Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Transplante de jabuticaba.

José Reinaldo31/07/2011 20:12
Transplante de jabuticaba.
Boa noite a todos

Tenho uma muda de jabuticaba a qual comprei em um supermercado a mais ou menos 3 meses, venho praticamente todo dia aqui buscar conhecimento e dicas, acompanho vários tópicos, mas ainda não tenho experiência o suficiente para trabalhar essa jabuticabeira por isso venho hoje até vocês pedir ajuda.
Dados:
Tronco: 1 cm a 2 cm.
Altura: 35cm.
Fotos:

Frente:

Lado:

Trás:

Lado:

Estou preparando material para transplantá-la para um escorredor, Minha dúvida é a seqüente:

A o fazer o transplante, posso fazer uma poda dos galhos e desfolha ao mesmo tempo?

Para fazer um shohin, ela pode crescer livre e só quando tiver com o tronco na espessura desejada faço a poda dos galhos?

Desde já obrigados a todos!!! 😉
claudionor anacleto31/07/2011 20:32
ola
por hora creio nao é época de transplantar a menos que faça um transplante falso,somente colocando no escoredor mamadeira sem mexer nas raizes ,folhas e galhos,pois é muito cedo para fazer qualquer mudança nela,o mehor a fazer por enquanto é esperar com pasciencia o fim do inverno para nao perder a planta
GuilaTeipel31/07/2011 21:16
mas puxa vida.. ele mora no maranhao..

sera que vai de cuidar se esta no inverno la?

eu mesmo transplantei as minhas.. e ainda peguei uma geada depois.. mas estao firme e fortes..
com muitos brotos ja.. nesse fimzinho de inverno
talisonyan01/08/2011 10:01
como o primeiro disse faria um transplante falso...pelo q vejo n a nessecida de corta as raizes...e poderia fazer a polda se quize-se para retira esses galhos mas acentuados!
Elio01/08/2011 23:21
Porque falso transplante?? Só fazemos falso transplantes em casos excepcionais quando NÃO podemos mexer nas raízes. Não creio que seja o caso.

abraço
RCasagrande01/08/2011 23:46
OLA JOSE...

EU CONCORDO COM O ELIO...