a pesar de que eu nunca tive cuidados especiais com eles. Aceitam bem a aramação, sem grandes problemas.

Acho que ela está sendo injusta com essa espécie tão fácil de cuidar.

hehehe.

Abraços.
Elio26/07/2011 13:59
O problema do Buxus é que o crescimento é lento. Claro, além do fato de nao poder desfolhar totalmente, mas é uma espécie resistente.

abraço
stokmann26/07/2011 16:42
Eu recomendaria uma espécie nativa da sua região, que o pessoal cultiva como bonsai com sucesso.
Nikkei 10026/07/2011 17:03
Particularmente recomendo ficus e Primavera. Crescimento rápido, resistentes, boa resposta a intervenções.
SEKI - Elio Luis Secchi27/07/2011 21:37
Gostaria de acrescentar talvez a mais fácil e resistente planta para se trabalhar: o ligustro. Tem resposta muito rápida às intervenções, aceita podas drásticas, não requer muito critério de adubação, nem de regas, aliás é uma planta bastante resistente à falta de água, se renovando muito rapidamente assim que voltar a ser regada. enfim, me parece a planta perfeita para inciantes...
abraço
EnfBreno27/07/2011 21:51
Elio Luis Secchi escreveu:
Gostaria de acrescentar talvez a mais fácil e resistente planta para se trabalhar: o ligustro. Tem resposta muito rápida às intervenções, aceita podas drásticas, não requer muito critério de adubação, nem de regas, aliás é uma planta bastante resistente à falta de água, se renovando muito rapidamente assim que voltar a ser regada. enfim, me parece a planta perfeita para inciantes...
abraço

Obrigado pela dica!
Thiago Batista28/07/2011 10:05
Boa, Elio.

Eu havia me esquecido dessa. hehehe.

Agora fica a dica para o EnfBreno e os outros iniciantes, que como eu, ficaram na dúvida sobre qual espécie escolher para iniciar os trabalhos na arte do bonsai.

Um abraço a todos.
edson060528/07/2011 20:33
Opa!!
Não pode faltar a Serissa!
E as nossas excelentes nativas: Jabuticabeira e Pitangueira!

Edson.
Thiago Batista28/07/2011 20:57
Opa, é verdade.

Aqui vão as fotos, não implicitando que ninguém aqui seja incapaz de pesquisar, mas é bom ilustrar o nosso pensamento para facilitar. hehehe

Ligustro:

Serissa:

Pitangueira:

Jabuticabeira:

Se alguma dessas fotos tiver direitos autorais, não me processem por favor! (risos)

Um abraço a todos.
EnfBreno28/07/2011 22:05
Sou fã da amoreira, será que para um iniciante daria certo?

Apesar que fiz uma estaquia de Pingo de Ouro, pois acho perfeitas as folhas.
Andre Antoniazzi29/07/2011 08:35
Iniciante
OLa EnfBreno,tambem sou iniciante cultivo a mais ou menos um ano e meio e estou trabalhando em uma amoreira fora minhas durantas(pingo douro)sao plantas de facil trabalho e respondem rapido somente tem que cuidar ao trabalhar os galhos pois sao muito tenros e quebram facil estes sao munhas dificuldades no começo de trabalhar com estas plantas fora isso sao otimas.Quando começar a mexer nelas nao deixe de postar fotos pra pudermos dar uma olhada em seu material.
Abraços
EnfBreno29/07/2011 10:14
Re: Iniciante
Andre Antoniazzi escreveu:
OLa EnfBreno,tambem sou iniciante cultivo a mais ou menos um ano e meio e estou trabalhando em uma amoreira fora minhas durantas(pingo douro)sao plantas de facil trabalho e respondem rapido somente tem que cuidar ao trabalhar os galhos pois sao muito tenros e quebram facil estes sao munhas dificuldades no começo de trabalhar com estas plantas fora isso sao otimas.Quando começar a mexer nelas nao deixe de postar fotos pra pudermos dar uma olhada em seu material.
Abraços

Oi Andre, obrigado pela dica. Comecei a fazer uma estaquia de pingo de ouro, pois acho bastante bonita as folhas dessa especie.

Link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18695
Ricardo Guarido29/07/2011 10:29
Enfbreno, bom dia!

