Nuhumnaion09/12/2005 14:31
mini serissas por estaquia
Galera, vendo o tópico do Ricardo Paiva, tive a certeza de algo que sempre quis fazer: mini mamês de serissa.
Mas a qüestão é: por estaquia dá certo? como faço funcionar esse mamê por estaquia? é só cortar o galho de uma serissa, raspar a base, e enfiar na terra? será necessário algum enraizador? regas abundantes? bastante sol?
já penso em plantá-las no vaso em que irão ficar por um bom tempo (só fazendo faxinas nas raízes a cada 3 anos)...
e aí? 🙁
😂
Illex09/12/2005 16:13
Re: mini serissas por estaquia
Olá Nuhumnaion,
Estacas sao uma boa, pois pegam com muita facilidade. Ja que irá preferir o Mame, faça de estacas menores. Corte na diagonal, nao gosto de raspar. Plante em um substrato com boa drenagem, e deixe na meia sombra, dentro de poucas semanas ja estarão cheias de raizes. Uma boa tecnica para conduzir o Mame em vasos de treinamento e planta-los em tampinhas de garrafa. Pode ser as de 2 litros mesmo, e ir educando nelas mesmo, asim conseguirá educação radicular e foliar, proporcional ao resultado que busca. A Serissa odeia excesso de agua, entao regue so quando o substrato estiver levemente seco, pois se tiver muito umido apodrecerão as raizes e ela poderá morrer. Se tiver algum hormonio é bom utilizar tambem. Utilizo como enrraizante somente Tiamina (vitamina B1), é facil de se encontrar, barato e funciona muito bem. Espero ter ajudado. T+ amigo.
Abraços:
Illex
jackson10/12/2005 05:24
nuhumnaoin (cara!que nick cumplicadim. hehe)
como substrato para estacas gosto de usar somente areia grossa de construção,
Illex,
boa sua idéia das tampinhas, deve ficar uns mini-mames, hehe.
[]s
Fábio10/12/2005 09:16
.
Eu tirei muda apenas colocando o galho de serissa em um copo d'água. Forma raízes com facilidade. Sobre a serissa não gostar de solo úmido, imaginei que fosse justamente o contrário. Alguém confirma? A minha serissa está plantada junto com musgo esfagno, ou seja, exposta a umidade mais alta.
Abraços,
Fábio
PS: Interessante a idéia das tampinhas. 😉
Marco Nascimento10/12/2005 22:58
Nuhumnaion ao fazer estaca de Serissa, o difícil é não pegar, já tentei até colocando a estaca direto no sol pleno e nem assim consegui perdê-la...
Só não pode bobear na água, de resto é só esperar pra ver um monte de raízes surgirem...
Eu gosto de plantar as estacas só na areia de rio.
Quanto ao Mame, a rapidez com que vc vai conseguí-lo, vai depender da grossura da estaca que vc vai plantar e do tamanho do vaso que vc vai colocá-la. Outra coisa que ajuda bastante no engrossamento da Serissa é a aramação do tronco.
Ilex, acho que vc está equivocado, "Serissa adora água", sempre que faço o transplante das estacas já enraizadas pra garrafa Pet, eu deixo minhas Serissas com uma bacia com água embaixo das Pets por 10 a 15 dias...
Um abração.
Angela Fernandes11/12/2005 12:23
Oi Galera !!!! 😂 😂 😂
TÔ GOSTANDO DESTA DISCUSSÃO ❗ ❗ ❗
A idéia da tampinha nunca tinha ouvido, vamos experimentar....
Quanto a rega da serissa há controvérsias....
Há vários tipos de serissa.
A serissa dobrada (uma flor dentro da outra) adora água.
Há um outro tipo chamado de serissa comum, que só se deve molhar quando estiver bem seca.
Há um outro tipo, cujas folhas são da cor verde bem forte e as folhas miúdas, cujos vasos deverão ter um aparador de água sob o vaso e o mesmo deverá ter sempre água...
Será que é isso mesmo ?????
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
charlesfmachado16/12/2005 08:15
agua
Realmente a serissa adora agua... e elas pedem muita agua também e agora no verão então. Tenho vários mames de serissa e mantenho sempre umido o substrato e elas estao lindas, com flores também. Como são pequenas plantas em pequenos vazos o substrato tende a secar com rapidez... todos os dias colo agua para mante-las com o substrato umido... mas realmente o excesso de agua (encharcado todos os dias, boiando na agua) pode levar a um aprodecimento das raizes... mas amigos, a serissa é dura na queda... ja fiz cada coisa com elas que acabei me apaixonando pela facilidade de criá-las, pela ótima brotação, ótimas raizes, aparencia... etc... Já experimentei estacas também e pega mesmo. 😄
abraço a todos