Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Benjamina.

Fernando Souza12/12/2005 18:32
Ficus Benjamina.
Boa-noite a todos.

Esta é uma Ficus que adquiri recentemente no Joca e estou postando para ver se concordam com o caminho que está sendo seguido ou se têm outras sugestões. Já foi feito um trabalho de poda e aramação, só me restando agora refinar a copa.

Um abraço e obrigado desde já.
Fernando.

newtonhissanaga12/12/2005 22:18
Parabéns...bela planta...
eu cortaria abaixo do ponto de onde sai os 3 galhos superiores............e deixaria um tempo se desenvolvendo livremente.....o ficus é rápido......
Abraços..
Alexandre S. Coelho13/12/2005 11:06
Oi Fernando

Realmente um belo exemplar!!!
Acho que da mesma forma que o Newton, esses trës galhos de cima parecem encomodar um pouco... porém eu não cortaria, e sim ocultaria com uma folhagem densa no local... deixaria os galhos laterais crescerem mais um pouco também e tentava manter a árvore nessa altura... qual é a altura mesmo???

abraços
Fernando Souza13/12/2005 15:41
Fala Newton, tudo bem?

Eu também fiquei num dilema entre deixar ou remover dois dos três galhos superiores, mas resolvi deixar os três e orientar apenas um como ápice. Acho que, como o Alexandre disse, uma copa densa ocultaria qualquer problema. A foto que tirei acabou não ficando exatamente de frente. Vou postar outra com um ângulo melhor e com uma referência pra calcularem o tamanho.

Obrigado e um abraço.
Fernando.