Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Esperar ou não elas acordarem

gpsabino15/08/2011 19:38
Esperar ou não elas acordarem
Caros.

Nessa época do ano, quando me deparo com as caducas que perderam todas suas folhas no inverno fico sempre com dúvida:

Será melhor esperar elas rebrotarem suas folhas e retomarem o crescimento forte para o transplante ou será que é melhor fazer isso antes que elas acordem?

Um caso especial: Fiz um alporque do tipo torniquete em um Acer buergerianum há um ano . Ele começou a soltar os primeiros brotos agora.de baixo do alporque. Será que espero o crescimento revigorar ou mexo agora que estão saindo os primeiros brotos?

Abraços
Elio16/08/2011 13:01
gpsabino!

O transplante tem que ser feito antes da intensa brotação.

O alporque, depois de um ano, ainda não enraizou o suficiente para retirá-lo? Não entendi direito.

abraço
gpsabino16/08/2011 21:17
Olá, Élio.

Segue nesse link a história da planta:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14997&highlight=acer+buergerianum+gpsabino

Não sei se espero um crescimento maior, Dessa forma aplicaria a desfolha parcial nas folhas já "maduras" e na sequencia o transplante.Ou será que faço o transplante agora em que as primeiras pequenas folhas sensíveis estão a brotar?

Um abração
Elio16/08/2011 22:55
Gpsabino, desculpe mas ainda estou sem saber se o alporque vingou ou não. Se vingou e tem bastante raízes, é hora de cortar logo abaixo do torniquete e replantar o alporque. ou vc já retirou o alporque e quer replantar novamente?

abraço
RCasagrande16/08/2011 23:11
OLA GPSABINO...

VOCE PODIA ME EXPLICAR COMO EH REALIZADO O ALPORQUE TIPO TORNIQUETE ❓ ❓ ❓

AGRADEÇO...

ABRAÇOS...
gpsabino17/08/2011 00:45
Olá, Élio.

Ainda não tirei o alporque. Será que devo tirá-lo agora? Foi um sucesso! Muitas raízes!

RCasagrande: o torniquete é simplesmente um arame grosso estragulando a planta ao invés do corte (anel de malpighi).

Abração!
RCasagrande17/08/2011 09:40
OLA GPSABINO...

É POSTO UM ARAME GROSSO,PRA ESTANGULAR A PLANTA E NAUM É NECESSARIO FAZER O ANELAMENTO, CERTO... ❗
MAS É PRECISO COLOCAR ALGUM SUBSTRATO EM VOLTA DO ARAME PRA OCORER O CRESCIMENTO DE NOVAS RAIZES... ❓
E PRECISA USAR ALGUM TIPO DE HORMONIO JUNTO... ❓

ABRAÇOS....
gpsabino17/08/2011 13:32
RCasagrande,

Exatamente. Você não fará o anelamento. O torniquete não é tão agressivo para a planta ja que você não interrompe por completo o fluxo de seiva (floema).
Essa técnica tem boa resposta em quase todas as espécies em especial as gimnospermas que englobam os pinheiros, gingkos, etc.

O substrato usado é o comum para alporquias: esfagnum, vermiculita, etc...
O uso de hormõnio depende da planta. Às vezes torna-se desnecessário pois a própria planta ja possui os mesmos suficientemente para ocorrer enrraizamento.

Abração!
Elio17/08/2011 18:36
gpsabino escreveu:
Olá, Élio.

Ainda não tirei o alporque. Será que devo tirá-lo agora? Foi um sucesso! Muitas raízes!

RCasagrande: o torniquete é simplesmente um arame grosso estragulando a planta ao invés do corte (anel de malpighi).

Abração!

Gpsabino, se está com bastante raízes, com certeza é uma boa hora de retirar.

abraço