João Paulo Batista Lyrio04/08/2011 09:39
Romã Yamadori +- 1 ano
Filipe Henrique04/08/2011 11:27
nessa faze, o mais indicado é aramar e dar formato ao tronco no estilo que melhor lhe convir.
e fazer um transplante pra ir organisando o nebary, cortanto a pivatante e raizes mais grossas, desde que se consiga manter uma quantidade aceitavel de raizes capilares.
Só uma observação, esse tipo de postagem são mais adequado a parte do forum MINHA ARVORE E SUA OPNIÃO. Movi eles para o forum correto para manter a organisção.
vlw brother
abraços
Ricardo Paiva04/08/2011 22:33
João, assim demora mais mas tem a enorme vantagem ao bonsaísta de dar a forma não só ao tronco mas também a copa. Parabéns.
O Felipe já te indicou o caminho, é só seguir.
João Paulo Batista Lyrio05/08/2011 08:21
Grato pelas explicações,
posso deixá-la nesse local e ir trabalhando a parte externa, tipo, aramando, podando e direcionando galhos e alimentando-a ?
Aí quando começar a sair raízes começar a trabalhar a parte interna, tipo, a parte de raízes dela ?
Grande abraço e muito obrigado.
Filipe Henrique05/08/2011 11:08
SEM GRANDE SPROBLEMAS,
na verdade, vc pegou a planta quase q de semente. quando se faz misho, alguns optam por fazer uma poda de raiz aos 6 meses outras em um ano. Mas o mais indicado e não postergar isso a ponto de perder a vantagem de se trabalhar a planta novinha.
vlw brother
abraço
JOCIELDES06/08/2011 07:33
a romã é muuito boa de trabalhar.
Olha essa minha, tem mais ou menos uns 10 meses
.

nickyfury07/08/2011 08:34
bonsais
Aproveite que ainda estamos no inverno e promova uma desfolha completa, usando uma tesoura de ponta fina para cortar o pecíolo das folhas (talinho). Com isso, vc poderá observar melhor a estrutura aerea, o que permite aramar corretamente, bem como cortar os galhos desnecessários para a composição (estilo) pretendido. Com a chegada da primavera, ocorrerão novas brotações, densificando sua planta. 😄