Olá Amigo Humberto, á quanto tempo????????
Estou precisando de ir ao Mario para poder encontrar com os amigos. Acabou que esse ano resolvi ir mais para o Nordeste, além dos bons amigos e do Bonsai (lindos Yamadoris), praias lindas, fica difícil escolher ir a outro lugar, hahahaaaa.
Essa correlação de madeira e morte de plantas posso dizer sem nenhuma pretensão ou arrogância de minha parte, que a provável morte das plantas como vc menciona foram por outros motivos, não pelo apodrecimento, uma vez que a taxa biológica de apodrecimento da madeira e menor do que a de crescimento, mesmo em uma condição limitada de bonsai, existe muitas variáveis na qual poderíamos ficar semanas discutindo isso aqui no fórum, talvez seja um tema importante a ser melhor avaliado no Brasil.
O que posso lhe dizer sobre as bougainvilleas e que seu metabolismo e anatomia vegetal do cernem e muito próximo de uma cactácea. Ela possuem mecanismo de proteção e defesa contra o apodrecimento, pragas e outros. Tanto que podemos ver belíssimos uros em plantas centenárias, com todo o seu esplendor. Caso elas morressem pelo apodrecimento não teríamos algumas plantas com 400, 500anos, até mais do que isso no Brasil, em regiões de mata atlântica com o seu tronco completamente oco.
Uma coisa importante é que a cicatrização ao contrario do que vc falou e muito lenta, quase não existe, para fechar uma cicatriz como as podas no trabalho da planta do rancho da Liza, seria necessária um crescimento muito vigorosos, que ela ficasse no chão para isso e que pelo menos triplicasse esse diâmetro de trono, assim fecharia essas podas, com isso criando novos galhos a serem podados e novas cicatrizes, o que fazer?????????????????
Madeiras de arvores jovens, principalmente de pinus são tão piores ou iguais as da bougainvilleas em relação ao apodrecimento devido nosso clima, o problema está em trata-las adequadamente, saber como usar técnicas e artifícios para isso, fogo, limpeza, escovação, calda, polimerização acrílica e outros.................talvez o principal, a frequência em tratar com a calda.
Bonsaitas por todo o Brasil estão começando a aprender a fazer madeira, ainda não sabe como tratar e manter as mesmas, estão começando a aprender adubar corretamente para manter o vigor em suas plantas. Pense nisso.???? Quando uma planta morre talvez não seja culpa da planta ou de outro motivo, mas sim de quem cuida dela.
Segue algumas fotos de plantas que já estão comigo a quase 20 anos, a madeira está praticamente igual de quando eu fiz o trabalho, não mudou nada.
Penso que optar por fazer um determinado trabalho, temos que aprender e manter a cultivação correta, manter madeiras belas e sem apodrecimento em nosso clima demanda cuidado e dedicação, se optar por elas, seja em uma bougainvillea, um juniperus ou em outra espécie tem que cuidar, já vi vários juniperus de amigos de desmancharem por completo, às vezes virando duas ou 3 plantas pelo não cuidado dos sharis e apodrecimento do cernem.
Espero ter ajudado.