william wallace11/12/2005 11:43
Qual os passos?
Ola pessoal,
Peguei quatro mudas de acerola, estão bem pequenas, coloquei elas em um vaso pequeno de plastico. Até agora estão bem, mas gostaria de saber quais, e como, são os passos para poder quem saber um dia serem um exemplar.
Abraços
Willian11/12/2005 13:22
Fala Chará! E ai tudo bem William?
Eu também começei com uma acerola, a minha é desde semente e a possuo a dois anos. É uma espécie a meu ver com grande facilidade de cultivo. Desenvolve bem, seguindo os cuidados necessários.
Primeiro, você vai precisar de paciência (1º passo do aprendizado 😄 ). Você coloca elas em um vaso bem grande (cada uma em um vaso separadamente), pode ser um de 20x20 (não é muito grande, mas já da para fazer uma engorda boa), se preferir, coloque-as em uma bacia. Agora que entra a paciência, deixe-as crescer bastante, não corte os brotos, nem faça nenhum tipo de pinçagem (a minha perdi muito tempo, cerca de 6 meses por causa disso) ela vai ficar como se fosse uma primavera, com brotos bem longe do tronco. Ai no ano seguinte, comece a trabalhá-la. Não sei se será possível transplantá-la novamente agora (o pessoal pode te informar isso nos próximos comentários). Coloque-as em sol pleno e adubação constante (a cada 15 dias, se for adubação líquida). Se transplantou ou irá transplantá-las, não adube por um tempo de 45 dias ou 90 dias, depende do vigor que a planta apresenta.
Leia todos os tópicos dos fóruns para que você venha a se familiarizar com os termos e aprender coisas. Existe um tópico (Fórum minha árvore e sua opnião) de um rapaz que colocou uma acerola que ele tinha desde semente em uma mistura de restos de vegetais e terra, sua planta chegou a ter o diametro do tronco o mesmo de um pulso.
Bom acho que te ajudei um pouco, qualquer coisa o pessoal pode me corrigir e tendo qualquer dúvida não exite em perguntar...
Um abraço e até mais....
Angela Fernandes11/12/2005 22:18
Oi WW 😂 😂 😂
Oi Willian !!!! 😂 😂 😂
Você deu todas as dicas, creio eu as mais corretas.
No caso do WW, deixe cada muda sozinha..... deixe crescer livremente e adubando sempre...... com o adubo de sua predileção.......... Vamos dizer que você deve esquecer as mudinhas, começe a trabalhar com outras plantas.... Deixe as mudinhas engrossarem bastante e se possível, poste fotos.
Não se esqueça de anotar em cada vaso as datas de adubação....
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops: