Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Figo no escorredor

calil12/08/2011 09:30
Figo no escorredor
Salve amigos do Bonsai, tenho este figo a 2 anos e agora gostaria de coloca-lo no escorredor pra "engorda" rs. Então gostaria de uma opinião dos amigos se coloco ele assim mesmo ou realizo uma poda antes? Grato pela atenção e ate a proxima.
edson060512/08/2011 11:14
calil,
coloca assim mesmo; o objetivo do escorredor ou escorredor/mamadeira é que a planta se desenvolva mais rápido. Se fizer um poda agora vai amarrar o "start" para o crescimento.

Edson.
EZEQUIEL JUNIOR12/08/2011 13:28
Re: Figo no escorredor
calil escreveu:
Salve amigos do Bonsai, tenho este figo a 2 anos e agora gostaria de coloca-lo no escorredor pra "engorda" rs. Então gostaria de uma opinião dos amigos se coloco ele assim mesmo ou realizo uma poda antes? Grato pela atenção e ate a proxima.

A minha experiência diz que figueiras não necessitam de ir para o escorredor antes da mamadeira... se fosse minha eu plantaria direto em uma bacia grande, bem grande, com um substrato bem orgânico...

E não meche com poda não... é como o Edson colocou... mais prejudica do que ajuda...

Abraço
calil12/08/2011 16:33
Valeu pelas dicas Edson e Ezequiel , vou coloca-lo direto numa bacia grande então. Agora quanto ao substrato , o que voce me aconselha Ezequiel, pois como novato que sou gostaria de uma dica. Grato pela atenção e ate a proxima.
EZEQUIEL JUNIOR12/08/2011 17:07
calil escreveu:
Valeu pelas dicas Edson e Ezequiel , vou coloca-lo direto numa bacia grande então. Agora quanto ao substrato , o que voce me aconselha Ezequiel, pois como novato que sou gostaria de uma dica. Grato pela atenção e ate a proxima.

Olha, dos que eu já usei, o melhor foi: 1/3 areia; 1/3 esterco curtido; 1/3 de substrato para mudas (biolplant/plantamx...).

Eu tenho um fícus postado aqui que usei esse substrato... oberve a data da primeira postagem e a atual e perceba o quanto ele se desenvolveu...
calil12/08/2011 17:25
Ezequiel , vi na sua postagem do seu ficus , diga se de passagem muito lindo. Mas o meu é um figo, desses de fazer doce, posso seguir o mesmo processo do seu ficus ? grato.
Otoniel Santos12/08/2011 20:19
ei também tenho um e te digio que o minino cresce muito rápido é só da espaço pra ele.. esse eu pretendo plantar no chao logo,logo

Uploaded with ImageShack.us
EZEQUIEL JUNIOR13/08/2011 07:39
calil escreveu:
Ezequiel , vi na sua postagem do seu ficus , diga se de passagem muito lindo. Mas o meu é um figo, desses de fazer doce, posso seguir o mesmo processo do seu ficus ? grato.

O seu também é um fícus... Ficus carica... logo, os tratos são parecidos...
nickyfury13/08/2011 08:02
bonsai
O solo de cultivo ideal é aquele que contem um bom material que favoreça a drenagem, com uma leve capacidade de reter um pouco de umidade nas raizes: caco ceramico, pedrisco, casca de arvore (porosa), terra granulada (de formigueiro ou cupinzeiro queimada). 30 dias após o reenvase, inicie uma adubação com matéria organica decomposta, como esterco bovino curtido, por exemplo, ou então a velha dobradinha: torta de mamona+farinha de osso.

O solo inicial de cultivo deve ser esteril, isto é, sem a presença de adubo curtido. Apenas depois de transcorrido o período de adaptação das raízes ao novo substrato, é que fazemos aporte de adubação, visando o reestabelecimento do ciclo de crescimento da planta, buscando seu desenvolvimento controlado. Até lá, rega diária em abundancia, exposição solar apenas no período da manhã.

Como salientou o nobre colega Ezequiel, trata-se o figo de uma variedade de Ficus, denominada CARICA. Entrentanto, o cultivo é um pouco diferenciado, em razão de que os "frutos" são maiores no Carica, e visam à alimentação humana. As respostas à forma de cultivo diferenciado, permite um melhor desenvolvimento nessa variedade, que terá um crescimento mais lento e dificultoso que as demais variedades de ficus.
calil13/08/2011 09:30
Ezequiel e Nickyfury mais uma vez grato pelas dicas , e como tenho muita facilidade em terras de cupim aqui na minha cidade , esta semana ele vai pra bacia; depois posto o resultado pros amigos.