Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tanuki

Ricardo Paiva13/12/2005 08:21
Tanuki
Olá amigos.
Estou atualizando o trabalho com o Tanuki. Depois de crescer livre, poda de galhos e uma primeira aramação.
O caminho ainda é longo.

Estou postando as fotos de um trabalho que fiz no sábado (10/12/05).
É um Tanuki feito a partir de um Junípro Jacaré e um tronco de buxus.
O tronco foi o que sobrou de um yamadori mal sucedido. A planta tinha uns 20 anos. Fiz um trabalho de limpeza e refinamento.
O vaso escolhido foi um japonês.
Utilizando uma fresa de dremel, fiz o "caminho/berço" para conduzir o tronco do Jacaré.

A planta final ficou com 25cm de altura incluindo o vaso.
Agora é só esperar estabilizar para aramar.

Os componentes:

O caminho do tronco vivo:

Fixando o tronco vivo no morto:

O resultado:

Acredito que em 2 anos será uma belo bonsai.

Abraço
Alexandre S. Coelho13/12/2005 10:04
Oi Ricardo

Belo trabalho de tanuki!!!
As fotos ficaram bem explicativas... parabéns!!!
Illex13/12/2005 13:01
Olá Ricardo,

Depois que se recuperar e receber a primeira aramação e educação, irá ficar mais belo ainda. Belo trabalho. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Elio13/12/2005 14:21
Olá Ricardo !

Belíssimo trabalho ! Meus sinceros parabéns ! Gostei mesmo!
Abraços
jackson13/12/2005 22:32
Aeh, Ricardo,

ficou muito bom,

poste daqui alguns meses.

[]s
Angela Fernandes14/12/2005 00:37
Oi Amigo Ricardo !!!!! 😂 😂 😂

Belíssimo trabalho e vc postou super bem, muito explicativo....

Quero lhe parabenizar pelo trabalho apresentado e agradecer muito por nos brindar com este belo trabalho.

Obrigada

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Ricardo Paiva14/12/2005 07:55
Olá amigos Angela (1º as damas), Elio, Illex, Alexandre e Jackson.
Fico até sem jeito por tantos elogios. Obrigado.
Com certeza postarei fotos daqui algum tempo quando feita aramação.
Quanto as fotos, acho muito importante pois, mesmo sendo um aprendiz, a idéia do forum é de trocarmos conhecimento.
Com elas posso estar esclarecendo dúvidas de alguém e também recebendo dicas de como aperfeiçoar meu trabalho.

Tenho fotos passo-a-passo de praticamente todos os meus trabalhos.

Abraços
Angela Fernandes14/12/2005 23:54
Oi Ricardo !!!! 😂 😂 😂

Gostei muito de seu trabalho e da forma com que você o explicou, acho que assim fica mais fácil para todos. Você me deu uma aula... nunca fiz assim.......

Gostei do adjetivo que me deu, acho que sou realmente a PRIMEIRA... mas, a PRIMEIRA DAS ANCIÃS !!!!!! Até agora estou ganhando de TODAS e de TODOS.............. Vejam as idades reais ..... hehehe

Abraços

Ricardo Paiva15/12/2005 08:23
Olá Angela.
Quem sou eu pra dar aula pra alguém, mas obrigado palas palavras.
Esta técnica é muito versáti: tem gente que usa parafusos (de latão - pois não enferrujam) para fixar a árvore, etc.
Postarei novas fotos quando a árvore se desenvolver mais.

Outra coisa: anciã pode até ser pela sua idade mas pelo seu espírito, mesmo não a conhecendo pessoalmente, percebe-se ser uma jovem cheia de energia.
O que vale é isto.
Veja por exemplo: minha mãe tem 68 anos e parece ter 85 de cabeça e disposição (não trabalha, visita os neto ...). Já minha sócia na empresa, tem 63 anos, trabalha das 8:30 às 18:30, nas festas é a 1ª a chegar e a última a sair, vai pra praia regularmente, anda de bicicleta... Ufa! É impressionante. E o negócio tá no espírito mesmo.

Continue assim.

Abraços
Angela Fernandes15/12/2005 11:23
Oi Ricardo !!!! 😂 😂 😂

Primeiro vamos falar sobre bonsai.
Já ví trabalho igual ao seu utilizando pregos e parafusos, na época eu gostei bastante, cheguei a comentar que julgava eu, ser uma coisa muito "drástica", que deveria ser feita de outra forma, menos grosseira.
Acho que da forma com que você trabalhou ficou mais natural.
Possuo uma bela peça de madeira de tamanho pequeno, que venho fazendo uma boa limpeza tem uns 4 meses. Ainda não tive inspiração, mas tenho esperança de que em breve possa fazer algum trabalho.

Amigo, vitalidade não me falta, minhas atividades são enormes. Tb costumo ser a primeira a chegar nas festividades e a última a sair, isto quando estou só. Qd o marido vai, aí tenho que sair mais cedo.

Meu dia começa por volta das 8:30 e nunca se encerra antes da madrugada, mesmo estando em casa.

Abraços e VIVA AVIDA !!!!