Estaca de Primavera Roxa - OREMOS!
Ricardo Guarido27/07/2011 13:57
Estaca de Primavera Roxa - OREMOS!
Olá colegas foristas, boa tarde.
Voltando do almoço de ontem, avisto uma casa em que estão podando uma Primavera Roxa. Pensei comigo, boa oportunidade pra pegar umas estacas, mesmo não sendo a melhor época. Quando chego lá, me deparei com uma planta num porte fantástico, e que o destino dos galhos seria carvão! Fui lá e peguei uma estaquinha pra mim..hehe....Sai de lá e passei na Bonsai House, espalhar a notícia para que os colegas daqui pudessem ir coletar estacas lá também!
Me orientei com o amigo Nickyfury, via MP, e plantei a estaca numa bacia perfurada (por hora só está perfura por baixo, mas ainda perfurarei a lateral hoje no fim da tarde), com pasta selante no corte que está enterrado (e não é que o corte acabou com toda a minha pasta!!!), e ainda me falta protejer com pasta cicatrizante os cortes de cima (terei que ir comprar mais hoje!). Plantada em bacia grande, caco de telha por baixo, e areia grossa somente. Fiz uma "ancoragem" na planta, com cordinha de seda, pra garantir sua estabilização na bacia. Agora é cuidar da rega, sol somente pela manhã, ORAR MUITO e ter MUITA PACIÊNCIA! Aos amigos, deixo abaixo as fotos para apreciação, e se a estaca der sinal de vida, posto aqui para todos!
OREMOS!
Do amigo, Ricardo.
Ancoragem
Já na bacia
Vista superior
Escala - Garrafa de cerveja de 600 ml
Detalhe do tronco
Comentem, orem!!!
Do amigo, Ricardo.
EZEQUIEL JUNIOR27/07/2011 14:06
Moço... vc ainda chama de estaca?
E a planta? Vão arrancar? Por que não pega ela também...
Ricardo Guarido27/07/2011 14:08
Ezequiel Junior, boa tarde.
Chamo de estaca, pois veio sem raízes! A planta crescia quase encostada num muro, e já estava toda cortada, esta é a base dela, a parte mais próxima do enraizamento, que só foi condenado a golpes de machado e moto serra e enterrado pra concretagem!
Do amigo, Ricardo.
RCasagrande27/07/2011 15:12
NOSSA Q ''PEQUENA'' ESTACA.....RSRSRSRSRS 😲 😲
ESSA EU VO ACOMPANHAR... 😉
ABRAÇOS...
Nato27/07/2011 18:13
Colega, uma dúvida: passando pasta cicatrizante na parte enterrada não vai atrapalhar no surgimento de raízes?
Ricardo Guarido27/07/2011 18:16
Rcasagrande, acompanhe! Havendo resposta da estaquia, posto aqui!
Nato, passei apenas no corte, protegendo a madeira exposta! Desta forma é que fui orientado pelos colegas experiêntes! Fiz isso em outras duas e deu certo, mas nada neste calibre.
Do amigo, Ricardo.
Pedro Catarin27/07/2011 18:17
A palavra que eu gostaria de dizer agora é proibida no fórum... 😂
Chama ela de "toco", mais fácil! 😂
Abraços!
djemys27/07/2011 18:18
Caraca vei que monstro.... 😮
djemys27/07/2011 18:18
Quero acompanhar a evolução desse monstro....
nickyfury27/07/2011 19:58
bonsai
Ricardo, a titulo comparativo, veja o material que o bonsaista goiano Elisvan(Bonsai Gyn) obteve há algum tempo atrás. Devidamente recuperada, com uma ótima brotação, os galhos bem distribuidos, ela floriu que foi uma maravilha, sendo então explorada pelo bonsaista Ronan (AGB), que iniciou um trabalho de shari, de cima para baixo:
Pelo tamanho e altura da bacia é possível mensurar o gigantismo da planta. Mas para reforçar, veja uma imagem em que apareço (camiseta laranja) ao lado do bonsaista/forista Otoniel e o bonsaista Hans (da Holanda) tendo a planta ao centro:
Seguindo uma boa orientação, com um cultivo adequado dentro das dicas que passei a voce, em breve veremos a sua da mesma maneira, senão até melhor. 😉
Angela Fernandes27/07/2011 20:02
Parabéns pela planta.
Vai ficar show de bola.
Sucesso total !!!!!!!!!!!!
Ricardo Guarido28/07/2011 10:11
Pedro - hehehe...até fiquei curioso sobre o que comentaria, e que não pode falar....rs...Abraços!
Djemys - Acompanhe, opine, ORE!!!
Abraços!
Nickyfury - Agora "sei" quem você é! Como as fotos ajudam! Fantástica a planta postada, aliás o colega sempre consegue nos ajudar com exemplos práticos de plantas bem parecidas das que solicitamos ajuda! To contemplando as fotos postadas pelo amigo....e sigo sonhando....
