Soraia26/07/2011 16:33
Um estilo para a minha Érica.....
Que estilos do bonsai vcs me sugerem para essa Érica????
....Pensei em varrido pelo vento e semi cascata... Eu queria em vassoura (hokidachi) mesmo mas esse tronco em "V" me atrapalhou... Eu queria estilizá-la aproveitando o que puder dela hj, pois se tiver que transformá-la totalmente com podas e mudanças drásticas acho que poderia ter qualquer estilo não???!! Mas como sou principiante temnho medo de tentar isso.....
Em que época poderia fazer essas tentativas de estilo, já que a Érica está quase todo o tempo florida, exceto no Inverno, se não me engano!!!
Fotos:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.229709180402662.62093.100000907461406
Obrigada
Diego PG26/07/2011 16:50
As fotos estão bloqueadas, tenta colocar em um servidor para facilitar a visualização.
Valeu!
RCasagrande26/07/2011 17:03
Felipe Lembi03/01/2012 00:05
Olá,
A análize será a partir da ultima foto que tu tens postada, eu iria cortar um dos galhos da bifurcação, acho que o da esquerda, dai ela teria uma movimentação mais interessante, no próximo transplante a posicionaria de maneira que o ápice ficasse alinhado com o nebari, e faria o metodo mamadeira(tem alguns artigos publicados no site), para ganhar maior diametro no tronco, e mais opçoes de novos galhos. Também iria aramar o tronco dando mais movimentação ainda.
O seu Bonsai precisa de cuidados, mas respeite o seu ritmo natural de crescimento. Necessita de ser podado, regado e exposto ao sol, mas não o faça exageradamente, com pressa que ele se desenvolva, porque isso fará com que ele seque.
Abraço Felipe Ernesto Lembi
Anderson Neuhaus03/01/2012 11:12
No seu lugar só colocaria em um vaso menor esta perfeita ao meu ver!
Mateus03/01/2012 13:46
Concordo com o Anderson...ela está linda e só precisa de um vaso com tamanho proporcional a ela.
paulo.go03/01/2012 16:29
Um vaso com tamanho proporcional dará outra vida ao seu bonsai.
edson060503/01/2012 18:30
Soraia,
a Érica japonesa não é mesmo de engrossar o tronco; pelo menos os trabalhos que tenho visto com esta espécie tem troncos esguios.
Con siderando a segunda foto como frente, se minha fosse apenas a colocaria em um vaso menor e dava uma "capinada" nesta graminha.
Abraço.
Edson.
ROGÉRIO DIAS03/01/2012 18:37
É
ELA JÁ É HOKIDASHI(VASSOURA)O VASO LEGAL PRA ESSE ESTILO,,,É REDONDO OU OVAL.ESSA GRAMINHA SE ALIMENTA DE PARTE DO ALIMENTO DESTINADO A PLANTA.PELO TAMANHO DELA ACHO QUE UM VASO DE UNS 5 OU 6 CENTÍMETROS DE CIRCUNFERÊNCIA E 4 DE ALTURA SERIA IDEAL.
Thiago Batista04/01/2012 00:15
Cara, para mim também me parece ótima assim. Um lindo hokidashi.
No entanto, se minha fosse, observando a segunda foto, eu podaria esse galho que sai quase na horizontal à esquerda (bifurcação de cima à esquerda) , que me parece estar dando a impressão de conicidade invertida.
Após isso, tracionaria o outro galho da bifurcação, em direção à esquerda, para abrir um pouco mais a copa.
No mais, é partir para a nova densificação da copa, com a seleção das ramificações secundárias e terciárias e, após isso, escolher um vaso que se adeque ao estilo.
Um abraço.