Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bougainvillea

Gustavão16/08/2011 21:29
Bougainvillea
Olá colegas. minha primeira mudinha que lhes apresento. ganhei de presente a algum tempo, e sempre esteve nesse vaso. as curvas se desenvolveram naturalmente.

pretendo transplantar logo que passar os riscos de geadas (vem frio este fim de semana no sul). Não tenho idéia de como estão as raízes. de materiais, disponho de pedriscos médios, areia, telha moída, terra vegetal (mandem dicas).

meu objetivo futuro seria algo parecido com isso:

O que acham? dicas e críticas são extremamente necessárias e bem vindas.

aproveito para saudar os que não puderam comparecer na apresentação.
Filipe Henrique16/08/2011 22:09
rapaz, o projeto é bom e viavel!

mas vc terá que esquecer os jins, galhos mortos.

a madeira da buganvilea é bem ruinzinha pra isso!

quanto ao substrato, melhor esperar alguem da uma dica melhor, não acertei ainda um substrato bom. alias substrato é minha maior fraquesa!

abraços
Renan Leite Gaigher16/08/2011 22:35
Substrato sempre é um problema, tb nunca sei o que devo usar.. sempre rola akela indecisão
Gustavão16/08/2011 22:39
valeu Filipe.

não é minha intenção trabalhar com jins. é que o desenho do modelo se aproxima da minha plantinha, então o seguirei com adaptações.

abraço.
Ricardo Paiva16/08/2011 23:58
Gustavão, boas possibilidades nesta planta.
Seu projeto é interessante mas chamo a atenção de que a bouganvillea tem folhas bem maiores que a planta que você colocou como exemplo. Vais ter muito trabalho de desfolha pra reduzir o tamanho das folhas.
Por uma acaso você não pensou em um kengai? Acho bem viável.
Gustavão17/08/2011 00:30
Ricardo Paiva escreveu:
Gustavão, boas possibilidades nesta planta.
Seu projeto é interessante mas chamo a atenção de que a bouganvillea tem folhas bem maiores que a planta que você colocou como exemplo. Vais ter muito trabalho de desfolha pra reduzir o tamanho das folhas.
Por uma acaso você não pensou em um kengai? Acho bem viável.

Obrigado Ricardo.
sou um admirador de seus trabalhos e visitante do seu site.

"puxando" da memória, de início pensei na possibilidade de um Kengai. farei uns testes de posição e posto as fotos. optando por esse estilo, precisaria de brotações nas curvas da planta. qual o melhor modo de estimulá-las?

quanto ao modelo inicialmente proposto, imaginei "descer" o caule da copa, com patamares baixos, mas como principiante, não pensei na questão do tamanho das folhas.

abraço.

Renan, valeu. acho que qualquer coisa que eu colocar será melhor que o tijolo de barro que a planta está. pelo menos pareceu ser resistente.

abraço.
Ricardo Paiva17/08/2011 08:59
Gustavão, o kengai não necessariamete precisa ter vários patamares desde a parte de cima da planta.
Veja, este é o modelo clássico:

Mas também podemos ter com a copa concetrada na extremidade do galho que pende. Veja estes exemplos:

Estes parecem se encaixar na estrutura que sua planta tem:

Quanto ao substrato, não existe uma fórmula padrão. Devemos levar em conta várias coisas:
- características da espécie (solos mais ácidos, netros .... com boa quantidade de matéria orgânica ou mais estéreis,, etc)
- características do clima onde o bonsaísta cultiva (mais chuvoso, seco, etc)
- regas ( ex. maior tempo entre as regas + região de calor = sólo com maior capacidade de reter humidade)
Por exemplo: tenho bouganvillea que tá só na areia grossa, estas de construção mesmo, e vai muito bem. Outra já num substrato mais adequado (pedrisco, caco de telha e terra preta) e também vai muito bem.
Tem que fazer a observação de todas as variáveis e testar uma compisição. Normalmente não dá errado.
Ricardo Paiva17/08/2011 09:00
Gustavão, o kengai não necessariamete precisa ter vários patamares desde a parte de cima da planta.
Veja, este é o modelo clássico:

Mas também podemos ter com a copa concetrada na extremidade do galho que pende. Veja estes exemplos:

Estes parecem se encaixar na estrutura que sua planta tem:

Quanto ao substrato, não existe uma fórmula padrão. Devemos levar em conta várias coisas:
- características da espécie (solos mais ácidos, netros .... com boa quantidade de matéria orgânica ou mais estéreis,, etc)
- características do clima onde o bonsaísta cultiva (mais chuvoso, seco, etc)
- regas ( ex. maior tempo entre as regas + região de calor = sólo com maior capacidade de reter humidade)
Por exemplo: tenho bouganvillea que tá só na areia grossa, estas de construção mesmo, e vai muito bem. Outra já num substrato mais adequado (pedrisco, caco de telha e terra preta) e também vai muito bem.
Tem que fazer a observação de todas as variáveis e testar uma compisição. Normalmente não dá errado.
Vhalveruth17/08/2011 09:04
opa, eu já partiria para um literati...

+- esta ideia aqui

Abraços
Gustavão17/08/2011 22:17
Vhalveruth, essa seria a idéia inicial. valeu.

Ricardo, os patamares seriam para o estilo literati, tal como apresentado pelo colega Vhalveruth. Os modelos que apresentou são inspiradores. De fato, a sinuosidade do tronco aparece melhor em um Kengai.
no caso de optar por literati, pensei em trabalhar um pouquinho de raízes aéreas para mudar a inclinação da planta e tentar fazer aparecer mais as curvas do tronco.

Vau esperar a próxima onda de frio passar e observar a planta mais uns dias. até a intervenção decido.

abraços.
Gustavão26/08/2012 11:19
fotos - florada

Gustavão26/08/2012 11:21
fotos - florada

Nato26/08/2012 12:02
Re: fotos - florada
Rapaz, tá muito bonita... Pra mim, a foto 1 já está praticamente pronta como frente. Só acompanhar a triangulação já existente.
Parabéns pelo trabalho realizado!!!
marcio gabiatti26/08/2012 12:24
Gustavão muito bom ja pode ir pensando em um vaso para ela.

Falta apenas adensar mais um pouquinho para fechar melhor ela, mas esta uma maravilha parabens...
Átila26/08/2012 14:32
Muito bonita mesmo!

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Gustavão26/08/2012 21:17
obrigado pelas visitas e coments.

a primavera fica mesmo bonita com a florada. mas tem muito trabalho a
fazer.

densificar e desenvolver alguns galhos para ganhar maior profundidade. (era a idéia pra fazer agora, mas não tive coragem de "interromper" as flores).

vaso daqui uns dois anos, pois foi transplantada recentemente.

mas estou feliz com o resultado, pelo sucesso do transplante, e por já ter uma estrutura iniciada. (o que para um iniciante já foi um grande avanço).

abçs.
Djalmo27/08/2012 13:36
Realmente a planta ficou linda como literati, não tenho nem uma neste estilo mas logo tentarei alguma coiza neste sentido.