Muito obrigado e forte abraço!
Dona Angela! Minha madrinha querida!
Ah, como quero que esta estaca se recupere e rebrote, emitindo raízes, para que possamos juntos escolher um bom caminho para ela! Acompanhe sempre, opine e ajude! (vale até dar uma rezadinha pra ajudar...hehehe)
Beijo no coração!
Do amigo, Ricardo.
Filipe Henrique28/07/2011 11:13
opah
torcendo pelo sucesso brother!!
Não vamos contar só com a sorte né.... mas verifique com alguem que tenha mais experiencia se os proximos comentarios são validos:
Uma estufa com plastico pra proteger do frio calha?
Sei que não se pode deixar a planta no sol se estiver dentro dessa estufa.
materia completa:
http://arte108.forumeiros.com/t234-pitecolobium-femea
abraços
Rafael Salviano28/07/2011 12:26
Ricardo Guarido escreveu:
Pedro - hehehe...até fiquei curioso sobre o que comentaria, e que não pode falar....rs...Abraços!
Djemys - Acompanhe, opine, ORE!!!
Abraços!
Nickyfury - Agora "sei" quem você é! Como as fotos ajudam! Fantástica a planta postada, aliás o colega sempre consegue nos ajudar com exemplos práticos de plantas bem parecidas das que solicitamos ajuda! To contemplando as fotos postadas pelo amigo....e sigo sonhando....
Muito obrigado e forte abraço!
Dona Angela! Minha madrinha querida!
Ah, como quero que esta estaca se recupere e rebrote, emitindo raízes, para que possamos juntos escolher um bom caminho para ela! Acompanhe sempre, opine e ajude! (vale até dar uma rezadinha pra ajudar...hehehe)
Beijo no coração!
Do amigo, Ricardo.
Fala Irmão.
Coletei uma estaca gigante na mesma situação.
Amanha tirarei fotos e postarei, mas já identifiquei um problema, não passei a pasta selante por baixo. Será que vão apodrecer?
Os outros procedimentos fiz como vc.
Abraço.
Ricardo Guarido28/07/2011 13:53
Filipi, boa tarde!
Obrigado da ajuda! Quanto a estufa, fiz outras duas estacas de primavera a algum tempo atrás, mas nada nesta bitola, e não fiz estufa, penso que pode reter demais a umidade na estaca, e tenho medo de apodrecimento...será?
Mas está no sol pela manhã, e com sombra no resto do período, agora é só torcer!!!
Abração!
Rafael Salviano, boa tarde!
Fiz desta forma seguindo as orientações do nobre amigo Nickyfury, que me ensinou que o corte enterrado deve ser preservado com a pasta selante, e na falta da mesma podemos aplicar Durepox, evitando assim o encharcamento e o apodrecimento da madeira, haja visto que o corte promove uma abertura da parte viva da madeira. O selante também evita a perca de umidade que a planta precisa para se recompor.
Abraço!
OREMOS!!!!! 😲
Edmilson Junior28/07/2011 18:26
Quero fazer aquí uma correção, o amigo Nick citou uma bouganvilea , porém ela não é de propriedade do bonsaista Elisvan que é um grande amigo meu, essa planta eu adquirí após um carro ter colidido e a danificado. A prefeitura veio e cortou deixando esse toco solto, quando ví, não pensei duas vezes levei ferramentas para extraí-las porém não precisou só fiz um pouco de força e a levei pra casa. Nela havia pouquíssimas raizes, a plantei messa bacia somente com areia grossa a pouco mais de 2 anos. Desde logo iniciei o trabalho de condução dos galhos, pois, por mais que eu os deixe engrossar nunca alcançarão uma espessura harmônica com o tronco. Hoje, o amigo Ronan está trabalhando a madeira morta e nesta primavera pretendo trocá-la de recipiente colocando um substrato melhor. Essa floração foi a primeira desde que iniciei o trabalho com ela. Tenho também uma aceroleira que também está na casa do Ronan, porém esta é fruto de um yamadori bem sucedido em que o amigo Elisvan me presenteou no natal de 2009.
Abraço!!!
José Reinaldo28/07/2011 20:42
Parabens Ricardo Guarido.
Cara eu sempre pensei se era possivel um galho ou tronco com essa espessura "pegar" de verdade, ou seja se ele realmente enraizaria.
Pelo que postou o nickyfury, não resta dúvidas, que dá certo sim, aliais eu sempre imaginei o nickfury bem diferente, tipo um japinha bem baixinho, tipo monge mesmo. 😉
Conta o que é precisso para dá certo uma estarquia assim, tão grande: é preciso por enraizador? etc...
Oremos para seu trabalho dê resultados.... 😄
Nato28/07/2011 20:51
Sobre a pasta cicatrizante, você passa em todo corte do tronco ,do mesmo modo como é feito na parte de cima?
