Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Poda de podocarpo para jardim

Seisdedos11/12/2005 15:20
Oi pessoal perdi o tópico, mas aprendi um pouco mais da última vez, pelo menos vou tentar colocar as fotos e tentar exprimir o que desejo.
Compro a muda assim:

Quero deixar assim:

Devo cortar o ponteiro para alongar os galhos?
O corte alternado de galhos, devo deixar somente um por ponto?
Não sei se me expliquei muito bem, sou iniciante e vou fazer um curso básico de bonsai ainda este mês.
Só que estou com a planta com dois metros quase e já vou colocar no jardim.

Obrigado pela ajuda dos companheiros

Seisdedos

Pode ser como acima, mas o tronco em S
sergioturbo1027/12/2005 21:44
muito legal mesmo
é isso ai va em frente esta no caminho certo.
Illex27/12/2005 23:51
Re: Poda de podocarpo para jardim
Olá Seisdedos,

1º - Primeiro elimine os galhos indesejados:

Galhos secos, que crescem para dentro da arvore, que se cruzam.

2º - Depois selecione os galhos:

Nunca galhos que nascem do mesmo ponto, fazendo um circulo ao redor do tronco como roda de carroça, sempre alternados, voce obsevou isso na foto. E outra coisa observe na ultima foto que postou que tem galhos em todas as direções, imagine uma estrela (vendo a arvore por cima) deve ter galhos em todos os locais, porem sempre alternados, aqui um desnho para voce entender melhor:

Árvore Vista Normal (Esuqerda) Árvore Vista por cima (Direita)

Depois de podados e feito tudo o que disse acima, demorara um tempo para ficar como os das fotos, pois terão de passar por todo um processo de refinamento da estrutura e ramificação da árvore, voce pode ver como isso funciona no Podocarpus pela planta de um de nossos amigos neste link:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1969

Espero que de para entender mais. Qualquer outra duvida é so falar amigo. T+.

Abraços:

Illex
Seisdedos14/01/2006 16:13
Olá Illex,

Agradeço muito sua resposta e atenção, só não dei um alô antes, porque tinha perdido o e-mail com o link do tópico e não conseguia encontrar na busca. Vou procurar uma planta com bastante galhos e tentar no vaso primeiro, se der certo, compro outra e deixo crescer, para moldá-la quando atingir uns 2 metros. É o correto não é ? Já que é este tamanho que quero no jardim e assim posso fazer a triangulação com os galhos debaixo já maiores. Aprendi algumas coisas no curso de bonsai que fiz no dia 8 passado, foi meu primeiro passo, agora só falta descobrir a veia artística.

Um grande abraço,

Seisdedos
Illex14/01/2006 17:32
Re: Poda de podocarpo para jardim
Olá Seisdedos,

Parabens por ter feito seu primeiro curso amigo, é um grande passo. Sim, deixe crescer ate os 2 mestros e depois começe a trabalhar, será melhor, do que começar desde agora, a planta podera perder sua forma durante o processo e dara muito mais trabalho. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Seisdedos29/01/2006 17:36
Triangulação
Legal mesmo sua explicação Illex.

No curso vi sobre alternância de galhos e triangulação e é exatamente isso que você falou, acredito que este tópico ajudará muitas outras pessoas.
Consegui compreender melhor com sua explicação e exemplo.

Abraço

Seisdedos