Kaue Kabrera28/07/2011 18:29
Adubo tem validade?
Amigos e Bonsaistas
Estava preparando mais uma dose de adubo p/ minhas plantinhas quando reparei q meu Peters 10-45-10 estava vencido ha pelo menos 3 meses, devo acreditar e jogar meio kilo de peters fora ou posso continuar usando normalmente??
salve
Kaue Kabrera
RCasagrande28/07/2011 18:37
OLA KAUE...
EU ACREDITO Q VC POSSA CONTINUAR USANDO... 🙄
NUNCA TINHA REPARADO EM VALIDADE DE ADUBOS, AXO Q PQ NUNCA DEU TEMPO DELES VENCER...RSRSRSRS 😂
VAMOS ESPERAR....
ABRAÇOS...
Ricardo Loriggio28/07/2011 19:34
É normal ele perder o nitrogenio da fórmula, ele evapora... mas o resto perde muito pouco....
RCasagrande28/07/2011 19:42
MAS SE ELE TIVER NUM LOCAL FRESCO E AREJADO E PROTEJIDO DA LUZ, E OU EM UM RECIPIENTE BEM FECHADO, NAO HA GRANDE PERDA DO NITROGENIO E NEM DOS OUTROS NUTRIENTES.... 😉
ASSIM EU APRENDI.... 😄
ABRAÇOS...
Ricardo Loriggio28/07/2011 21:07
O nitrogenio fica na forma gasosa dentro da embalagem... quando aberta ela escapa... porém quando está em uma embalagem hermética e lacrada ainda a perda é bem pouca, após aberta historia é outra....
RCasagrande28/07/2011 21:13
OKAY ENTENDI AGORA.... 😉
OBRIGADO.... 😄
Elio28/07/2011 22:00
Ricardo, e quando está na forma de sal, no Osmocote, por exemplo, como fica?
Abraço
Ricardo Loriggio28/07/2011 22:42
Nitrogenio é "meio instavel", digamos assim, ele se perde muito fácil tanto evaporando como lixiviando...
No caso de osmocote é uma proteção a mais diminuindo esta perda, bem como as outras perdas de nutrientes por diversos fatores como oxidação por exemplo.
Na "verdade verdadeira" mesmo, 😂 😂 😂 , o prazo de validade existe para dizer que após aquela data a empresa não pode mais garantir que a formulação do rótulo esteja no produto....
Quanto aos adubos nitrogenados mais normais, grânulos, a evaporação quando estocado de forma inadequada pode corresponder a perdas relativas.
Adubos vencidos podem ser usados sem problema... as vezes perdendo, na pior das hipóteses, 10% da carga total de nutrientes... desde que bem acondicionados....
Lembrando umidade acaba com o adubo...... ➡️ 😉
Alcides Junior29/07/2011 11:07
Muito esclarecedor Ricardo. Valeu.
Kaue Kabrera01/08/2011 16:07
Ricardo e os amigos.... muito obrigado pela aula
Abrss
Kaue Kabrera