Gustavo Hansch02/08/2011 10:24
Aramar antes da alporquia.
Bom dia pessoal, alguêm já fez o procedimento de aramar a madeira tempo antes de fazer a alporquia para que a muda já saia da árvore com o perfil desejado? e quais foram os resultados? abaixo estou postando alguma bizarrices que estou fazendo com uma muda de pessego amarelo:
Aguardo vossas respostas!
Obrigado
nickyfury02/08/2011 11:50
bonsai
Gustavo, por gentileza, esclareça o que é "TORTUAR"? Seria o mesmo que aramar? Se for, é uma técnica muito usada, pois dessa forma podemos obter um segmento com que desenvolver um bonsai "queimando" uma etapa, ou seja, eliminando a necessidade de moldar o tronco após a retirada do alporque.
Um alporque bem feito, dentro dessas condições (isto é, aramado), permite então cuidarmos da formação do nebari radial, isto é, com as novas raízes dispostas à volta do tronco, bem distribuídas, o que irá otimizar o nebari ao longo do tempo de cultivo como bonsai, permitindo então que nos preocupemos tão somente com a formação estrutural a partir dos novos galhos que irão surgir das novas brotações.
Nikkei 10002/08/2011 13:40
Gustao, turtuar ficou engraçado..
Pode dar forma sim, já pensando em como vai ser trabalhado no futuro. Já fiz isso com uma primavera, onde fiz a formação atravéz de podas e aramãção, e depois realizei o alporque
Gustavo Hansch02/08/2011 16:55
Nikkei 100 escreveu:
Gustao, turtuar ficou engraçado..
Pode dar forma sim, já pensando em como vai ser trabalhado no futuro. Já fiz isso com uma primavera, onde fiz a formação atravéz de podas e aramãção, e depois realizei o alporque
rsrsrs desculpem o termo que usei se não tivesse a foto da muda iriam pensar que eu estava maltratando-a, Obrigado pelas respostas!
eliseu malheiros02/08/2011 19:16
Re: bonsai
Uploaded with ImageShack.us
O caule principal será de sacrifício. Esse é um pe de vacum e tem 20 anos.
farei dois alporques para nao perder a obra.
Uploaded with
ImageShack.us.
é de dificil aramação, quebradiço, e brotador, estou ha vinte anos trabalhando essa sinuosidade. tem dois metros de altura.