Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

preciso de opinião acerola

12
chaos13/08/2011 21:07
preciso de opinião acerola
pessoal esse pé de acerola nasceu no qintal

Uploaded with ImageShack.us
fiz alporqe para aproveitar a parte de cima..retirei e ficou assim

retirei do vaso e coloquei no escorredor.deveria ter tirado um pouco da raiz ou não?

no escorredor

Uploaded with ImageShack.usacho que o caule ficou muito grandee esses galhos nãosei se deveria tira-los.sintam-se livres para opinar pois não sei o próximo passo.preciso da ajuda de todos

JOCIELDES13/08/2011 21:32
Caro amigo.. Depois q as raizes estiverem saindo pelo escorredor é só colocar na mamadeira e deixar crescer (fazendo sempre uma pinçagem pra aumentar a ramificação) e assim q ele estiver com uma massa foliar maior e ramificação maior ai vc pensa em trabalhar.
abraço!
Jair Flores13/08/2011 22:43
Chaos, Tudo bem? Não entendi como vc fez este alporque parece que vc cortou a parte de cima e não esperou enraizar.Quanto a sua planta, vc poderia cortar bem na bifurcação,retirando esta parte muito reta acima da forquilha utilizando apenas o ramo da direita dando continuidade ao tronco. Tambem reduzir o cumprimento dos galhos para já ir iniciando a ramificação, quanto as raizes deixe assim até a primavera do ano que vem.
Um abraço!
chaos15/08/2011 00:51
JAIR FLORES escreveu:
Chaos, Tudo bem? Não entendi como vc fez este alporque parece que vc cortou a parte de cima e não esperou enraizar.Quanto a sua planta, vc poderia cortar bem na bifurcação,retirando esta parte muito reta acima da forquilha utilizando apenas o ramo da direita dando continuidade ao tronco. Tambem reduzir o cumprimento dos galhos para já ir iniciando a ramificação, quanto as raizes deixe assim até a primavera do ano que vem.
Um abraço!

o alporque foi retirado enraizado é que eu não coloquei as fotos.
muito obrigado pela dica.
se não for abusar demais vc poderia me falar onde seria o local de corte para a diminuição dos galhos?
é que essa é a primeira planta que eu vou trabalhar .sabe como é,agente fica inseguro.rsrsr. valeu um abraço
Jair Flores15/08/2011 21:59
chaos, não sou muito experiente ainda, mas por garantia deixe dois pares de folhas em cada galho,mais adiante quando ela emitir novas brotações( primavera) dai voce poda mais curto.O obgetivo é conseguir com que a ramificação fique mais proximo ao tronco, formando primeiro galho, segundo galho,terceiro galho e por fim a ramificação fina

Este é outro estilo, (hokidachi) mas é so para vc entender o que eu quis dizer.
JOCIELDES17/08/2011 19:07
Podar para ramificar é mais ou menos assim.
Renan Leite Gaigher17/08/2011 19:29
Tenho um bom exemplar de acerola em meu quintal, quero fazer um alporque nele, poderia me falar quanto tempo durou o alporque mais ou menos?
chaos18/08/2011 23:42
Renan Leite Gaigher escreveu:
Tenho um bom exemplar de acerola em meu quintal, quero fazer um alporque nele, poderia me falar quanto tempo durou o alporque mais ou menos?

Olá Renan,bom retirei com dois meses,e olha que não foi bem feito.
foi o primeiro que eu fiz,ficou folgado,fiz com terra de jardim(não consegui asfargno)varias vezes ficou sem molhar que a terra ficou seca, o cachorro derrubou algumas vezes...ela é guerreira,rrsrsrs.
Otoniel Santos19/08/2011 07:13
Re: preciso de opinião acerola
chaos, tenho uma igual a sua bem taluda e vou fazer exatamenta a mesma coisa (escorredor e pinsagem dos galhos para ramificar)
chaos27/08/2011 21:12
fiz a poda ai vai as fotos.

e então fiz certo? mais alguma dica? desde já agradeço a atenção
Jair Flores27/08/2011 22:20
chaos, neste corte mais grosso vc deve passar uma pasta selante,para proteger sua planta.Caso,não disponha no momento, use tinta pva, massinha de modelar, ou até creme dental mesmo.Só que o creme sai com a chuva. Este brotinho que está nascendo bem em baixo, deixe crescer a vontade sem podas (galho de sacrifício) servirá para ajudar a engrossar o tronco.Nas minhas plantas podo curto, já na primeira vez, sendo a época certa(final de inverno, início da primavera)Sugeri a vc podar assim por precaução, mais adiante deverá ser podada mais curta.

Um abraço!
chaos02/11/2011 14:53
bom pessoal agora ela vai pra mamadeira mas estou com duvidas quanto a intervenção que devo realizar.segue algumas imagens:
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/689/23102011233.jpg/]

então queria dicas de quais galhos eu devo retirar e quais devo aramar se for nessesario agora.
chaos15/11/2011 10:59
aguardo sugestões
Sergio Batalini15/11/2011 20:12
Se minha , cortaria na altura do rexona, aplicando pasta cicatrizante e aguardaria o desenvolvimento dos galhos colocando o escorredor numa bacia com substrato bem nutritivo , com 50% esterco de gado bem curtido .
croconow01/12/2011 01:13
Estou com o sergio ...
Esta parte de cima vc aproveita ela, ou divide em 2 ou deixa um só ..