Como você, também sou iniciante nesta maravilhosa arte! Aqui na minha cidade tenho a oportunidade de contar com um viveiro especializado em bonsai (Bonsai House - Bauru), onde posso tirar grandes dúvidas com exemplos práticos, e me orientar sempre. Aconselho as plantas que os colegas já citaram, e te aconselho, caso possível encontrar um clube ou uma associação ai na sua cidade ou nas proximidades, para que como eu, faça um curso presencial, conhecendo mais as espécies, seus cuidados e suas técnicas de cultivo. Garanto que é um investimento que a looooonnnnnnnngo prazo só lhe trará felicidade!

Sucesso com suas novas aquisições, e não deixe de postar perguntando pra aprender, e com isso, ajudando também outros, que lerão seus tópicos e com você aprenderão!

Abraços!

Do amigo, Ricardo.
EnfBreno29/07/2011 13:44
Ricardo Guarido escreveu:
Enfbreno, bom dia!

Como você, também sou iniciante nesta maravilhosa arte! Aqui na minha cidade tenho a oportunidade de contar com um viveiro especializado em bonsai (Bonsai House - Bauru), onde posso tirar grandes dúvidas com exemplos práticos, e me orientar sempre. Aconselho as plantas que os colegas já citaram, e te aconselho, caso possível encontrar um clube ou uma associação ai na sua cidade ou nas proximidades, para que como eu, faça um curso presencial, conhecendo mais as espécies, seus cuidados e suas técnicas de cultivo. Garanto que é um investimento que a looooonnnnnnnngo prazo só lhe trará felicidade!

Sucesso com suas novas aquisições, e não deixe de postar perguntando pra aprender, e com isso, ajudando também outros, que lerão seus tópicos e com você aprenderão!

Abraços!

Do amigo, Ricardo.

Obrigado Ricardo, bela dica. Uma pena que aqui é muito complicado, por ser uma cidade de mais ou menos 90 mil habitantes. Vejo muito em capital, cidade pequena é raro ter a arte do bonsai. Mas obrigado!
edson060531/07/2011 13:15
EnfBreno,
o começo é sempre difícil; mas antes sem o advento da Internet era pior pois a informação não estava tão disponível. A sua cidade é parecida com a minha, ~100.000 habitantes. Certamente há entre essas pessoas vários praticantes de bonsai que o fazem de forma independente e auto-didata. É preciso divulgar o seu interesse a começar por seus amigos, familiares, etc...
Quanto às fotos postadas pelo Thiago, algumas observações:

- A primeira foto trata-se de uma planta conhecida por Ligustrinho. Não é o Ligustro a que se referiu o amigo Elio. Eu mesmo perdi dois exemplares do Ligustrinho que morreram do nada...

- A Serissa mostrada na foto é uma Serissa Variegata e não a Serissa Chinesa. A variegata que tenho tem crescimento mais lento que a chinesa...

Qualquer enganos os amigos podem corrigir/complementar...

Edson.

PS - Mesmo divulgando ainda não consegui encontrar muitos parceiros para fazer bonsai aqui na minha cidade...
Nikkei 10031/07/2011 16:59
Uma dica invertida: não aconselho iniciar com nenhum tipo de pinheiro/ Juniperus. Requer um pouco mais de conhecimento...
Guilherme Luz01/08/2011 14:58
Na minha opinião acho que deveria começar com a Leucena, sem dúvida é uma das melhores especies para se começar.

Ela é super resistente ao calor e aguenta podas drasticas e "barberagens" dos iniciantes.

E alem disso tudo é bonita e se desenvolve rápido.

Mas se vc quizer um frutifera tenta fazer um de acerola, tenho certeza que vai se dar bem.
Thiago Batista01/08/2011 17:48
Opa, edson0605, desculpa pelos equívocos. Na verdade, eu postei fotos que encontrei no google, sem verificar a confiabilidade das informações.
Você poderia postar fotos certas das espécies citadas?

Um abraço.
edson060501/08/2011 20:29
Thiago,
não há de que se desculpar, na verdade as informações não estão de todo erradas, pois as duas fotos se referem a Serissa e Ligustro; apenas a variedade é diferente...

Quanto às imagens, vou prestigiar os companheiros do Fórum... Para a Serissa chinesa, Diego Santana:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=173063
12