Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia

th.hoffmann19/08/2011 16:00
Tuia
Ola amigos, Essa arvore eu ganhei de uma amiga no ano passado, foi me passado que é uma tuia mas ñ sei ao certo, queria exclarecer a especie e receber tbm algumas dicas de como trata-la daqui pra frente.
voces acham q é uma boa ideia coloca-la no escorredor pra depois passar pra mamadeira? e nesse caso qual seria o melhor substrato??
e quanto a modelagem dela, oq seria possivel ou aconselhavel fazer nesse momento??? abraços

muito obrigado pelo apoio e bom fds para todos
Renan Leite Gaigher19/08/2011 16:46
Re: Tuia
Amigo tem certeza que é Tuia... Tenho uma dessa aki em casa deve ter uns 1,5M para mais, e me venderão como pinheiro (num lembro o restO)
😄
th.hoffmann19/08/2011 17:12
pois é eu ganhei de aniversario de uma amiga. ela é leiga e ñ soube dizer ao certo oq era!!
Alcides Junior19/08/2011 17:41
Pessoal, na página inicial do Atelier do Bonsai, a esquerda tem o link Árvores, lá pode ser sanada muitas dúvidas quanto a espécies de bonsai.
Pelas fotos da sua lá tem o seguinte:

FALSO CIPRESTE ANÃO

NOME COMUM: Tuia anã (errado),Falso cipreste anão (correto), Cipreste Hinoki, Thiabo hiba.
NOME CIENTÍFICO: "Chamaecyparis obtusa nana gracilis"
FAMILIA: Cupressaceae
ORIGEM: Japão.
SOLO Segundo : Giancarlo Giorgi
80% húmus (terra vegetal e 20% areia grossa.
Harry Tomlinson
Usar mistura de terra comum.
CLIMA Segundo Giancarlo: Não expor ao sol de verão
Segundo Tomlinson: Sol direto
REENVAZAR: A cada 2 ou 3 anos no início da Primavera até completar 10 anos, Depois a cada 4 ou 5 anos.
ADUBAÇÃO: De 15 em 15 dias a partir da Primavera.
ÁGUA: Diariamente. Manter a terra sempre úmida
MULTIPLICAÇÃO: Por estacas.
FLORESCE XX
FRUTIFICA XX
PODA: Arrancar com as mãos a parte de cima dos rebentos novos.
fermga19/08/2011 21:19
Conheço ela como cedro nana, e ela tem um crescimento muito lento mesmo na mamadeira
Mcdonald19/08/2011 22:51
Th.hoffman.... O Alcides está corretíssimo... vulgarmente é chamado de Tuia nana... mas na verdade é uma chamaecyparis....

Quanto as intervenções, o indicado ao mecher nesta espécie é somente no inverno, quando está bem frio mesmo e sempre que for mecher na copa não se meche nas raízes, e vice e versa.

É muuuuuuuito temperamental, qualquer coisinha morre.. tome muito cuidado com sua rega pois será fundamental...
Também sou de São Paulo e tinha 3 mudas dessa espécie... Um errinho pequeno (galho podado na primavera) e já perdi uma... agora quando vou mecher é somente em junho e julho aqui na nossa região...
Qualquer coisa é só pedir mais informações...
um abração