Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Benjamina - atualizado 07/06/12

IanaMel31/07/2011 12:20
Ficus Benjamina - atualizado 07/06/12
Esse ficus ia ser jogado no lixo pra reaproveitarem o vaso, então, já q ia morrer mesmo, peguei pra mim, achando q era da mesma espécie q o q eu tinha em casa.

Aqui vai umas fotos:

Tive q podar pra caber no carro:

O que acharam dela? Tem futuro? Ela já rebrotou, to esperando crescer mais pra v que estilo seguir.
Acontece q comparando ela com um ficus q já tinha aqui em casa, me pareceu serem ficus diferentes. Bati uma foto das folhas pra comparar. Alguem poderia identificar as espécies pra mim?
A planta em questão é a da direita:

Filipe Henrique31/07/2011 12:59
IanaMel,

se trata de um ficus beijamina,eu gosto desta especie apesar de não ser do agrado de muitos.

algumas dicas:

Não é recomendavel podar e não deixar folhas. ele as vezes seca galho ou planta.
cresce bem rapido.
é bem maleavel para aramar.

aguenta pouca agua e pouco sol e vice versa.
da bastante raizes aereas.

quanto a condução, acho que o mais recomendavel é deixar ele se recuperar da poda e brotar a vontade. Assim, vc cria opções de trabalho.

olha ai um trabalho que fiz em uma planta dessa especie:

Apos primeira intervenção depois de fixada a pedra;

a ultima foto antes de vender, apos mais 3 anos de cultivo, um amigo me fez uma proposta meio indecorosa quando eu estava bem apertado de $... Ate énsei depois em fazer uma proposta pra recuperar a planta, mas ele quis tanto compra-la que fiquei sem jeito.

vlw

abraços
IanaMel31/07/2011 13:07
Olá Felipe, muito obrigada pela ajuda. Então essa planta que postei agora é um ficus benjamina. Vc saberia reconhecer apenas pela folha qual a outr ficus que tenho? Creio q são diferentes pois apesar de bem semelhantes tem folhas com formatos diferentes. Seria o ficus retusa?
Filipe Henrique31/07/2011 13:20
igi,

agora vc me pegou eim, a da direita é um ficus beijamina. o da esquerda realmente tem um formato diferente. Normamente o retusa tem a folha amis abauladan não me parece ser um. Daria pra tirar fotos da planta toda?
isso pode ajudar na identificação da especie pois ha inumeros tipos de ficus e muitos deles eu nem conheço. Mas não descarto a possibilidade de se tratar de dois beijaminas, derrepente as folhas podem se apresentar diferentes por questoes da idade da planta ou ainda condição de luz.

fic no aguardo.

abraços
IanaMel31/07/2011 13:31
Aqui uma foto do meu outro ficus:

IanaMel31/07/2011 13:33
esse ultimo n me parece ser muito flexível n, tenho o maior receio de aramar, ele vive estralando....
Filipe Henrique31/07/2011 15:25
eu acho que é um retusa!
quase certesa.

abraços
IanaMel07/06/2012 13:04
Atualizando...

Em 19/09/11:

Reenvasei e dei uma ajeitada nas raízes:

Em 01/06/12: Já estava com aproximadamente um metro, infelizmente só tenho foto de depois: