Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Resedá Shakan - atualizado 28 de março

123
Sergio Batalini04/03/2012 11:53
Muito bom amigo, madeira morta bem trabalhada e ainda pode ser melhorada..
Estes resedás são mesmos pau prá toda obra... 😂
Sabe que tenho uma coleção deles , né?
As vezes tenho certa dificuldade em trabalhar madeira morta, no final do trabalho não consigo os veios , e fica com aspecto artificial , talvez por falta de fresas ideais , apesar de ter a makita não encontro fresas , sabe onde encontro ?

O maçarico é jóia , uso tb , e depois escovo com uma escova de aço .
Parabens e boa sorte.
Ricardo Paiva05/03/2012 09:48
Guardião, ela se desenvolveu muito bem. A formação da copa está em plena formação. No final deste inverno deverá já ir para um vaso definitivo. Vou fotografar e atualizo aqui.

Bonsérgio, obrigado.
Sei sim dos seus resedás. Realmente para ter um acabamento mais natural as fresas e conhecimento são fundamentais para que o trabalho fique mais natural.
Olha, sobre as fresas, realmente são artigos difíceis de serem encontrados.
Eu sei que o Charlinhos de Barretos fabrica fresas e muito boas, fala com ele pelo Facebook (http://www.facebook.com/profile.php?id=100001482288420).
Elio05/03/2012 11:43
Bonsérgio, uma das técnicas que eu aprendi a conseguir fazer shari seguindo os veios, para que não fique artificial, é a seguinte:

Marque na planta com uma caneta todo o contorno do shari.
Depois com um formão reto e um martelo, faça cortes profundos em todo esse contorno, principalmente embaixo e em cima.
Aí, com uma ferramenta comece a puxar as lascas de madeira (casca, cambium e até o cerne) que ao ir arrancando a lasca irá seguindo o veio natural da madeira e parando onde vc fez um corte com o formão.
Depois, com a makita ou Dremel use uma escova de aço rotativa e faça o acabamento.

Essa técnica só é possível quando você delinea o shari no sentido natural dos veios. Se por exemplo, fizer um shari atravessando um tronco, não funciona.

Me fiz entender ou compliquei?

abraço
Laudir05/03/2012 14:46
estou curioso por ver a massa verde desta copa...
Sergio Batalini05/03/2012 16:32
Valeu a dica do Charlinhos , vou fazer contato.

Elio:

Entendi perfeitamente , marcar fundo em cima e embaixo para ter controle de onde começa e termina o shari... e com um alicate ( talvez torques), ir arrancando as camadas... os veios surgem naturalmente , dependendo da madeira esta mais dura ou macia , alias é assim que acontece na natureza, mas só funciona na vertical ..... Valeu a dica, vamos por em pratica...
Andre Antoniazzi05/03/2012 17:32
Reseda
Ola amigo Ricardo,como sempre fcou muito lindo seu trabalho,ando meio sumido mas nao parado tenho feito arte por aqui em breve vou postar o que ando fazendo e aquela outra como esta?
Sempre aprendo muitocom vcs por aqui abraços e sigo acompanhando td
Lindo Trabalho
Abraços
Djalmo05/03/2012 20:40
Beleza de planta, acompanhando para ver a evolução.
Andre Antoniazzi, bom ver que aqui na volta tem gente interessada na arte!! Abraço
Ricardo Paiva06/03/2012 08:25
Obrigado Andre e Djalmo.
Ederson06/03/2012 12:03
Ricardo
Excelente material, e trabalhado por vc não poderia se esperar coisa diferente.
Parabéns.

Mudando um pouco de assunto, a turma aí do RS vai ao encontro em Mandaguari?
Pois estou com a inscrição feita, gostaria de revê-los.
Ricardo Paiva06/03/2012 13:57
Olá Ederson, como vai?
Obrigado pelas palavras de incentivo.
Olha, eu não vou mas hoje pela manhã estive lá na Viva Bonsai e o Valdoir me disse que ia. Entra em contato com ele.
Djalmo06/03/2012 18:12
Este encontro é no para não é???
Ricardo Paiva07/03/2012 08:35
Djalmo, é sim, em Mandaguari.
Aproveito pra te avisar que teremos um super evento aqui em Porto Alegre para comemorar os 15 anos da Bonsai Sul. Em breve divulgarei as atrações, data e mais detalhes.
Ederson07/03/2012 10:08
Ricardo
Assim que tiver o cronograma com data, favor nos comunicar.
Com certeza será um prazer estar novamente ai com vcs.
Djalmo07/03/2012 12:32
Ricardo Paiva, agradeço o convite e de antemão ja garanto minha presença, só não fui a mandaguari por conta da distância mesmo.
Ricardo Paiva28/03/2012 00:10
Fotos atualizadas do trabalho.
Depois de várias podas, 2 aramações pois marca rápido, tô chegando perto do resultado que desejo mas ainda falta trabalho e refino dos detalhes.

Detalhe da base. Coloquei a mão ao lado pra mostrar o tamanho da planta.

Detalhe da madeira morta:

Todo o trabalho pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/reseda-shakan/
MarcoBonsaiPoa28/03/2012 08:25
Mas bah! Magnífico, o movimento que a copa deu pro conjunto, decisivo, parabéns a vçs pelo ótimo trabalho até aqui!
ROSIMEIRE E. G.28/03/2012 11:13
Bela planta!!!
Acompanhando para aprender!
Ricardo Paiva28/03/2012 11:16
Obrigado Marco e Rosimeire.
Átila28/03/2012 12:48
Muito linda!!! Parabéns!!!

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Ederson31/03/2012 15:37
Ricardo
Que magnifica planta, merece um vaso a sua altura e dai só para as exposiçöes.
marcio gabiatti31/03/2012 17:04
Amigo Ricardo ai é covardia.

Eu ando a meses atraz, de uma simples estaca ou algo para fazer yamadori desta especie pois ainda não a tenho no meu viveiro, mas até agora não encontrei nada que me chame a atenção, e vc aparece com essa magnifica planta muito bem trabalhada o inveja rsrsrs

Ai é sacanagem mesmo rsrsr

Excelente trabalho realizado.

Só falta uma coisa, manda ela pra mim kkkkkk

Abração amigo...
Ricardo Paiva01/04/2012 16:21
Atila, obrigado.

Ederson, ainda não, ainda falta um bocado de desenvolvimento de copa (ramificação).
Outra coisa, vens pro o evento aqui de Porto Alegre em agosto?

Marcio, não sei ai onde você mora, mas por aqui, tem muito destas, inclusive nas floriculturas. Esta realmente foi um achado. Valeu.
Luiz Peregrino01/04/2012 18:57
Ricardo,

Que planta é essa hem, maravilhosa...

Um pouco mais de refino na copa, um belo vaso e estará pronta para qualquer exposição.

Na minha opinião, uma esticadinha a mais na copa do lado esquerdo, direcionando para baixo exaltaria ainda mais este belíssimo trabalho.

Parabéns e um abraço,

Luiz Peregrino
Ricardo Paiva01/04/2012 19:13
É bem por ai Luiz.
E do lado direito, acho que vou reduzir um pouco.
Ederson01/04/2012 21:33
Ricardo
Com relação ao encontro ai no RS tem tudo para eu participar, a não ser que aconteça algum imprevisto.

Abraço
123