Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Q espécie é essa?

IanaMel22/08/2011 17:52
Q espécie é essa?
Gente, queria identificar essa espécie. Ela é uma arvoreta q está em frente a minha faculdade, tem uns 2 metros e meio. Será q ela pega de estaca?

Ela tem essa florzinha laranja e esse frutinho pequeno, visto na foto...
Paulo César Morais22/08/2011 23:13
OI Iana, conheço o nome popular dessa planta, Chapeu de napoleão. pesquisando no Google achei esse link que fala dessa espécie.

Nome Científico: Thevetia peruviana
Sinonímia: Cascabela peruviana, Cascabela thevetia, Cerbera peruviana, Cerbera thevetia, Thevetia linearis, Thevetia neriifolia, Thevetia neriifolia, Thevetia thevetia
Nome Popular: Chapéu-de-napoleão, noz-de-cobra, acaimirim, cerbera, auaí-guaçu
Família: Apocynaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil

http://www.jardineiro.net/br/banco/thevetia_peruviana.php
IanaMel24/08/2011 20:36
Muito obrigada Paula. É ela mesma! Peguei umas estacas dela pra v se pega. Alguem sabe de bonsai dessa espécie?
Paulo César Morais25/08/2011 02:06
eu já tive duas mudas dessa planta, elas crescem rápido e parecem ser bem resistentes, de fácil cultivo. eu não cheguei a fazer bonsai delas porque houve um período que tinha muitas mudas e resolvi me desfazer de várias plantas, aí doei as duas mudas de Chappéu de Napoleão. acredito que de semente é mais fácil fazer mudas, as minhas eu consegui arrancando umas mudinhas que nasceram debaixo de uma árvore grande, procure debaixo dessa que vc conhece e veja se não há mudinhas. se o chão estive macio é só arrancar que pega muito fácil. vai mostrando o resultado das suas estacas no forum.

é bom lembrar que é uma planta tóxica, ter cuidado com o leite que sai dos cortes. abraço.
Filipe Henrique25/08/2011 07:27
IanaMel,
eu tive duas plantas dessa por alguns anos, não consegui resultados muito animadores para bonsai e resolvi plantar no quintal da casa da minha avo. não ramificava bem e alguns galhos secavam apos podar, não tenho muitas dicas alem dessas, Paulo César Morais ja apresentou bem a especie que só fui descobrir o nome agora....

=]

abraços