Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O bom e velho transplante radical

Nuhumnaion09/12/2005 14:18
O bom e velho transplante radical
Galera, estou de volta com um receio.

Estou com um exemplar de buxinho em um vaso médio daqueles pretos, de plástico, e já ando "preparando o terreno" pra transformá-lo em bonsai.

o problema é que ele deve ter muita raiz (provavelmente deve ter tomado conta de todo o vaso) e estou com receio de transplantá-lo para a bandeja e matá-lo com o trauma.

Ele está sem adubo há 1 ano (quando comprei, adubei com NPK) e queria aproveitar o verão chegando para colocá-lo na bandeja e já fazer uma adubação.

não posso transplantar e adubar ao mesmo tempo, né?

mas esse problema é o de menos, o problema é o fator psicológico. já matei muita planta e agora tenho medo dessas mudanças muito radicais.

Devo podar as raízes sem medo? O buxus cresce lentamente, mas o meu aparenta muita saúde, apesar de ficar 100% do tempo na varanda do meu apartamento. Depois do transplante, eu vou colocá-lo na janela da varanda, que na prática bate a mesma quantidade de sol que na varanda, só que sem vento, chuva, e etc.
Illex09/12/2005 16:21
Re: O bom e velho transplante radical
Olá Nuhumnaion,

Cuidado amigo. Buxinhos sao meio complicados, ja que ele tem muita raiz, pelo tanto que voce disse e nunca sofreu poda das mesmas, nao deve passa-lo ainda para a bandeja, o que custa esperar mais um ou 2 anos? Pode cerca de 30% de suas raizes e deixe ele se recuperar em um substrato com bastante drenagem, e la pro ano que vem proceda nova poda de raizes. Apesar de ainda etarmos na Primavera, estamos muito proximos do Verão, entao se transplanta-lo agora sempre que notar q sua folhagem esta seca, borrife agua nela, principalmente na parte de baixo das folhas, que é onde obtem-se a maior camptação desta umidade. Sempre que transplantar, nao ponha no sol, deixe na sombra ou melhor, meia-sombra. Alguns mestres em Coniferas falam que estas gostam de ficar no sol após o transplante e é ate um pouco de verdade, porque pelos testes que fiz com algumas gostaram mesmo e se recuperaram mais rapidamente. Porem nao sei se esta regra se aplica a todas as plantas, creio que nao pois a evaporação nas folhas, a perda de umidade ocorrerá mais rapido em um Buxinho que em um Pinheiro-negro. Nao deve adubar tambem apos o transplante, espere de 15 dias a 2 meses, para efetuar a primeira adubação, pós transplante. Bem amigo é isso, qualquer outra duvida se puder ajudar, é so dizer. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Nuhumnaion09/12/2005 16:38
Certo, foi o que pensei. Então eu vou aproveitar agora esse fim de semana para fazer uma poda nas raízes dela, não muito radical.
tenho um vaso de cerâmica vazio ligeiramente menor que o vaso que ele está agora, vou passar o buxinho pra lá, por causa da temperatura, absorção de umidade... Porque esse vasinho de plástico preto, só violetas parecem gostar dele! ahahah... espero que ele adquira ainda mais vivacidade e saúde no vaso novo.
nesse ano que passou realmente notei que buxinhos são de crescimento bem lento, principalmente no começo, no dia que o comprei fui logo cortando as gemas de crescimento das folhas, ele demorou pacas pra reassumir as gemas e recomeçar a crescer!

junto com as raízes devo reduzir a quantidade de folhas também?
Illex09/12/2005 17:01
Olá Nuhumnaion,

Beleza amigo, muito boa sua escolha. Se der para retirar alguma parte das folhas é semrpe bem vindo, menos boca, menos comida, para se dar, melhor recuperação. Quanto ao vaso de ceramic, deixe-o uns 3 a 4 dias dentro da agua, caso contrario nao plante. Eles absorvem muita agua, e esse processo visa diminuir essa absorção. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Marco Nascimento10/12/2005 23:11
Nuhumnaion, concordo com o Ilex, cuidado ao podar as raízes do Buxinho...
Meu primeiro Buxinho estava em um balde e eu resolvi colocá-lo direto em um vaso de bonsai, o vaso era fundo, mas ao envasá-lo o Buxinho começou a secar vários galhos, o que acabou por deixá-lo todo desfigurado, perdeu mais da metade da copa, isso tem mais de 3 anos, até hoje não consegui encher sua copa como antes, o crescimento do Buchinho é muuuuito lento mesmo... Mais vale esperar um a dois anos, como o Ilex sugeriu que podar muito as raízes e ter que esperar muito mais que 2 anos pra formar uma nova copa...

Um abração.
Angela Fernandes11/12/2005 12:17
Oi NUHU.... !!!!!!! 😂 😂 😂

Êta nominho complicado !!!!! hihihihi

O Illex já disse tudo....- grande moderador - estou aqui porque quero sempre aprender.

Como já disse no forum várias vezes:
O BUXINHO NÃO GOSTA DE MIM E EU NÃO GOSTO DO BUXINHO.

Esta planta demora muuuuito a responder qualquer poda e de quando em vez... nos dá cada tombo.... que perdemos até o rumo.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Nuhumnaion18/12/2005 16:01
hehehehehe na dúvida, me chamem de Cauê que eu respondo também aahahahahahahah 😂

fiz o transplante do bichim e postei fotos no "minha árvore e sua opinião", dêem uma olhadinha por lá e opinem sobre o monstro que eu criei ahahahaha 😂