Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra rosa 2 troncos??

Otoniel Santos23/08/2011 21:19
Caliandra rosa 2 troncos??
Galera boa noite!!!!!, comprei uma muda de calindra num viveiro na estrada e tive que cortá-la logo no local pois de tao caneluda não cabia no carro. Preciso de opiniões pois ela já veio com dois troncos.

Uploaded with ImageShack.us
no supertrive junto com umas provávei estacas...

Tiago R23/08/2011 21:20
Gostei. Quero acompanhar.
Renan Leite Gaigher23/08/2011 21:22
Gostei, as raizes dela estão muito boas.... acompanhando
Ricardo Paiva24/08/2011 00:20
Olá Otoniel.
Se minha tirava um dos troncos pois eles tem o mesmo calibre, não ficando bem como tronco duplo que pede troncos de expessuras diferentes.
Outra coisa, eu podaria muito mais baixo do que você deixou, a não ser que você queira uma planta alta. 😄
Dá uma ohada nesta minha caliandra. Não éw be igual a sua mas também tinha um tronco bem próximo da base.

Poda:

Atualmente:

Outras fotos deste trabalho você pode ver no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-3/
Alcides Junior24/08/2011 08:31
Novamente o Ricardo mandando muito bem. Se fosse minha optaria por cortar um deles.
Nikkei 10024/08/2011 09:07
Se optar por dois troncos, terá que deixar um engrossar mais. Como o Ricardo falou, doi troncos não podem ter a mesma espessura. Também podaria ela mais baixo.
Tiago R24/08/2011 10:02
Eu não entendo nada sobre as regras. Mas vejo na natureza dois troncos de mesma espessura, com perfeita harmonia.

Ele tem a possibilidade de engrossar um dos troncos deixando-o o crescer livremente, enquanto reduz o outro e faz um controle.

Ele também pode se inspirar em trabalhos assim:

Ou neste, que é ainda mais belo:

Ricardo Paiva24/08/2011 10:15
Tiago, esse negócio das regras já deu muito pano pra manga aqui no forum.
Eu não gosto de falar em regras, gosto de pensar nelas como orientações e meu post foi a respeito do que eu faria se a planta fosse minha. Inclusive completei minha sugestão dizendo "a não ser que você queira uma planta alta".
Aqui entra muito o gosto de cada um e se a planta passa uma coisa legal pro autor. Eu mesmo tenho um tronco duplo em que os dois troncos tem uma leve diferença de espessura e mesmo assim gosto muito do resultado.
Olha ela aqui:

PS.: Por causa dessa história das regras é que tem muita jabuticaba com cara de pinheiro. 😕
Renato Rodrigues Roehrs24/08/2011 10:37
Otoniel, coloca as estacas em mini estufas que elas vem com certeza.
Não sei se necessário aí na Bahia, mas aqui no sul deu certo.

Abraços.
Tiago R24/08/2011 11:51
Ricardo Paiva escreveu:
Tiago, esse negócio das regras já deu muito pano pra manga aqui no forum.
Eu não gosto de falar em regras, gosto de pensar nelas como orientações e meu post foi a respeito do que eu faria se a planta fosse minha. Inclusive completei minha sugestão dizendo "a não ser que você queira uma planta alta".
Aqui entra ....

Exatamente Ricardo. Sua caliandra é muito bonita e expressa bem o que eu quis dizer.

Eu já vi algumas plantas que seguem nessa proporção na natureza e acho muito bonito.

Mas é o gosto de cada um que faz a diferença. No momento eu estou procurando um material de tronco duplo ou triplo, e isso influenciou a minha opinião. 🙂

Achei a base muito bonita para 'desperdiçar' um tronco.

Ah, aproveitando gostaria que você atualizasse algumas plantas no seu blog. Gostaria de ver como estão.
Ricardo Paiva25/08/2011 00:45
Tiago, estou iniciando a mudança em várias delas.
Aguarde.
SEKI - Elio Luis Secchi26/08/2011 21:57
Cortando um dos troncos ficaria com uma base bem interessante... Se for cortar, retire o da esquerda, nas primeiras fotos pois o tronco da direita tem mais conicidade e um pouco de movimento. Gosto de cada um, mas eu também ficaria com um tronco só.
abraço