Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

TM e FO

Renan Leite Gaigher30/07/2011 21:11
TM e FO
Posso misturar a Farinha de Osso com a Torta de Mamona para adubar minhas plantas?
Se puder qual é uma proporção boa de ambos os ingredientes?
Jair Flores30/07/2011 21:52
Renan,

Eu costumo misturar em partes iguais.

Um abraço!
RCasagrande31/07/2011 00:48
CARO RENAN....

CADA UM UTILIZA DA SUA VONTADE A PROPORÇÃO Q KISER, MAS A Q VEJO MAIS UTILIZADA EH ESSA.... ➡️

UMA RECEITA BASICA DE ADUBO ORGANICO É 70% DE MAMONA + 30% DE FARINHA DE OSSO, ISSO MISTURADO COM UM POUCO DE FERTILIZANTE LIQUIDO(DILUIDO EM AGUA NAS PROPORÇÃO DESCRITAS) Q CONTENHA NPK + MICRONUTRIENTES....

ESPERO TER-LHE AJUDADO....

ABRAÇOS....
Renan Leite Gaigher31/07/2011 09:20
Gostei dessa, muito obrigado!!
Queria saber se esse fertilizante liquido pode ser o Superthrive em uma dose boa, por exemplo a dose para recuperar plantas danificadas, oque me diz? Será que pode?
RCasagrande31/07/2011 17:13
CARO RENAN...

SOBRE O SUPERTHRIVE EU JAH NAUM SEI PQ NAUM USO AINDA, MAS EU AXO Q A DOSE NAO PRESISA SER ESSA, PODE DIMINUIR UM POUCO, PRA DOSE DE 5 GOTAS PRA 1 LITRO...

A MINHA RECEITA EH ASSIM...

EU USSO 3 KG DE TORTA DE MAMONA PRA 1 KG DE FARINHA DE OSSO + UMA COLHER DE CHA DESSE PRODUTO AKE, Q EH PROPRIO PRA BONSAI

APOS FAZER A MISTURA A SECO PRIMEIRO...
AI EU DILUO 5 COLHERES DE CHA EM 2 LITROS DE AGUA DESSE PRODUTO AKE...
NESSA MSM PERCENTUAL DE NPK....

MISTURO TUDO FORMANDO UMA PASTA, DEIXO DESCANSANDO POR 30 DIAS NUMA BACIA AO SOL, LEMBRANDO Q DEVE ESTAR COBERTO COM UM MOSQUITEIRO PQ SENAUM COMEÇAM APARECER LARVAS DE MOSCAS E O CHEIRO FICA MUITO FETIDO POR ISSO Q DEVE FIKAR 30 DIAS DESCANSANDO AO SOL....
E DEPOIS PODE USAR COMO KISER, A SUA PREFERENCIA NOS BONSAIS...

ESPERO TER LHE AJUDADO...

ABRAÇOS....
Andre Antoniazzi31/07/2011 19:10
Adubação
Ola amigos aproveitando este post acho que vou tirar minhas duvidas,ja andei usando este adubo proprio para bonsai aqui mostrado da vitaplan mas fazendo a conta pelo preço pago em 150gramas e vendo quanto fica o kg é muito caro entao uso torta de mamona+farinha de osso+esterco de gado ou de galinha mas mais de gado e acabei usando uma vez so de galinha por nao ter achado o esterco misturados em proporções iguais.Depois uso duas colheres daquelas pretas que vem na embalagem da vitaplan em dois litros dagua sempre deixando uma semana pra curtir bem,mas ja dou a dica que o perfume nao é muito bom pra depois regar a cada 15 dias minhas plantas intercalados com pulverização de biofort 4-14-8.Praticamente fica assim rego com a mistura por exemplo no domingo,no proximo domingo pulverizo as plantas e no proximo rego novamente tanto no inferno quanto no verao,o que acham???????
Abraços
Otoniel Santos31/07/2011 19:34
Renan Leite Gaigher escreveu:
Gostei dessa, muito obrigado!!
Queria saber se esse fertilizante liquido pode ser o Superthrive em uma dose boa, por exemplo a dose para recuperar plantas danificadas, oque me diz? Será que pode?

Renan, o superthive é um hormônio enrraizador muito usado em transplantes, reforço e recuperação de plantas;estimulando e fortalecendo as raizes. Quanto a dosagem para plantas danificadas o fabricante recomenda 40 gotas por litro d'agua, mas não se trata de regra a seguir a ferro e fogo geralmente a turam usa bem mais para garantir não sei se realmente garante mas...
alexmikol31/07/2011 22:23
Você pode também fazer o que o pessoal conhece por PELETS, utilizando junto da TM + FO + adubo liquido, cinzas (eu usei de bambu) e um pouco de farinha de trigo para dar liga na massa que vai virar. Depois faça pequenas bolinhas da massa e deixe para secar ao sol por uns 3 dias, depois de bem secas pode guardar num pote, dura mais ou menos uns 6 meses. Para usar você coloca sobre o substrato, dependendo o tamanho da planta, 2, 3 ou mais bolinhas, depois vai regando por cima mesmo. Com o passar do tempo e da rega ela começa a se desmanchar, mas demora um bocado, eu costumo depois desmanchar o que sobra sobre o substrato mesmo, ou pode também colocar dentro daqueles cestinhos que o pessoal usa ou até mesmo copinhos de café furados no fundo. Abraço!
AguiaR14/08/2011 12:53
recentemente fiz uma mistura de torta de mamona + farinha de osso + inseticida (k-otrine).

Fiz uma mistura de 28 colheres de chá de TM e 12 de FO + umas 3 gotas de inseticida e água até criar uma pasta. Fiz isto baseado em um tópico muito interessante que Elio postou aqui explanando sobre adubos. Estou deixando curtir por um tempo, mas ao abrigo e coberto com pano. Não está tendo contato direto com o Sol, está em sombra por sinal, e o pano não é tipo um mosqueteiro mas um pano de algodão normal (lençol velho rasgado).

Após estas informações não sei bem ao certo se devo deixar ao sol ou ao abrigo do sol! 😛

Diz que este tipo de adubo tem pouco potássio, que no caso, teria que repor de alguma maneira. Então entraria com esses químicos, mas é interessante também intercalar, entre orgânico e químico. Infelizmente aqui não tenho os links necessários para isto, mas posso encaminhar o que eu me baseei.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17604&highlight=adubo

Este link é bastante esclarecedor a respeito do tema. Vale a pena conferir! 😄

Abraços!
prumodeq16/08/2011 09:18
TM+FO já foi amplamente discutida neste fórum, se pesquisar vai encontrar muita coisa boa:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451&postdays=0&postorder=asc&start=0

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=131083&sid=6a16982b6230dc9748c7f2b8d8341817

Dica, para pesquisar no fórum usando o google, basta usar:

assunto site:http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/

por exemplo

torta de mamona site:http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/