Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FERIAS DE FIM DE ANO

ANDRADE09/12/2005 12:38
FERIAS DE FIM DE ANO
AMIGOS

GOSTARIA QUE ALGUEM AJUDACE EM UM DILEMA QUE ENFRENTO NAS FERIAS ,JA QUE NÃO POSSUO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO!
O QUE FAZER PARA QUE AS PLANTAS NÃO SOFRAM A FALTA DE AGUA
POIS É MUITO CALOR E AS PLANTAS PERDEM MUITA UMIDADE
E SE NÃO MOLHAR!!

SE ALGUEM TIVER ALGUMA IDEIA DE EMERGENCIA POR FAVOR COMPARTILHE.

EM BREVE ESTAREI MONTANDO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO HEHE 😂 😉 😢
Elio10/12/2005 15:10
Amigo Andrade !

Use o sistema MOLECULAR !!..........................contrate um moleque para regá-las diariamente.................rs!
Fábio10/12/2005 15:47
.
Acho que o sistema MOLECULAR é mais eficiente do que o de irrigação automático hein... 😉
Angela Fernandes10/12/2005 22:48
Oi Andrade !!!! 😂 😂 😂

Sem brincadeirinhas, pois sou uma anciã séria ❗ ❗ ❗

O Elio...........

O sistema de irrigação que existe no mercado é super eficiente, não resta dúvidas................ MAS O SISTEMA MOLECULAR QUE VOCÊ INDICA É O MELHORRRRRRRRRRRR - hihihihi.

Adorei o nome e vou usá-lo a partir de agora...........

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
bergson11/12/2005 00:33
Andrade,

Utilize um garrafa pet de 02 litros, com pequenos furos na tampa.
Faça um teste de quanto tempo dura e verifique se suprirá a necessidade da planta.

[]s

Bergson
Rafael Grecca11/12/2005 15:26
Acho o sistema molecular muito mais eficiente do q qualquer outro!!!!!!!
ANDRADE14/12/2005 12:05
ola pessoal

esrte sistema molecular e muito doido so que moro no interior e nao disponho de nenhuma molecula rsrsrsr

bergson achei muito legal sua ideia brigado pela ajuda.

angela brigaduuuuu pelo soft achei o maximo. so tenho uma pergunta ?
ele comesa a catalogar os codigos apartir de 9999.
nao tem como zerar???
jackson14/12/2005 22:01
Andrade,

Além do sistema "molecular", vc pode fazer um sistema de irrigação que está neste site do Sr. Mário. Eu fiz e está dando certo desde março deste ano, entre na página, .http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html, depois clique em sistema de irrigação. É ótima matéria
Angela Fernandes14/12/2005 23:47
Oi Andrade !!!! 😂 😂 😂

Foi com prazer que lhe enviei o cd com o soft !!! 😄 😄 😄
Que bom que você o recebeu !!!! 😄 😄 😄

Infelizmente também tentei zerar o catálogo e não consegui, será que o Leandro - acho que foi ele quem fez, será que estou errada com o nome ??? - sabe nos responder ?????????

Abraços

Marco Nascimento15/12/2005 05:44
Andrade, o melhor sistema de rega pra garantir que vc ainda vai ter algum bonsai vivo no final das suas férias, é não viajando... (risos)
Um abração.
Ivo15/12/2005 09:38
Prezados amigos,
O "sistema molecular" é muito eficiente, mas antes de contratar ensine à "molécula" como se rega, pois o risco de abrir buracos no substrato com esguichos de mangueira é muito grande. Também vale a pena deixar uma lista para a "molécula" indicando quais espécies e/ou exemplares precisam de mais ou menos água.
Mas há ainda outro método, a IRRIGAÇÃO ESPAGUETE, muito eficiente se sua coleção for pequena, embora seja possível multiplicar os ítens citados; é assim:

*Material necessário:
1) tambor de água (se a viagem for curta ou se for apenas dois ou três exemplares, um balde pode servir);
2) mangueirinhas para bomba de aquário, nas medidas necessárias (depende da distância entre o tambor e os vasos); estas mangueiras custam pouco e podem ser encontradas facilmente em petshops, onde são vendidas por metro; o nome "espaguete" é por causa destas mangueirinhas;
3) pedaços de espuma ou colchão de espuma velho.

*Modo de uso:
1)Encha o tambor ou balde com água e deixe preferencilamente em local sombreado, para ficar fresca; também vale a pena cobrir, para evitar larvas de pernilongos ou evaporação excessiva;
2) Regue abundantemente o vaso, corte pedaços da espuma e encharque-os com água; cave um buraco no susbtrato e introduza a espuma encharcada;
3) Introduza a mangueirinha no balde, chupe a água e, quando a mangueira estiver cheia, introduza a outra ponta na espuma; enquanto a planta não necessitar, a água permanecerá parada, sendo liberada aos poucos.

ATENÇÃO!
1) Este método só funciona bem se a esponja e o vaso, inicialmente, forem encharcados;
2) O tambor ou balde precisa estar em um plano superior ao dos vasos;
3) Como este método satura o vaso de água SÓ DEVE SER USADO POR CURTO TEMPO e nas condições emergenciais que são o tema deste tópico.

Um abraço!
Ivo
ANDRADE15/12/2005 12:11
GRANDE IVO.

OBRIGADA VAI SER DE GRANDE AJUDA JA QUE NAO TENHO MUITOS EXEMPLARES EM BANDEJAS.

VAI SER MAIS FACIL QUE A MOLECULAR.

TE+
Angela Fernandes15/12/2005 12:53
Oi Andrade !!!!! 😂 😂 😂

A sugestão do amigo Ivo é super prática, acho que vale a pena tentar esta nova sugestão.

A melhor coisa a fazer é imediatamente, Andrade, ir fazendo os testes.

Abraços

ANDRADE15/12/2005 13:00
´´E ISSO AI AMIGA .
VOU FAZER UM TESTE PARA VER COM VAI DAR.