Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Presente de bonsaista - ficus

JOCIELDES30/07/2011 22:46
Presente de bonsaista - ficus
Pessoal.. ganhei esse ficus hj de um amigo bonsaista e decidi compartilhar com vcs o presente.

JOCIELDES30/07/2011 22:48
Agora é pensar nas modificações.. dá pra fazer alguma coisa já ou é melhor deixar crescer mais e ramificar mais?
cesar_alr30/07/2011 22:58
Amigo na minha opinião vc deve fazer um Alporque logo acima do primeiro galho.
Usar a mamadeira para dar uma engrossada nela ou até mesmo planta - lá no chão por uns anos.

E proceder da mesma forma com a outra planta obtida por alporque.

Att

Cesar
JOCIELDES30/07/2011 23:11
Meu amigo, minhas experiencias com alporque nunca deram certo! kkkk a planta se segura umas duas semanas depois morre.. não sei em que tô errando.
cesar_alr30/07/2011 23:21
Alporquia em Ficus não tem erro, já tirei alporqeu em Ficus Benjamina com 20 dias e a planta vive eheheh ....

Ao fazer o anel nao tirei totalmente a casca deixe um espaço para seiva continuar circulando.

Eu uso areia, como substrato, e rego de acordo com a necessidade ( no inverno dois em dois dias ou até mais ).

Se o amigo usar tiamina dá uma segurança maior o processo .

Att

Cesar Augusto
cesar_alr30/07/2011 23:26
Só pro amigo poder observar como é feito o alporque ....

http://arte108.forumeiros.com/t129-alporquia-em-ficus-retusa?highlight=alporquia
JOCIELDES30/07/2011 23:42
eu tambem não retiro todo o anel. Cheguei a deixar 60 dias e a planta não sobrevive. eu uso aquele substrato orgânico feito a base de folhas e um pouco de terra preta. quando eu tiro ela tá com muitas raizes mais quando morre e eu retiro do recipiente que plantei ela tá com poucas raizes e apodrecidas.
Ricardo Paiva31/07/2011 03:22
Olá JOCIELDES.
Se você não se sente a vontade com o alporque, sugiro outro caminho então.
Elimine a parte acima do 2º galho.
Proteja o tronco todo com tiras de borracha ou fita de autofusão, da base até a base do 2º galho. Fixe na base do tronco um arame bem grosso e arame o tronco até próximo do 2º galho.
Feito isto, dê movimento sinuoso ao tronco. Nada exagerado. depois arame o 2º que agora se transformará na continuação do tronco. Também proporcionando movimentos suaves combinando com os dados ao tronco.
Ah, eu eliminaria auqela raiz que sobe enrolada no tronco. Deixava só um pedaço na base pra fundir e já deixar a base mais "parruda".
Como o ficus tem um crescimento acelerado, cuide para que quando o arame começar a marcar, retire, e arame novamente.
Quando o tronco ficar com o movimento que você deseja, retire a borracha e arames e deixe brotar por todo o tronco para formar novos galhos.
JOCIELDES31/07/2011 09:30
valeu cara.. vou tentar! o tronco tá um pouco grosso mais acho q dá pra fazer.
Nikkei 10031/07/2011 16:48
Da para fazer a sinuosidade sim. Mesmo que não seja de uma vez, o ficus pode ir envergando aos poucos.
Veja este meu: no começo era o máximo que consegui encurvar (faltava experiência também) e hoje está assim e consigo encurvar mais se quiser.

Ricardo Paiva31/07/2011 20:34
Excelente exemplo este do Nikkei.
Outra coisa, não tenta entortar o tronco para dar o movimento desejado de uma única vez. Já precisei aramar um mesmo galho ou tronco várias vezes até conseguir o resultado esperado.
JOCIELDES08/10/2011 23:51
Alporque retirado já desfolhado.. Só pensei em tirar foto depois que desfolhei.

.

.

.