E tira um pouco das folhas pra ter mais noção de qual parte vai começar a copa ...
chaos04/12/2011 16:13
cortei e coloquei na mamadeira,usei um balde pois achei melhor para aproveitar o espaço.segue algumas fotos.

acho que coloquei muitas fotos mas é que eu queria que ficasse bem visivel todos os galhos para que vcs pudessem mim ajudar.esses arames são provisorios foi so pra poder visualizas melhor.
perguntas:devo desfolhar,quais galhos devo retirar quais devo aramar agora,e uma ideia de qual seria a possível frente.muitas perguntas né.é que é a primeira planta e eu ñ tenho experência ainda.
mas tenho certeza que vcs min ajudarão desde já agradeço.
Thiago Batista05/12/2011 11:41
Cara, seu trabalho foi muito bem feito. Agora, é a hora de escolher um estilo para ela. Se minha fosse, eu cortaria na altura desse galho mais longo, visando um hokidachi. Após isso, deixaria todos os galhos restantes se desenvolverem até atingirem uma certa espessura, e podaria para aumentar a ramificação.

Você tem, ainda, outras opções, como moyogi, aproveitando esse mesmo galho para formar toda a estrutura da copa, ou um han-kengai, sempre com base nesse galho mais longo, aproveitando esse arame para dar mais movimento, pois está muito reto.

Abraços.
Anderson Neuhaus05/12/2011 23:24
companhando!!
chaos08/12/2011 10:31
Thiago Batista escreveu:
Cara, seu trabalho foi muito bem feito. Agora, é a hora de escolher um estilo para ela. Se minha fosse, eu cortaria na altura desse galho mais longo, visando um hokidachi. Após isso, deixaria todos os galhos restantes se desenvolverem até atingirem uma certa espessura, e podaria para aumentar a ramificação.

Você tem, ainda, outras opções, como moyogi, aproveitando esse mesmo galho para formar toda a estrutura da copa, ou um han-kengai, sempre com base nesse galho mais longo, aproveitando esse arame para dar mais movimento, pois está muito reto.

Abraços.

valeu pelas dicas.
como vc pode ver essa ultima poda foi recente,poderia fazer essa nova intervenção agora?
e após ver alguns falando sobre adubação com ração resolvi testar,cara não sei se foi coincidencia mas começou a brotar muito varios gahos novos,então acho que vou esperar um pouco pra ver se ela mim diz qual o melhor estilo a seguir
Edmilson Junior08/12/2011 10:56
Amigo, sugiro cortar logo acima do galho mais grosso e levantaria esse galho dando com ele continuidade no tronco. Desse modo, fazendo nele uns movimentos vc vai ganhar conicidade e um belo movimento, conseguindo assim um moyogi, shoin.
Alguns sugeriram o estilo hokidachi, porém, para esse estilo o tronco deve ser totalmente reto, o que não é o caso dessa planta.
Pense bem antes de fazer qualquer intervenção, no mais, sua plante é boa, e logo lhe renderá um belo bonsai, haja vista que acerola é uma espécie que se desenvolve muito rápido. Abraço!
chaos08/12/2011 11:20
Edmilson Junior escreveu:
Amigo, sugiro cortar logo acima do galho mais grosso e levantaria esse galho dando com ele continuidade no tronco. Desse modo, fazendo nele uns movimentos vc vai ganhar conicidade e um belo movimento, conseguindo assim um moyogi, shoin.
Alguns sugeriram o estilo hokidachi, porém, para esse estilo o tronco deve ser totalmente reto, o que não é o caso dessa planta.
Pense bem antes de fazer qualquer intervenção, no mais, sua plante é boa, e logo lhe renderá um belo bonsai, haja vista que acerola é uma espécie que se desenvolve muito rápido. Abraço!

muito obrigado pelas dicas.e bem observado sobre o hokidachi.
vi sobre o estilo moyogi,mas ñ consegui achar uma boa definição do shoin depois vou pesquisar com calma tou um pouco sem tempo agora.
qualquer dica nova ou criticas serão bem vindas.
obs:essa é minha primeira planta,sabe como é,medo de iniciante.rsrsrs
até mais
Edmilson Junior08/12/2011 11:45
Amigo, shoin são plantas entre 12 até 25 cm aproximadamente.
Rapaz, vc está muito bem, pois eu quando tive minha primeira planta nem teria coragem de fazer o que você já fez, e outra, vc está começando bem, pois só depois de algum tempo é que fui conhecer o pessoal da associação daqui e passei a ter dicas e conviver com pessoas mais experientes.
Abraço!
Lucinei Reis11/12/2011 19:25
Concordo com você !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
chaos17/01/2012 19:31
bom pessoal depois de mais de 1 mês sem mexer nas minhas plantas ( falta de tempo).resolvi fazer o que foi solicitado pelo nosso amigo Edmilson Junior.
no momento surgiu a duvida:a que distancia do galho devo fazer a poda?
segue imagem com 3 marcações.qual delas está correta?se nenhuma estiver
marquem o lugar correto.posso fazer essa intervenção agora?outras sugestões são bem vindas.

Ricardo L C17/01/2012 20:50
ACOMPANHANDO
12