Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Qual o momento certo para desfolha de um FICUS?

rgomes19/08/2011 14:48
Qual o momento certo para desfolha de um FICUS?
Amigos,

Tenho um pré-bonsai de ficus com 4 anos (germinou em janeiro de 2007) qual o melhor período para desfolha?
marco_avelar19/08/2011 20:42
Uma planta saudável pode ser desfolhada até 3 vezes ao ano. Acredito que no caso da sua região, com calor o ano todo, você pode desfolhar quando quiser, mas os períodos regulares para a desfolha são a primavera e o verão no caso de plantas perenes. As plantas caducas, que perdem as folhas no inverno, também podem ser desfolhadas antes do inverno, no período em que as folhas já começam a cair naturalmente, mas não sei como ficaria em um clima quente como o do seu estado, talvez algum bonsaista mais próximo possa te orientar melhor sobre essas particularidades.

Você sabe de qual variedade é o seu fícus?
Algumas variedades não aceitam bem a desfolha, como os variegatas, boni, etc.... (talves o benjamina também se enquadre nesse caso, precisamos de confirmação de alguém que conheça melhor a espécie).

Caso o seu seja de uma dessas espécies convém fazer uma desfolha parcial, cortando dois terços da folha fora e deixando o resto.

Como eu só mexo com a variedade retusa não tenho experiência com as outras então espere para ver se mais alguém complementa as informações.

Abraço.
AguiaR20/08/2011 23:16
Possuo um ficus variegata e quando não sabia nada de bonsai e pensava que o meu era um, pois comprei em supermercado pelo nome bonsai, pensei que era simplesmente podar para não deixar crescer e estava tudo certo. E em várias vezes podei alguns galhos principais, que se ramificaram, mas outros morreram. No entanto, em menos de 1 ano eu já fiz duas desfolhas nela, e corajosamente ou não, ela sobreviveu e trouxe várias outras novas folhas e ramificações, diminuindo por sinal o tamanho das folhas. No meu caso elas responderam bem a desfolha, sou morador do Janga, perto de você! :]
Portanto, acredito que a desfolha comedida não tenha problema, mas a poda drástica sim!

abraços
FW Maciel21/08/2011 02:51
na minha cidade faz um frio legal no inverno...trata-se de ficus retusa e as folhas caem e agora ja brotaram todas de novo...
nickyfury22/08/2011 07:07
bonsai
A melhor época para desfolhar ficus é em novembro. Agora, nem pensar.
rgomes22/08/2011 12:27
Obrigado!

As informações são ótimas! vou verificar qual a especie de ficus que tenho, eu apanhei as sementes em uma praça.

obrigado!