.
JOCIELDES08/10/2011 23:54
Esqueci de citar.. eu aramei antes de fazer a alporquia.. deixei o arame um tempo pra ele ficar modelado.. depois que já tava com uma forma legar pra trabalhar escolhi a altura e fiz a alporquia.
nickyfury09/10/2011 07:27
bonsai
Agora vem a parte fácil, que é o cultivo. Para auxiliar a planta a se desenvolver bem melhor, minha sugestão é aproveitar que estamos na primavera e replantar, usando como recipiente de cultivo uma bacia plastica com uns 10cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato, bem drenante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, carvão e casca porosa de arvore. Ao replantar, não precisa mexer no torrão, nem lavar as raizes, apenas retire do recipiente atual e replante normalmente, para não comprometer o desenvolvimento da planta.

Na bacia sua planta irá engrossar mais rapidamente o tronco, bem como os galhos, retornando tambem com uma densificação maior (mais folhas), facilitando o cultivo controlado, com um aporte regular de adubação (começando 45 dias após o reenvase) e uma rega diária, devendo tambem ser realizado a sol pleno pela manhã, com sombreamento leve à tarde.
Nikkei 10009/10/2011 11:28
Jocildes, muito bom, ´´otimo trabalho, parabéns
JOCIELDES09/10/2011 19:43
Amanhã vou colocar na bacia e posto as fotos.. tenho que comprá-la ainda!
abração.. Valeu meeesmo pelas dicas. Não tenho muitos amigos bonsaistas por aqui, pra ser sincero, aqui na minha cidade só sei que eu cultivo.
Mais esse fórum tá me ajudando muito... deixando vocês perto de mim pra tirar duvidas e facilitar o aprendizado pra todos.
JOCIELDES10/10/2011 23:02
Olhaí pessoal.. Já tá na bacia.

Um problema meu aqui é o espaço, por isso decidir colocá-lo em uma bacia menor pra servir como vaso de treinamento já.
Fiquei surpreso com a quantidade de raizes.

Tá ai a foto dele na bacia.
.

.
Green_bsb11/10/2011 11:38
Olá!

Já li em algum lugar aqui no fórum dizendo que o ficus benjamina não aceita muito bem desfolha total, procede?
É que como você fez na sua, gostaria de saber se possivelmente terá algum problema?

Abraços.
JOCIELDES11/10/2011 11:46
Cara.. sempre fiz desfolha em todos os meus. Esse mesmo.. assim que eu ganhei ele eu fiz uma desfolha total e ele brota novamente.
Tambem não sei se tem alguma coisa a ver com a região..

Corto na metade do pecíolo e pronto.
a metade do pecíoloque ficou ligada ao galho seca e cai normalmente e outra folha cresce no lugar.
Green_bsb11/10/2011 11:57
JOCIELDES escreveu:
Cara.. sempre fiz desfolha em todos os meus. Esse mesmo.. assim que eu ganhei ele eu fiz uma desfolha total e ele brota novamente.
Tambem não sei se tem alguma coisa a ver com a região..

Corto na metade do pecíolo e pronto.
a metade do pecíoloque ficou ligada ao galho seca e cai normalmente e outra folha cresce no lugar.

Bom saber companheiro, tenho alguns ficus que preciso desfolhar, pois estão com as folhas muito grandes. Vou seguir da mesma forma que fez e vamos ver no que dá.
Em relação ao clima, apesar do seu estado ser mais quente que o meu, acho que de certa forma se assemelham pelo fato de Brasília ser bem seco. Á não ser que você more no litoral.

Valeu d+ pelas dicas.

Abraços.
JOCIELDES11/10/2011 16:59
Moro pertinho do litoral.. a 20 min da praia de joão pessoa. Mais é isso mesmo!
Pode tentar que vai dar certo. Aproveita e faz uma pinçagem tambem. Sempre que eu desfolho eu faço uma pinçagem ai a planta entende como se fosse uma poda drástica e brota tudo novamente.