Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

cerejeira e araça na pedra

eliseu malheiros29/07/2011 15:34
cerejeira e araça na pedra
Uma cerejeira e um araçá rosa numa pedra ha 15 anos hoje 29 julho 2011 coloquei-os numa bacia para engrossarem. Lavei as raízes e coloquei um substrato vegetal com areião. aguardaremos.

Uploaded with ImageShack.us

Ricardo Guarido29/07/2011 15:49
Rapaz, essa eu não entendi!

Você furou a pedra e colocou a planta transpassando a mesma? Qual a intenção disso? Fiquei muito curioso! Como chama-se esta técnica? Tem algum referencial de imagem pra postar de como quer que o trabalho fique pós realizado? E quando a planta engrossar, não irá ser estrangulada pela pedra?

Abraços do amigo Ricardo.
Mateus29/07/2011 15:54
Também fiquei confuso... 😂
Helio Mayer29/07/2011 16:47
Não vai estrangular as raízes quando engrossar?
EZEQUIEL JUNIOR29/07/2011 16:56
Nossa!!! Que técnica!!!
Elio29/07/2011 16:57
Eliseu, pode nos informar qual o objetivo dessa técnica? Fiquei curioso!!

abraço
Nikkei 10030/07/2011 09:33
Fiquei curioso também...sbre o objetivo final e também como conseguiu passar as rízes pelo furo, ou passou os galhos pelo furo?
eliseu malheiros30/07/2011 10:15
Meus amigos! Essas plantas são germinadas de sementes, quando ainda pequenas são passadas pelos furos dessas pedras. Eu não vi isso em lugar algum, Ja ocorreu de uma pitangueira estrangular, mas sem problemas ela frutifica igual. Nessas fotos há um pé de marmeleiro e um araçá rosa nessa pedra, parecida com um rim. É difícil furar essas pedras. Com broca de videa e furadeira de bancada e água. elas tem 15 anos. Pus numa bacia para engrossarem. Paciência e bonsai não faz mal a ninguém.

Otoniel Santos30/07/2011 12:52
Re: cerejeira e araça na pedra
Eliseu, já pensou em furar com folga prevendo justamente a fase em que a planta estiver mais velha?? sei não mas até quando esse furo vai dá conta, talvez um furo maior te daria mais tempo na fase adulta da planta.
É só uma opinião mas eu nunca tinha visto tal técnica!! muito legal!!!
EnfBreno30/07/2011 14:24
Nunca vi isso, mas é muito bonito!
eliseu malheiros30/07/2011 15:34
Re: cerejeira e araça na pedra
Meu amigo véio!
To pensando em ir numa pedreira onde tem pedras furadas para detonação com um furo bem maior. Furar essas pedras é uma "operação de guerra".
Isso funciona bem, vai ficar legal sim.
Meus camaradas eu gosto muito de desafios, tenho outras raridades em outros estilos também.
eliseu malheiros30/07/2011 15:35
muito obrigado prezado Breno
Um fraterno abraço
Filipe Henrique31/07/2011 00:18
BROTHER,

vc esta tentando fazer um bonsai no estilo raiz sobre pedra?

essa não é a maneira se for esse o objetivo, a menos que vc esta tendo em mente proceder algo parecido com essa postagem;
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=159619&sid=5117f058bfce8e4a8559b2bc5e587c4b

caso contrario, esse processo não vai dar bons resultados. E mesmo assim, vc teria que enterrar a pedra toda.

abraços
GuilaTeipel31/07/2011 22:02
boa noite pessoal.

eu cheguei a encontrar algo semelhante a tempos atras em um forum estrangeiro, se nao me engano.

tenho lembranca que nas fotos aparecia sendo usado mudas ja com certa espessura, pouco menor que o buraco, e feito um poda drastica, sendo atravessada no furo da pedra.

dei uma vasculhada agora, mas nao localizeis..

outra tecnica semelhante me parece ser chamada `ishisuki`

segue abaixo alguns links.

http://www.why-bonsai.com/bonsai_root_rock.html

http://darkermobius.wordpress.com/2009/08/14/ishisuki-growing-in-a-rock-bonsai-style/

http://www.infojardin.com/foro/showthread.php?t=185020
eliseu malheiros01/08/2011 10:15
Prezado Filipe. Não é meu interesse raiz sobre pedra nesse caso. porém é um estilo próprio devido eu não seguir escolas de produção de bonsai. Obrigado pela visita. Um fraterno abraço.
stokmann01/08/2011 11:28
Achei bem criativo.

Abraço,

Anderson
Diego Santana01/08/2011 12:07
AMigo infelizmente esta planta quando começar a engordar, vai morrer.......
Filipe Henrique01/08/2011 12:16
eliseu,

Sei que aqui não é o lugar do forum mais adequado para epxressar opniões sobre trabalhos, este espaço se destina a observação do trabalho do autor...

Eu particularmente nunca fiz curso de bonsai ou participei de escolas, mas acredito que deve-se buscar o maximo de naturalidade no resultado de um trabalho objetivando formar um bonsai. Nesse sentido, fiz o comentario mais no sentido de questionar o objetivo final do trabalho. E tomei a liberdade de tentar advinhar qual era o procedimento que vc pretendia fazer.

vlw brother

abraços
Nikkei 10001/08/2011 14:49
Achei um efeito decorativo bem interessante, mas será que se encaixa como um bonsai?
eliseu malheiros02/08/2011 09:28
Fique a vontade prezado amigo! Veja esse vacum (chal-chal), há 20 anos que faço a sinuosidade desse galho. Na verdade o caule principal será sacrificado para eu trabalhar o sinuoso, com dois ou mais alporques para nao perder o trabalho.

Gustavo Ribeiro08/08/2011 21:34
Esta tecnica e raiz SOB( embaixo) pedra .. muito preferem raiz SOBRE pedra.. e uma tecnica .. 😄 🙄 🙄

Abraços..
Anderson Neuhaus27/10/2011 23:37
Interessante!