Desse modo, as raízes nascem então na parte lateral do tronco enterrado, não na inferior?
Filipe Henrique28/07/2011 21:07
Ricardo Guarido,
É brother, risco de apodrecimento do tronco realmente cresce nesse esquema. Na verdade minha ideia seria mais pra ver se alguem que já usou essa tecnica dava um parecer positivo ou negativo nesta sutuação, eu mesmo nuca usei ela!
Quanto ao sol, O amigo nick afirma ter bons resultados mantendo estacas e mudas recem transplantadas diretamente no sol. A resalva que fiz é especificamente no caso de se usar a estufa.
estou torcendo pelo sucesso da estaquinha 😲 😲 rs
grande abraços e boa sorte!
Ricardo Guarido29/07/2011 09:23
Edmilson Junior: Obrigado da informação! O colega teria fotos atuais da planta para postar aqui? Gostaria muito de ver!
Abraço!
José Reinaldo: Estou torcendo para que ela se recupere, também não tenho idéia se ela irá rebrotar, não usei nenhum tipo de enraizante!
Abraço!
Nato: Justamente! Passamos pasta selante no corte e as novas raízes nascem na lateral. Neste caso, se por ventura elas surgirem, já terão um crescimento e uma formação lateral, formando assim um nebari mais radial.
Abraço!
Filipi: Por enquanto ela está no sol das 7:00 horas até as 10:00 horas, só sol da manhã mesmo! Passados os 45 dias de "resguardo" da estaca, ela irá a sol pleno, se na ocasião os colegas julgarem ser o melhor caminho! Aguardemos a resposta da planta, e OREMOS!
Abraço!
Do amigo, Ricardo.
Edmilson Junior29/07/2011 11:21
José Reinaldo: no caso dessa planta minha que o Nick postou fotos é a parte da base da planta onde haviam algumas poucas raízes, todavia, comumente nos deparamos com material dessa espessura e sem dúvida alguma elas enraízam muito bem e para melhor dar certo seria interessante utilizar- se de algum hormônio que contribuirá e muito no processo de enraizamento, além de plantá- la em areia grossa. Eu costumo colocá- las em local com meia sombra onde estejam protegidas dos sol nos horários mais quentes do dia.
Nato: eu nunca utilizei pasta cicatrizante na parte de baixo, por isso sou suspeito para falar. Mas se tratando do local do enraizamento, as raízes nascem sim na parte lateral do tronco e não na inferior como muitos pensam.
Ricardo Guarido: Essas fotos postadas são bem recentes, levei essas plantas para casa do amigo Ronan, acho que no início desse mês, pouco antes de acontecer esse encontro e as fotos serem tiradas. O Ronan está trabalhando a medeira morta e tirando fotos, logo abro um novo tópico para postar todas. Sua planta irá sim rebrotar e resultará em um belo bonsai. uma consideração que faço é para ter cuidado e não se precipitar em querer trabalhá- la logo, pois a brotação virá antes de surgirem raízes e quando surgem elas são bem frágeis e quebram com facilidade.
Sucesso com sua planta, estarei daqui torcendo!
Abraço!!!
Abraço a todos e sucesso nessa empreitada!
Ricardo Guarido29/07/2011 12:17
Edmilson Junior, obrigado por me responder! Disponibilize pra gente o link quando postar as fotos! Pode postar o link aqui, desde já agradeço e fico no aguardo. Fico feliz pelos votos de sucesso na minha empreitada, e havendo o mesmo, volto aqui e posto fotos, para com o auxílio de todos, escolhermos o melhor caminho, bem como as épocas para cada procedimento. Fique tranquilo que aguardarei a correta recuperação e estabilização da planta, e só em seguida inciarei os procedimentos.
Agora é aguardar, não descuidar de nada e ver se a planta responderá positivamente aos processos!
Abraço do amigo Ricardo.
Otoniel Santos29/07/2011 12:43
Re: bonsai
realmente muito linda !!! acompanhando e torcendo pelo seu suceso também!!!
Ricardo Guarido29/07/2011 13:00
Otoniel Santos, que bom que gostou!
É de Barreiras, Bahia? Tenho um grande amigo que mora por ai, mas não da arte do Bonsai, amigo que fiz faculdade por aqui, e moramos em república juntos por uns 6 anos...Chama-se Mariel Dornelles, Conhece? Filho do Sr. Dirceu...
Vai que conhece...sei que ele volta e meia vem pra cá, pra visitar os amigos que deixou por aqui, e se conhecer, ou se calhar, podemos através dele, trocar sementes, mudas ou o que for abundante na região de um e escasso na do outro!
Abraço do amigo Ricardo.
Otoniel Santos29/07/2011 13:07
Grande ricardo!! infelismente não o conheço pois moro aqui a seis anos só e viajo muito mas gostaria de conhecê-lo sim...!!!