Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Após o alporque?

djemys26/07/2011 19:20
Após o alporque?
Ai galera to precisando de vcs, fiz um alporque de uma arvore que fica do lado de fora do condomínio onde moro que ainda não sei o nome mas futuramente colocarei fotos dela só sei que é um tipo de acácia.

A minha pergunta é como posso proceder depois de feito o alporque a respeito da brotação, a algo que eu possa fazer para a planta brotar mais ou uniforme? O motivo da pergunta e por que o broto de baixo estar crescendo muito mais do que os outros dois que apareceram que estão muito lentos, estar mais ou menos como tentei mostrar na foto. Valeu abraço...

SEKI - Elio Luis Secchi26/07/2011 21:07
djemys, pelo que entendi, a foto é apenas uma ilustração, mas você tirou os galhos acima do alporque como na ilustração?
A questão da planta brotar mais abaixo do alporque é bem natural, afinal foio interrompido ali o fluxo de seiva e a planta automaticamente brota neste ponto, como se ali tivesse sido podado, cortado.
Agora, se não ficaram folhas acima do alporque o enraizamento será prejudicado porque a planta precisa das folhas para no fluxo inverso ter seiva elaborada que ajudará no enraizamento. O fato dos brotos acima estarem saindo menos fortes é porque o fluxo de seiva foi cortado...
abraço
djemys26/07/2011 22:04
Elio esse alporque que fiz foi bem ousado, é de um canteiro de arvores que tem fora do condomínio como já foi dito então avistei esse galho na arvore subi e fiz o alporque por isso que tive de serra o galho que era mais ou menos uns 2 metros entende? Por isso que estou meio perdido por que nunca tinha feito isso e não sei como proceder depois do alporque feito dessa forma... Valeuzão por sua ajuda. Se vc souber de mais algo que possa me ajudar fico muito agradecido abraço
MarcoBonsaiPoa26/07/2011 22:09
Não sei se brotará!Quando fizer alporque de novo, efetue a poda e espere por brotações antes , ou não pode o galho, deixe-o inteiro, isto facilitará o enraizamento, após o enraizamento, quando serrar o alporque, poderá fazer a poda de redução, pois já terá raízes e energia armazenada pra responder.abç
SEKI - Elio Luis Secchi27/07/2011 21:21
O Marco deu a dica certa. Deveria ter podado, deixado brotar e somente depois fazer o alporque. Agora, é torcer. Caso não dê certo, e como está brotando abaixo do alporque, poderá no futuro fazer outro alporque abaixo desta brotação que ora está saindo... terá assim mais chances de sucesso...
abraço
Aldair J M de Oliveira27/07/2011 23:33
Olá djemys!! Do jeito que vc postou da a entender que se trata de uma estarquia e não de uma alporquia. Se realmente se trata de uma estaca os brotos são sinais de que a estaca esta pegando, mas se for um alporque vc pode ter colocado em risco sua muda, ela ainda estava sensivel e a seiva elaborada que alimenta as raizes foi interompida, uma vez que esta seiva é produzida pela fotosintese realizada nas folhas, mesmo assim vamos esperar o resultado, as vezes as plantas reagem de uma forma inesperada, boa sorte.
djemys03/08/2011 19:18
Galera, não é uma estaca e sim o resultado de um alporque que fiz no galho de uma arvore. Ai esta uma fato da brotação que estar uma beleza... Obrigado a todos.